segunda-feira, 4 de julho de 2011

Diário do acampamento

 
Não é a impertinência da garoa, ou o frio a unidade dos colchões, a goteira sobre a lona, a comida já fria da quentinha, a distância de casa, o aperto da barraca, a indiferença do governo, a privação de alguns confortos da nossa casa, todos são infortúnios físico o que corta e inquieta o coração são os companheiros que deixam a luta, voltando a sala de aula, como se nada estivesse acontecendo.
Aqui em meus pensamentos e reflexões entendi algumas coisas:
Não a engano maior do que tentar mentir para si mesmo. Não existe cegueira maior que a indiferença que nos leva a olhar e não ver. Assim como há crueldade maior do ser humano que a indiferença.
Não a solidão maior que o egoísmo do egocentrismo que nasce com a vaidade.
Quanto maior o nosso conhecimento e nossa compreensão de mundo, maior é nossa responsabilidade com a sociedade.
Não a morte mais cruel que a da alma, da capacidade de sonhar, da fé, enquanto o corpo persiste em sobreviver preso ao cotidiano do trabalho.
As palavras podem ser usadas para distorcer a realidade, mas não são capazes de se transmigrar em verdade, ou seja, não podemos aceitar meias verdades.
Não a alerta maior que a tristeza que nos consome como ferrugem.
Compreendemos melhor a verdade melhor quando fechamos os olhos e refletimos sobre as coisas do mundo.
O maior dilema humano não está necessariamente na incontestabilidade da morte, mas na forma de viver.
Não existe contrato mais importante que ser feliz.
Para se falar precisa-se de um motivo, para ouvir de respeito, para mentir de um interesse, para liderar de responsabilidade, mas para amar é preciso deixar a razão adormecer.
 Não tem direito a fazer exigências quem não se pré-dispor a fazer concessões na sua individualidade.
Desperdiçar tempo é discutir os problemas, ocupar o tempo é planejar, mas é a ação que se eterniza.
Na luta revelam-se lideres e as capacidades dos comprometidos, mas também se evidenciam as fraquezas dos covardes.
O que mais importante aprendi é que a boa educação é aquela capaz de fazer o individuo passar do discurso a ação.
Se tiver de guardar alguma tristeza será daquilo que não fiz por medo.
Pode não haver só uma verdade, fato que permite co-existirem várias opiniões, mas só existe uma maioria.



Sandra Zawaski
Professora

5 comentários:

  1. Vejam este video de 2007 feito no IEE
    Espalhem este vídeo que mostra o pai que está aparecendo na mídia agora como participante de uma "comissão de pais".

    Este vídeo foi feito em 2007. O referido pai diz ao aluno que o mesmo será bandido em três anos e espera que ela vá para cadeia!!

    É esse o tipo de pai que a mídia coloca?

    Lembrando que em 2008 o mesmo se lançou candidato a vereador por Florianópolis.

    Acredito que o mesmo agora quer sair candidato novamente. E suas intenções são meramente voltadas para a política.

    Este é link para o vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=_lVXdPigZIo&feature=related

    Vejam e analisem.

    ResponderExcluir
  2. Aos acampados sob condições plenamente inadequadas em favor de todos os professores da rede estadual de SC, muito obrigada! Vocês fazem a diferença nesta hora. Aos companheiros que estão voltando ou pensam em voltar para a sala, repensem esta atitude. Será que a luta já terminou. Assim? Sem nada? Somos formadores de opinião, somos responsáveis pelas crianças que formarão a sociedade de amanhã e temos nossa parcela de contribuição e muito grande. Vamos participar da assembleia e mostrar que o professor de hoje mudou. Está mais crítico, mais posicionado e não se permite ser ludibriado. Quando nós desistirmos a sociedade estará perdida.

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas:
    1º- Se esse governo fosse honesto, no primeiro mês de governo já deveria ter conversado com os representantes do magistério.
    2º- O que ocorreu hoje foi negociar regência e hora atividade, DIREITOS INEGOCIÁVEIS, pois são direitos adquiridos há muitos anos. O encontro foi desfocado que é o PISO SALARIAL NA CARREIRA.
    3º- Se o governo protelou até agora, vocês acreditam que haverá grupo de trabalho? E Para quê? Se o governo já perdeu em 02 investidas contra a Lei Federal (acreditam em papai noel)?
    4º- A greve, último recurso, já que nessas últimas semanas recusou-se a conversar com a categoria, é pela LEI DE APLICAÇÃO DO PISO NACIONAL NA CARREIRA, e não outras misérias aquinhoadas ao longo dos anos com muita luta e dignidade pelos professores.
    5º- De acordo com a metáfora do jardim, o governo é a erva daninha que tenta sufocar as flores que florescem (professores e alunos com motivação ímpar).
    6º- Não adianta o governo querer parcelar misérias que não aceitaremos nas Assembléias Regionais e Estadual.
    7º- Os colegas que não conseguem combater o bom combate, pensem que legado deixarão às próximas gerações incluindo as proles de alguns deles?
    8º- Nós ultrapassamos as fronteiras da luta pelo Piso Nacional e outras solicitações, mostrando à sociedade catarinense para onde estavam sendo DESVIADOS RECURSOS DIRETOS PARA A EDUCAÇÃO em nosso estado.
    Se as leis funcionam neste estado e neste país, o governo atual deve receber intervenção federal, já que as contas do governo anterior não são recomendadas sua aprovação pelo TCE. Algo de muito ilícito ocorre nas contas do governo estadual envolvendo a "plêiade" do executivo, legislativo e judiciário!!!!! Quem pode agir honestamente para se redimir e dar o bom exemplo?
    O povo ordeiro e labutador catarinense (classe do magistério) não pode ser alcunhado de salafrário!!!!
    9º- Já observaram que o governo empurra com a barriga para tirar proveito das discussões entre nós tentando enfraquecer o movimento? Vocês lembram dos "CARAS PINTADAS"? A maioria de nós é dessa época. Onde estão ficando a garra, disposição, politização, conhecimento de causa, e sabemos onde está o dinheiro surrupiados da classe!?
    10º- Se nós iniciamos uma luta com um objetivo claro e coerente (que as leis sejam respeitadas, e cumpridas!), o porquê de recuarmos agora? Porque jamais haverá reaglutinação e "ficarmos em estado de greve", isto não existe na prática.
    11º- Mesmo com a máquina e a mídia na mão (isto pode ser interpretado como improbidade administrativa), o povo catarinense sabe que há recursos. O governo não os paga por intransigência ("dê o poder a um homem e lhe direi quem é"), inconsequência, inoperosidade, habilidade, humildade e acima de tudo honestidade.
    Quem deve tentar ludibriar, de novo, o povo catarinense, é o sr. Colombo e comitiva....!
    12º- Nós repomos os dias paralisados, desde que nos pague o que lhe é devido por Lei.
    13º-A culpa insofismável da inviabilidade do ano letivo está NAS MÃOS DO GOVERNO. Este (des)governo é muito capcioso, além de coagir professores pelos seu gerentes e diretores a retornarem ao trabalho desmoralizados.
    14º-E por último.... COMANDO DE GREVE, não retornaremos se não forem aceitas nossas propostas, afinal a implantação do Piso Nacional já foi esticado para 10 meses... é o extremo do máximo que podemos fazer.
    Não adianta nos chamar para a Assembléia Estadual, nestes termos do governo, que o referendo certamente será NÃO.
    - Cara amiga Alvete, como proposto é bom que a colega como nossa representante, poste uma opinião sem oferecer julgamento de juízo, pois a Assembléia é soberana em suas deliberações. Haveria muitas colocações, mas pauto-me no referendado na última Assembléia, com pontos isolados passíveis de serem discutidos.
    Força, estamos aqui para deliberar com o mundo das ideias e não no troglodismo assumido por este governo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não HÁ...

    E emendo: não há raiva maior do que saber que os 'cansadinhos' que estão voltando, os que nem sequer entraram, vão ganhar o pouco que se conseguir...O governo sabe onde apertar, sabe das fragilidades da categoria, das divisões. Vai ver se ele mexe com eletricitários! Sabe da rebordosa que pode levar...

    Foram 3 anos anunciando que uma greve forte se desenhava porque quem teve coragem de entrar com a ADin questionando o piso, CONSEGUIU UMA LIMINAR PARA O NÃO PAGAMENTO enqto rolava a ação, sem pressa porque os julgadores ganham bem e o deles está no bolso sempre, não iria aceitar e pagar mesmo perdendo como perdeu.

    Não há desânimo maior do que saber que agora a Justiça não nos socorre. Não vai obrigar o governo a cumprir a lei e a sentença que ela mesma emitiu. Joga pra a esfera da 'negociação' e esta nunca é desfavorável ao lado negociador que tem a chave do cofre...Em nome da governabilidade sempre a Justiça dará razão ao governo. Foi assim no confisco do Collor, é assim nos casos de precatórios qdo se recusa a mandar bloquear bens e arrecadações de municípios, estados e União para garantir pagamentos aos credores em cada esfera( maioria já mortos ou perto de...), no estilo 'devo não nego, fui condenado, mas pago qdo puder e quiser'...

    Houve um tempo em que professores ganhavam como desembargadores, como magistrados. Em que ponto da novela e do caminho eles foram subindo e nós descendo ou ficando parados? Eles subiram pq eles decidem, era e é interesse do Executivo alimentar bem as mãos e bocas dos magistrados para que decidam em favor do EXecutivo. Nas raras vezes que esse perde, o Judiciário nunca tem meios de fazer cumprir, não morde a mão que o alimenta...
    Greve de professor não dá queda de produção, de ICMS, etc. Greve na Saúde mata, como já matou em SC. Greve de motoristas atrapalha empresários, mexe no lucro, dos donos da empresas e do comércio etc. Nós não...Greve de professores dá lucro ao EStado. Paulo Afonso dizia isso enqto tomava café da manhã na Agronômica: não ligava para greve porque dizia "economizamos um monte com água e luz, fora os descontos".

    Não vejo o apoio que dizem a Alesc está dando ao movimento. Se encolheram depois do auê da discussão do Fundeb, nunca vi deputado reduzir salários ou verbas disso e daquilo. Estão, alguns, jogando pra 'galera', de olho em votos futuros...Não contem com o meu.

    Um dia um candidato a vereador andou na minha escola pedindo voto, dando santinho. Diante da minha cara de paisagem e nojo ousou perguntar se eu tinha candidato. Se pergutou era porque queria ouvir a resposta e ela veio numa pergunta que não soube responder, nenhum sabe nunca, mas está sempre pronta:" me dê uma boa razão para eu votar em vc, para vc ganhar 10, 15, 20 vezes mais do que eu e ainda votar coisas contra mim, tirar meus direitos?". Nunca mais voltam a pedir porque sabem que não uso a cabeça só para separar as orelhas, a da direita e a da esquerda...

    Lia/fpolis
    As passeatas pelo piso, caso haja volta às escolas sem 99,99% doque pedimos, devem continuar mas como passeatas pelo impedimento do governador. Nem que sejam feitas nos finais de semana, após as aulas. Sem cortes de salários é de supor que haja participação sem sustos, medos e contas atradas. Ou não? ficariam todos mocozados roendo o pouco milho que recebem?

    ResponderExcluir
  5. contas atrasadas*

    Lia/fpolis

    ResponderExcluir