sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SINTE/SC participa do 3° Seminário de Comunicação da CNTE

Dirigentes e Jornalistas de vários sindicatos do país, estiveram presentes na 3ª edição do Seminário de Comunicacão da CNTE  em Brasília. O tema esse ano aborda as novas tecnologias da informação e a utilização das redes sociais para melhorar a comunicação entre entidades e filiados.

Na primeira palestra, com Rosane Bertotti, Secretária de Comunicação da CUT, a fala foi sobre a importância da democratização da informação, o direito de todos ao acesso aos mais diversos tipos e meios de comunicação. A liberdade de imprensa e de expressão também foi assunto debatido por Rosane, que destacou a proibição prevista na Constituição Federal, do monopólio da comunicação, que não é respeitada no Brasil. Além disso, o Código Brasileiro de Comunicação é utrapassado, de 1962, e deve ser regulamentado. Ela citou grandes emissoras que detém o poder da informação, ao contrário de rádios e tevês  comunitárias que não conseguem espaço, nem tão pouco são liberadas as concessões públicas para que elas possam transmitir.

O segundo palestrante foi o Jornalista Leonardo Severo, Assessor de Comunicação da CUT. Ele abordou a comunicação como estratégia na disputa em torno da agenda politico-sindical.

As novas tecnologias da informação e comunicação - possibilidades e limites, foi o tema colocado pelo Sociólogo Alex Capuano. Ele destacou o grande crescimento das redes sociais, e destacou que hoje em dia a imprensa não sobrevive sem o meio digital. O compartilhamento das informações via rede mundial de computadores se tornou essencial.

A Professora de História e Blogueira Maria Frô, afirmou que a utilização da internet para publicações possibilita a todos a criação de conteúdo, estes que podem ser produzidos não somente com equipamentos profissionais, mas com pequenas câmeras, celulares, tablets. Fotos, vídeos e textos que com criatividade, humor e boas informações rapidamente se espalham, atingindo o objetivo de alcançar o público alvo e chegam ainda muito mais longe. "A gente precisa ocupar espaço na mídia, e a internet oferece isso. Falar para fora, sobre as nossas lutas, legitimá-las, mostrar dados concretos sobre a situação da educação no país", disse Frô.

Durante o evento cada Sindicato apresentou o que estavam realizando em termos de comunicação em seus estados e municípios, e a ampliação da comunicação via redes sociais, blogs, email, rádios e TVs Web, sem dúvida, aparecem como grande destaque em todos os sindicatos. A troca de experiências entre os participantes foi a melhor parte do seminário, estes que no último dia foram dividos em grupos e criaram um blog, contas nas redes sociais, produziram textos, fotos e vídeos com todas as informações sobre o Seminário.

Palestrantes e Jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa nos sindicatos, destacaram que o investimento no setor é imprescindível para melhorar o diálogo com a categoria e sociedade.

Conheçam o trabalho realizado pelos participantes do Seminário.