segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO VISITA FEIRA DE CIÊNCIAS E ESCOLAS EM LAGUNA

Nesta quinta feira dia 23/08, o Secretário Estadual de Educação Eduardo Deschamps, visitou a feira de ciências regional e algumas escolas no município de Laguna. Entre elas a EEB Ana Gondin, no bairro Magalhães. Esta visita rendeu aquilo que nós conhecemos a muito, só que com outros protagonistas.

O mesmo assinou a ordem de abertura de licitação para reforma completa da unidade escolar, mas com o detalhe que os recursos viriam do FUNDEB. Portanto se esta escola for reformada será somente em 2014, pois para 2013 o orçamento já esta fechado.

Como noticiamos em outras vezes, a escola de campos verdes em Jaguaruna, ainda espera pela sua construção há mais de três anos. E o então Secretário Marco Tebaldi também visitou a escola a bem mais de um ano, prometeu que em noventa dias começariam a construção da nova escola, só que ate agora nada.

É certo que sem a organização comunitária e a pressão constante nos órgãos competentes e seus representantes, com ações muitas vezes radicais, esta será somente mais uma promessa em época de eleições. 

Duas situações me deixaram perplexo, a primeira foi o comentário do Gerente Regional de Educação, o Sr. Sandro na abertura da referida feira, Que “O professor em Laguna trabalha feliz”. A segunda foi o fato dos professores do EEB Ana Gondin, que trabalham em uma escola em precárias condições como mostram as fotos em anexo ter banda de música, dança e apresentação musical para esperar o Sr. Secretário, que chegou com duas horas de atraso. O que fez com que não tivesse aulas na segunda metade da manhã. E ao mesmo tempo, as crianças foram impedidas de deixar a escola após o término do horário, pois tinham que esperar a visita. Depois de muito bate boca na porta de saída, permitiram que as mesmas pudessem sair para suas casas depois de uma manhã sem aulas.

A auto-estima das crianças se eleva com atitudes que venham mostrar que vale a pena lutar pelos seus direitos, e que a organização comunitária faz com que os Prefeitos, Secretários e Governadores cumpram o direito constitucional, que é escola de qualidade e gratuita e não com bajulações para pessoas que não fazem mais que as suas obrigações.

Torno minhas a palavras da Vice Coordenadora do SINTE-SC a professora Janete, onde a mesma diz que “a escola pública deve ser o melhor lugar para as crianças passarem os seus dias, um lugar atrativo, onde não se busque só o conhecimento, mas que este conhecimento lhe proporcione uma possibilidade de vida bem do que esta possui hoje”. 

Temos que ter escolas públicas capazes de formar jovens cidadãos que possam competir em igualdade de condições com qualquer outra. O Estado tem que garantir profissionais bem qualificados com formação continuada e remunerados, com condições de trabalho. A fim de exercerem com a maior satisfação possível o seu trabalho.

Marcelo Speck da Rosa
Secretario Adj. de Org. do Sul.

Vejam as fotos:

Professores da educação básica poderão aperfeiçoar língua inglesa na Universidade de Londres

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de setembro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de abrir novo edital do programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (Teaching of English as a Foreign Language), realizado em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE).

O programa busca valorizar o magistério da rede pública e melhorar a qualidade da educação básica brasileira, capacitando os docentes de língua inglesa, vinculados à rede pública de educação básica, por meio de sua participação em programa de aperfeiçoamento em didática da língua inglesa no IOE.

A iniciativa tem como objetivo promover a integração e a cooperação educacional, cultural e científica entre países parceiros, visando a atender às políticas de governo que têm como foco a qualidade da formação de educadores que atuam na educação básica; oferecer uma
experiência in-loco em história e cultura inglesa para que isso se torne parte do currículo do ensino de inglês; e estimular parcerias com professores ingleses visando à interação on line entre os professores dos dois países.

Confira a íntegra do edital no link:
http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5712-programa-ensino-de-ingles-como-uma-lingua-estrangeira

(Ascom da Capes)