sexta-feira, 3 de junho de 2011

Contraproposta do SINTE/SC

Of. Expedido nº 081/2011 Florianópolis, 03 de Junho de 2011

Exmo. Senhor
Marco Antonio Tebaldi
Secretario de Estado da Educação
Nesta

Conforme audiência realizada nesta quinta com o Exmo Sr. Governador do Estado Raimundo Colombo, o Vice Governador Eduardo Pinho Moreira, o Secretario de Comunicação Derly Anunciação, o Secretario de Educação Marco Tebaldi, o Secretario Adjunto de Educação Eduardo Deschamps, onde foi acordado a apresentação de uma contraproposta a ser entregue no dia de hoje.

Em conformidade com o acima exposto, vimos por meio deste encaminhar nossa contraproposta, de acordo com a deliberação da reunião do comando de greve estadual:
a) - Cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional da seguinte forma:
· Manutenção de todas as gratificações constantes na carreira do Magistério;
· A incorporação dos Prêmios: educar, jubilar e assiduidade em percentual e de imediato.
b) - Anistia das faltas da greve de 2008 e todas as outras mobilizações a partir de 2007.
c) - Revisão do Decreto 3.593/2010, que trata da Progressão funcional.
d) - Abono das faltas, mediante a reposição das aulas, respeitando a autonomia da comunidade escolar na definição do calendário.

Formação de um grupo de trabalho entre Governo e Sinte para, a partir da segunda quinzena de junho, com prazo de 60 dias:
a) - Chegar ao valor do Piso Nacional na carreira, de forma gradativa, de abril até novembro/2011, de acordo com a tabela salarial vigente;
b) - Realização do concurso de ingresso no segundo semestre de 2011, com prazo máximo de realização das provas até outubro de 2011, para suprir as vagas excedentes e considerando o aumento da jornada da hora atividade para 1/3.
c) - A partir do início do ano letivo de 2012, cumprimento integral da jornada de 1/3 da hora atividade, para todos os professores.
d) - Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).
e) - Equiparação do valor do vale alimentação com o pago pela UDESC.
f) - Demais pontos da pauta de reivindicação do SINTE/SC, conforme já apresentados para o Secretário de Educação;

Solicitamos o agendamento de uma nova audiência no dia 06/06/2011 (segunda feira) para que possamos dar continuidade ao processo de negociação.

Certos de contarmos com Vossa costumeira atenção, subscrevemo-nos cordialmente

 Comando Estadual de greve.

Curitibanos realiza hoje caminhada com velas acesas e presença de pais e alunos

Em Curitibanos, a greve do magistério está forte: 310 professores parados e cerca de 8 mil alunos sem aula.
Os professores realizam, diariamente, visitas nos bairros e passam de casa em casa entregando comunicado aos pais sobre os motivos da greve do magistério.
Hoje, sexta-feira, 3, às 18h30, os professores se reunirão na frente da prefeitura com pais e alunos para uma grande caminhada, com velas acesas, até a Igreja Matriz.

Greve dos professores em SC

PROFESSOR A 20 ANOS ESTE HOMEM SE DIZ CANSADO DAS HUMILHAÇÕES SENDO QUE ESSA FOI A GOTA D'ÁGUA. RESOLVEU QUEIMAR SEU DIPLOMA ORIGINAL.

QUE TAL GOVERNADOR?

ENQUANTO QUEIMAVA ELE LAMENTAVA EM TOM DE DESABAFO, QUASE CHORANDO PELO TEMPO PERDIDO, ELE PEDIU DESCULPAS A SUA FAMÍLIA ENQUANTO QUEIMAVA. "ISSO AQUI ME DÓI".

NENHUM POLÍTICO ELEITO DE FRAIBURGO ESTÁ APOIANDO O MOVIMENTO. CADÊ O PREFEITO? VICE? OU UM VEREADOR QUE SEJA? PREFEREM FICAR CALADINHOS NO QUENTINHO DE SUAS CASAS.

RECLAMAM OS PROFESSORES: "ANO QUE VEM TÊM ELEIÇÕES" DIZEM ELES.

SERÁ QUE NADA COMOVERÁ O GOVERNADOR?
O ENTERRO SIMBÓLICO DA EDUCAÇÃO EM FRAIBURGO

A REVOLTA CONTRA O GOVERNADOR ERA GRANDE. A FOTO DENUNCIA O QUE FALO.
PROFESSOR, NA RUA, GOVERNO A CULPA É SUA!

AO FINAL QUEIMARAM AS CÓPIAS DOS SEUS RESPECTIVOS DIPLOMAS, POIS PELO QUE PERCEBEM, NÃO VALEM MAIS NADA.

Piso: Governo de SC apostou no esvaziamento do debate

Colega professor(a),

A Lei nº 11.738/08, que institui o piso nacional salarial dos profissionais do magistério da educação básica é, com certeza, a maior conquista da educação brasileira. Com ele, conquistamos um piso inicial de carreira, adequação aos planos de carreira e remuneração, valorização do magistério e limite em atividades docentes com carga horária de, no máximo, 2/3 em sala de aula. Portanto, uma luta histórica que resultou na conquista de uma lei aprovada pelos congressistas de diferentes partidos.

Em SC, desde 2008, quando a lei foi aprovada, várias ações do SINTE e de parlamentares buscaram garantir este pagamento. A própria bancada do PT aprovou na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2009, a inclusão de emenda para que já em 2009 o piso fosse pago. Mas nada aconteceu neste sentido, ao contrário, o governo fez a opção de questionar a legalidade da lei recorrendo ao STF(Supremo Tribunal Federal).

A lei 11.738/08 foi julgada pela corte brasileira e declarada sua constitucionalidade.

O governo do estado de lá prá cá, apostou no esvaziamento do debate e no enfraquecimento da luta. O ponto mais cruel deu-se com o envio da Medida Provisória 188/11 à ALESC, na última terça-feira (24).

Esta MP ”representa um verdadeiro castigo à carreira do Magistério” pois, acaba com a carreira dos profissionais da educação! Um professor que estudou, se capacitou, se aperfeiçoou e dedicou-se na construção de uma carreira, chegará ao final da sua vida profissional ganhando praticamente o mesmo valor de quando iniciou.

Convido vocês acessarem o meu site – www.lucianecarminatti.com.br e analisarem as tabelas que lá estão; a da lei do piso e a da MP que castiga o professor assim como minha manifestação na tribuna e gravada em vídeo.

Tenho dito que há recursos para o pagamento do piso na tabela (na carreira). Veja que será necessário apenas um acréscimo de 3,15% na folha de pagamento para a implantação total do piso na carreira. A LRF(Lei de Responsabilidade Fiscal) prevê ainda um limite de 46,55% na faixa prudencial e 49% no limite legal. Ou seja, não atingiríamos sequer o primeiro limite.


Temos ainda o repasse indevido de recursos aos poderes(TJ,TCE,MP e ALESC), que totalizam neste ano 265 milhões de reais. Isto é, se precisamos de 460 milhões para pagar a integralidade do piso, já teríamos 60% dos recursos. Por isso, apresentei na quinta-feira PL 189/11 que “traz de volta para o FUNDEB o que é dinheiro da educação”. Dinheiro da educação tem que ser aplicado na educação.

Como educadora, sei o que significa este momento para a categoria. Contem comigo.

Estamos juntos nesta luta! A vitória será dos que sonham, lutam e acreditam na educação!

Contem sempre com meu apoio.

Um grande abraço, professora

Luciane Carminatti

Deputada Estadual