quinta-feira, 29 de março de 2012

IMPOSTO SINDICAL 2012

O Imposto Sindical, desconto efetuado no contracheque dos trabalhadores é uma arbitrariedade e não tem o aval do SINTE/SC. O Sindicato trabalha com a filiação de caráter voluntário e democrático por entender que sindicalização é opção dos/as trabalhadores/as.

O Imposto Sindical é uma herança do sistema criado pelo Governo do presidente Getúlio Vargas, sob a orientação do Ministério do Trabalho. Esta prática antiga foi estabelecida para a iniciativa privada e em 2009, estendida ao serviço público após a revisão da lei trabalhista.

O SINTE/SC, através de seu departamento jurídico, entrou com um pedido judicial em 2009 para que a cobrança do Imposto Sindical não fosse efetuada, mas não obteve êxito por ser de âmbito federal. Em virtude disto o Sindicato fez outro pedido judicial solicitando que os valores do Imposto Sindical de 2009/ 2010 e 2011 fossem repassados à entidade.

Por acordo judicial, os valores do Imposto Sindical foram repassados à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) que não representa a categoria do magistério público estadual de Santa Catarina.

É de responsabilidade do Governo Estadual promover o desconto do Imposto Sindical da folha dos servidores; é dele também a responsabilidade de distribuir esses valores conforme determina a lei.

Após longa batalha e constantes negociações com os Governos Federal e Estadual, no final de 2011 o SINTE recebeu parte da devolução dos anos de 2009, 2010 e 2011.

Cumprindo a decisão do IX Congresso Estadual do SINTE/SC, realizado em junho de 2009, no município Chapecó, os valores serão devolvidos aos filiados da época e deverá ser feito mediante solicitação do/da filiado/da através de formulário específico para este fim.

O repasse recebido pelo SINTE/SC corresponde a 60% do valor descontado dos/as trabalhadores/as e este será, portanto o percentual a ser repassado aos filiados da época que solicitarem a devolução.

O SINTE estará enviando pelo correio, as informações sobre os procedimentos aos associados.
Florianópolis, 25 de março de 2011

Diretoria Executiva do SINTE/SC

Conselho fiscal do SINTE se reúne para auditar contas

À tarde de hoje foi de muito trabalho para os membros do conselho fiscal do SINTE SC. Eles foram convocados para examinar e apresentar parecer sobre prestação de contas da executiva,coordenações regionais e municipais do SINTE. A auditoria vai analisar as movimentações financeiras no período de julho 2010 a dezembro de 2011.

Estavam presentes as conselheiras Ana Julcili Pazini e Cristiane Fogaça, orientadas pelos profissionais administrativos do SINTE Jorge Luiz da Rosa, assessor financeiro e responsável pelas contas da executiva e por Cláudia Regina do Nascimento, contadora responsável pelas regionais.

De acordo com Sandro Cifuentes Diretor Financeiro do SINTE, após a análise de todas as contas, os resultados da auditoria serão repassados ao conselho deliberativo da entidade que deverá dar o parecer final.

Graciela Fell – Jornalista
Assessora de Imprensa SINTE
9178-9026 (Vivo)
9953-6364 (Tim)