segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Violência nas escolas amedronta comunidade escolar no oeste Catarinense

Não é de hoje que professores em todo o Estado, pedem socorro ao poder público para melhorar a segurança dentro das escolas. Em muitas delas, a violência chega ao extremo, culminando com a morte de alguém. Nesse caso, a morte foi um jovem aluno da EEB Zélia Scharf, que foi brutalmente assassinado na saída escola, por um aluno da EEB Lara Ribas, ambas na cidade de Chapecó.

Segundo Alda Zuffo, do SINTE da região, são muitas as reclamações por parte dos profissionais da educação, que sofrem com agressões físicas e verbais, são obrigados a apartar brigas de alunos e convivem diariamente com o medo. Atos de vandalismo, roubos e invasão nas escolas de dia e de noite também são comuns. Por isso, a urgente necessidade da instalação de câmeras de segurança e a contratação de vigias pelo Estado, quem sabe assim, os atos de violência possam ser coibidos ou pelo menos minimizados.

Contudo, apesar de vários pedidos das escolas, inclusive com abaixo assinado dos pais, como foi o caso de Caçador, onde um professor foi ferido com uma barra de ferro, o Estado afirma não poder ajudar, alegando o corte de despesas. Sendo assim, toda a comunidade escolar se sente abandonada pelo poder público.


Leia no Boletim de Ocorrência da PM o grau de violência e premeditação da morte do estudante

Homicídio no Presidente Médici

Às 22h39 de quinta-feira(16/08), o Corpo de Bombeiros de Chapecó atendeu ocorrência na rua Borges deMedeiros, bairro Presidente Médici, em Chapecó, logo após término das aulas, na Escola de Educação Básica Zélia Scharf.

Atendido Ronaldo Djonathan Casagrande, de 16 anos, vítima de disparos por arma de fogo. O homicídio aconteceu, meia quadra da EEB Zélia Scharf. A vítima foi atingida por três disparos, sendo na cabeça, no ombro e no quadril. Realizada avaliação e constatada ausência total dos sinais vitais. Após, o corpo foi deixado a cargo da polícia local para levantamento do IGP que submeteu-o à necrópsia.

Segundo populares, que presenciaram o fato, o autor seria um adolescente de 15 anos que residiria no bairro Pinheirinho. Guarnições da polícia local foram até o endereço onde ele foi localizado no forro da residência. Ele foi apreendido, e após relatou que havia alugado a arma utilizada no homicídio de outro adolescente de 16 anos, por R$ 300,00. O fato também foi confirmado por populares. Após ter confessado que alugou a arma, o próprio adolescente relatou também ter ido até o local dos fatos, em frente à EEB ZéliaScarf, e, de posse da arma utilizada, um revólver calibre 38, ele avistou a vítima, na frente do colégio, então telefonou para o autor do homicídio, informando que a vítima estava no local. O autor pagou 10,00 reais para outra pessoa o levar até o local de moto Yamaha XTZ branca, e seria um homem de 19 anos, que está em liberdade provisória.

Chegando no local o autor pegou a arma do adolescente que a levou até lá e quando a vítima passou ele efetuou três disparos e fugiu novamente com a moto e escondeu-se no forro de sua residência onde foi apreendido pela polícia. Quanto à arma, foram feitas buscas na casa do autor e do suposto proprietário da arma, porém até o fechamento desse relatório não foi encontrada. O fato, a principio,  se deu devido a um desentendimento ocorrido no último dia 11, onde a vítima supostamente teria ameaçado o autor de morte, inclusive utilizando uma arma. A vítima possuía uma passagem pela polícia em 2011, quando foi conduzido até a delegacia por se envolver em briga com outros 04 adolescentes.

Informações PM