quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Teto desaba durante aula

A aula do 2º ano do ensino médio acontecia normalmente, na manhã de terça-feira, na Escola de Educação Básica Henrique Stodieck, no Centro da Capital, quando um susto paralisou as atividades.

Parte do forro da sala desabou, deixando cair pedaços de concreto e pedras. Segundo alunos, um pedaço caiu muito perto da professora.

– Foi por pouco, bem pertinho mesmo – disse uma aluna à RBS TV.

Uma funcionária, que preferiu não se identificar, afirmou que a causa do incidente foi o material deixado sobre o forro na última reforma, em 2006. A situação é semelhante no auditório e na biblioteca, que tem goteiras.

Mas a maior reclamação é sobre a quadra de esportes, que não é coberta, e os alunos ficam sem Educação Física quando chove.

– A escola vai fazer 100 anos em breve. O mínimo que poderia ser feito é a cobertura deste espaço – disse a funcionária.

O gerente de infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, engenheiro José Lino Capistrano, afirmou que os reparos emergenciais na sala de aula devem ser feitos ainda hoje. O forro pode ser substituído, já que foi constatado que a estrutura é frágil.

Municipalização do ensino provoca debate em Tubarão


TUBARÃO – Professores da rede estadual devem iniciar nos próximos dias uma campanha contra a municipalização do ensino fundamental. No início da noite de ontem o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) de Tubarão realizou uma assembleia geral para discutir o assunto. Nesta semana, o secretário de Educação, Felipe Felisbino, confirmou a intenção de Tubarão, já no próximo ano, receber 14 escolas do Estado, como o DS divulgou com exclusividade.

Leia a reportagem completa do jornal Diário do Sul, nos links, http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=3872,

Secretário de Educação do município ficou surpreso com mobilização, http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=3873

SINTE/SC solicita audiência com a SED: calendário escolar, prorrogação de contratos e Edital dos ACTs serão discutidos

O SINTE/SC encaminhou ofício à SED, solicitando audiência com o secretário Marco Tebaldi para tratar sobre:
- prorrogação dos contratos dos trabalhadores dos CEJAs e CEDUPs;
- discutir o calendário escolar de 2011 (reposição das aulas em dias, horas e conteúdos pelos grevistas e não grevistas, conforme acordo feito no dia 19 de julho/2011;
- discutir os problemas relacionados ao não pagamento das folhas de junho e julho e a situação dos professores temporários cujos contratos encerraram durante a greve;
- edital do processo seletivo para contratação de ACTs 2012;
- publicação da revisão do decreto 3593/2010 que trata da progressão funcional e envio à ALESC do projeto de lei com anistia das faltas da greve de 2008 e paralisações a partir de 2007; e demais situações pertinentes à reposição das aulas.
 
A SED ainda não deu retorno ao ofício, mas a audiência deve ocorrer na 2ª ou 3ª feira da próxima semana.