quarta-feira, 6 de junho de 2012

SINTE e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa visitam escolas em Chapecó


Precariedade e abandono são comuns nas escolas do Estado

A Coordenadora Estadual do SINTE SC, Alvete Bedin e o Coordenador do SINTE Regional de Chapecó Cleber Ceccon, junto a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, liderada pela Deputada Luciana Carminatti e a Gerente de Educação Ana Vedana, visitaram duas escolas em estado precário na cidade de Chapecó, são elas o EEB Lara Ribas e EEB São Francisco.

Na Escola Lara Ribas a situação é de descaso, isso porque, as obras de ampliação e reforma que iniciaram em janeiro desse ano, e tinha prazo para finalização até dezembro de 2012, está há dois meses abandonada. A direção da escola afirma desconhecer o motivo da obra estar parada, mas, informações sem fontes precisas, declaram que o abandono da obra se deve a falta de pagamento do Governo a empreiteira responsável pela mesma. Então, é certo afirmar que o prazo de conclusão e entrega da escola, reformada, para os alunos e professores não será cumprido.

De acordo com Alvete, a escola sofre com infiltrações, goteiras, rachaduras, graves problemas na rede elétrica, além do perigo eminente de desmoronamento de uma sala de aula, visto que, no início das obras a região foi escavada, porém, não houve continuidade nos trabalhos. Frente aos fatos, os alunos correm risco de vida no exercício do seu direito a educação. Sem falar nos professores que não possuem condições mínimas de trabalho.

Cleber destaca ainda, a necessária da construção de uma cobertura que vá da lateral da escola, até a quadra de esportes, porque cada vez que chove, os alunos tomam um banho para poder chegar a aula de educação física.

Já na Escola São Francisco, as reformas que deveriam dar outra cara ao educandário se transformaram num problema. Segundo a direção, assim como antes das obras, as infiltrações, goteiras e a falta de espaço físico continuam atrapalhando o bom andamento dos trabalhos no local. Sendo assim, o questionamento parte da falta de qualidade dos materiais e nos serviços utilizados nestas obras. Para os representantes do SINTE esses materiais são de 3ª linha e não contemplam as necessidades da escola, devendo assim, serem revistas às licitações e as empresas contratadas para tais serviços.

Outra grave situação vista em muitas escolas de Chapecó é a falta de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, a maioria das escolas visitadas não possui rampa de acesso, e as que possuem, estão muito mal feitas e trazem riscos para quem necessita utiliza-las.

O SINTE reafirma que esses tipos de situações apontadas nas escolas citadas, infelizmente são comuns em todo o estado, e destaca a luta do sindicato por melhores condições de trabalho para a categoria, bem como, uma educação de qualidade para os alunos. Pois escolas com alto grau de precariedade não oferecem condições mínimas de convivência, trabalho e estudos.

O SINTE exige que o Governo assuma o compromisso de atender as necessidades das escolas em Santa Catarina, e que garanta ainda, a liberação de verbas para a continuidade das construções e reformas que estão paralisadas em algumas escolas.

O SINTE SC pede para que todas as regionais façam o mapeamento das escolas com problemas, com informações precisas sobre cada situação, e que nos envie também as fotos, dessa maneira o sindicato vai publica-las e divulga-las, para que toda a sociedade possa saber a verdade da educação no Estado.

ASSESSORIA IMPRENSA SINTE – SC
9178-9026

Fotos: Solon Soares - Assembleia Legislativa











Denúncia contra GERED de Palmitos

A GERED DE PALMITOS NÃO ESTÁ PERMITINDO REPOSIÇÃO DOS PROFESSORES GREVISTAS, NEM NO CONTRATURNO, NEM NA SEMANA DE RECESSO. AS REFERIDAS REPOSIÇÕES SÓ SERÃO PERMITIDAS EM CASO DE ATESTADO  OU LAUDOS DE PROFESSORES. AINDA, AFIRMARAM QUE MESMO USANDO DIAS DE ATESTADOS DE COLEGAS MESMO ASSIM NÃO GARANTIRÃO PAGAMENTO E SE SAIR PAGAMENTO SERÁ SOMENTE DEPOIS DE TODA REPOSIÇÃO SER EFETUADA. OS DESCONTOS CONTINUARÃO.

OBS.:ESTAS ORIENTAÇÕES FORAM REPASSADAS AOS DIRETORES EM REUNIÃO DO DIA DE ONTEM SOMENTE DE FORMA VERBAL.

ESTÁ DENUNCIA PODERÁ SER FORMALIZADA EM OFÍCIO SE ASSIM SE FIZER NECESSÁRIO.

ELIVANE SECCHI

COORDENADORA DO SINTE DE PALMITOS

URGENTE - PLANO DE SAÚDE É DE" MORTE" EM RIO DO SUL

Email enviado à Coordenação Estadual do SINTE/SC

No dia 29 de maio/2012, um grande número de pessoas ficaram mais de 9h no Pronto Socorro do Hospital Regional em Rio do Sul e, infelizmente, muitos saíram sem receber atendimento.Outros permeneceram mais um pouco, porém, também voltaram às suas casas sem receberem atendimento. Entre eles estavam alguns Professores da Rede Pública Estadual que, com a carteira do CS Saúde também não foram atendidos. Reclamando para a Gerência do SC Saúde, em Rio do Sul, foram informados que nada poderia ser feito e era para estes, professores, fazerem um RELATÓRIO e encaminharem à Secretaria de Estado.

Foram informados também que alguns médicos que estavam atendendo, vão deixar de atender por não estarem recebendo. Estamos informando o que aconteceu ontem, porém não está sendo diferente os outros dias em que a mesma situação ocorreu.

É urgente que nós, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS, TODOS, independente de categoria, façamos algo. Estamos pagando, pois o desconto acontece, sem porém, sermos atendidos. Não falamos nem nas consultas que, quando se consegue agendar, o tempo de espera é tão grande que faz com que tenhamos que procurar outra maneira de resolver o problema, pagando uma consulta, ou indo para uma fila do SUS e, também lá, esperar para ser atendido pelo clínico geral e esperar, novamente, para marcar com um(a)especialísta, ou então, rezar para aquentarmos até sermos atendidos; estamos falando em PRONTO SOCORRO que, infelizmente, não está socorrendo; estamos falando em um Plano de Saúde alardeado pelo Governo do Estado como solução de problemas que não resolve, pois não atende minimamente seus filiados.

E olha que o Estado todo está falando e o Governo do Estado não ouve! É hora de agirmos e vamos agir!

Regina Garcia Ferreira
SINTE/ Médio e Alto Vale