quarta-feira, 4 de abril de 2012

Diretoria do SINTE participa de palestra sobre saúde do trabalhador em educação


A saúde da voz e da mente no trabalho em educação, é tema de pesquisa que está sendo realizada pelo Professor Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Herval Pina Ribeiro, junto a diversas entidades sindicais do país. Ele também é o Coordenador Científico do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Público e Sindicalismo em Santa Catarina, e ministrou palestra acerca do tema para a diretoria executiva do SINTE, hoje, dia 04 de abril.

De acordo com a pesquisa realizada por Herval, estima-se 8,5% (8 milhões de pessoas) da população brasileira economicamente ativa, acima de 18 anos, são vulneráveis a transtornos vocais por serem obrigados a utilizar a voz como instrumento de trabalho. Além disso, transtornos mentais e comportamentais são associados aos problemas vocais.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, entre 2005 e 2010 os transtornos mentais ascenderam e passaram a ocupar o 2º lugar entre os grupos de doenças do trabalho notificadas aos INSS, órgão que não inclui os 11 milhões de trabalhadores públicos, entre os quais estão os professores da rede estadual de ensino.

Para o Professor a hipótese é que os transtornos coletivos da saúde metal e da voz dos trabalhadores públicos contemporâneos, em especial dos de educação, “são expressões de uma enorme e crescente degradação do trabalho, cujas evidências são as condições de trabalho que o Estado lhes impõe, a jornada que lhes obriga e o salário que lhes paga”.

Diante das informações repassadas na palestra, o desafio proposto pelo SINTE é realizar uma pesquisa sobre os transtornos de voz e mentais que sofrem os trabalhadores em educação, visando identificar as principais causas destas doenças, para elaboração de um projeto de políticas e ações sindicais, de antecipação das alterações dos estados de saúde dos professores da rede pública estadual de Santa Catarina Sabe-se que em grande parte, transtornos da voz, como disfonias funcionais e transtornos mentais como ansiedade, insônia, depressão e as síndromes de adaptação, variam conforme as mudanças nas relações sociais e nas condições do trabalho em si.

ASSESSORIA IMPRENSA SINTE – SC
9178-9026