sexta-feira, 27 de maio de 2011

Professores de São José fazem protesto no bairro Kobrasol

Os educadores da rede estadual, em greve há 10 dias, realizaram na 5ª feira, 26, uma manifestação na avenida Central do Kobrasol, com pedágio e distribuição de uma carta aberta à população com os motivos da paralisação do magistério.

A categoria suspendeu as atividades no último 18 de maio para exigir do Governo de Santa Catarina o cumprimento da Lei do Piso Nacional.

Professores fazem passeata das velas em Tubarão




Oração feita pela regional de Tubarão: curtinha, mas poderosa!

Governador nosso que estais no poder;
Porque foi eleito pelo povo!
Pagai hoje o nosso Piso,
Assim no estado como no município,
Livrai-nos da ignorância
Valorizando a Educação.

Manifestação de educadores em Chapecó




Chapecó solicita apoio de vereadores na luta do Piso

Regional Chapecó entregou documento na Câmara Municipal, solicitando apoio na luta para o governo reabrir negociação e apresentar nova proposta para o Piso do magistério.

CONVITE DE MOBILIZAÇÃO DE LAGES

Cartaz de mobilização de Lages

Alunas de Porto União criam blog em apoio à greve

Alunas do Ensino Médio de escola estadual de Porto União criaram blog
em apoio a GREVE DOS PROFESSORES. Vale a pena conferir:

http://professores-sc.blogspot.com/

MOÇÃO DE APOIO DO SINTAEMA À GREVE ESTADUAL DE PROFESSORES

MOÇÃO DE APOIO À GREVE ESTADUAL DE PROFESSORES

Aos professores e professoras do Estado de Santa Catarina,

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina vem a público manifestar seu apoio incondicional à greve de professores e professoras da Rede Pública de Ensino Estadual, por entender que é legítimo direito da classe trabalhadora a luta pela melhoria de suas condições de trabalho e, consequentemente, do Setor da Educação neste Estado.

Reforçamos o coro da sociedade organizada em defesa do cumprimento da Lei Federal Nº11.738/2008, a qual o Supremo Tribunal Federal julgou como constitucional. Somente com a mobilização e a unidade da classe trabalhadora é que poderemos alcançar uma sociedade igualitária, baseada no espírito da liberdade e da justiça social.

É preciso investimentos e planejamento adequados para a educação, com valorização do profissional, oportunidades de qualificação e vida digna. Neste sentido, o SINTAEMA-SC espera que o Governo do Estado de Santa Catarina apresente uma proposta concreta à categoria, com vistas à valorização da docência, à perspectiva de carreira e, sobretudo, alicerçada no projeto de educação pública de qualidade, direito de todos os cidadãos brasileiros.

Deixamos aqui nosso respeito e admiração por esta categoria, fundamental para a formação do caráter e conhecimento de cidadãos e cidadãs na busca de uma sociedade justa e democrática.

Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina
SINTAEMA-SC

Florianópolis, 26 de maio de 2011.

Link para o comunicado do sinte

Comunicado do SINTE/SC sobre a Greve:


http://www.youtube.com/watch?v=j5Sqv1ie8eo

UNEF divulga nota em apoio à greve do magistério

São Francisco do Sul, 23 de Maio de 2011





Nota Oficial nº 001/2011



Assunto: Greve dos Servidores Públicos de Educação da Rede Estadual



A UNEF – União Estudantil Francisquense, por entender que o mundo gira em torno da educação fica sensibilizada em vivenciar uma greve. Acreditamos que não haveria necessidade, se os direitos daqueles que lutam por uma educação de qualidade fossem respeitados.


Somos estudantes de várias entidades, e a nossa frente aquele que chamamos de “Mestre”, idealiza conosco nossos sonhos, chama nossa atenção, procura fôlego para continuar, lapida pedras brutas, muitas vezes faz papel de pai. Esperamos e acreditamos em uma solução rápida pelo Governo do Estado, por sabermos que Santa Catarina é um dos Estados que tem uma boa qualidade em Educação e se preocupa por um futuro ainda melhor.


Afirmamos, não haveria necessidade de greve se os direitos fossem respeitados.


Não existe máquina que substitua o professor, nosso carinho e agradecimento a cada um deles. A Educação continua e queremos que continue com qualidade.




Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre”.


Lucas 6:40b.







DIRETORIA EXECUTIVA

GESTÃO 2010/2011

Informe do SINTE/SC na mídia desmente o governo

Desde ontem, circula nos veículos de comunicação de Santa Catarina um informe do SINTE/SC com esclarecimentos à população dos motivos que levaram os trabalhadores em Educação a deflagrarem a greve, e a firme decisão da categoria de manter a paralisação até que a Lei do Piso seja respeitada.

O informe do SINTE/SC será veiculado na CBN Rádio, nos dias 26, 27 e 30 de maio em horários rotativos. Na TVBV nos dias 26 e 27 de maio, também em horários rotativos. E na RBSTV, no dia 30 de maio, nos intervalos do Jornal do Almoço Blumenau, Jornal do Almoço Joaçaba, Jornal do Almoço Joinville, novela das 18h em Criciúma, programa Vale a Pena Ver de Novo em todo o estado, e programa Vale a Pena Ver de Novo em Chapecó.

O informe tem como objetivo corrigir as informações repassadas pelo Governo em comunicado que circula na mídia catarinense, e que têm como finalidade enfraquecer o movimento de greve dos profissionais da Educação.

Link para o comunicado do SINTE:

http://www.youtube.com/watch?v=j5Sqv1ie8eo

Brusque enterra diplomas e entrega caixão à GERED

A regional de Brusque realiza hoje, 6ª feira, um ato solene na praça central de Brusque com o enterro dos diplomas. Depois, os trabalhadores em Educação seguem em caminhada até a GERED para entregar uma coroa e caixão fúnebres ao gerente regional.

Queima simbólica do diploma hoje em Rio do Sul

As regionais do Sinte de Rio do Sul, Ibirama e Ituporanga realizam hoje, 27/05, grande ato na Praça Emembergo Pelizete, em Rio do Sul, com queima simbólica dos diplomas e caminhada para entrega de carta compromisso ao gerente da SDR, reivindicando a intermediação para a negociação do Governo com o SINTE para a implantação do Piso.

Greve em Caçador tem o apoio de alunos


Prof. Amanda Gurgel vem a Florianópolis apoiar greve dos professores

Os professores da rede estadual , em greve desde o dia 18 de maio, promovem uma grande vigília, o “Dia D”, na próxima segunda-feira (30 de maio) com a presença da professora Amanda Gurgel, que ganhou notoriedade após aparecer em vídeo fazendo críticas a situação da educação pública no Rio Grande do Norte.

As atividades do “Dia D” começam às 8h e se estendem até às 18h na Praça Tancredo Neves, em frente à ALESC, com música, brechós, jogos e uma palestra da professora Amanda às 15h.

No final da tarde, os professores farão a “caminhada luminosa”, com velas acesas, até o Terminal Integrado Central (TICEN).

As manifestações dos professores têm como objetivo pressionar a abertura de negociações com o Governo para a implantação da Lei do Piso em Santa Catarina.

ATO E PASSEATAS EM PAPANDUVA E MONTE CASTELO















PROGRAMA FLORIPA EM FOCO NO YOU TUBE

Já está no youtube o programa de quarta-feira, 25/05/11, que teve a participação do SINTE/SC.

Segue abaixo o link:
http://www.youtube.com/watch?v=64q90WCxh60

Regional Curitibanos

Os trabalhadores da regional de Curitibanos percorreram ontem, 26, os bairros de Curitibanos com carro de som. Os educadores informaram à comunidade os motivos da greve do magistério estadual.
Hoje, 27, está previsto um protesto com a queima de diploma na frente da SDR.
Noventa por cento dos educadores da regional de Curitibanos estão paralisados. A expectativa é de que este percentual aumente nos próximos dias pois é grande a indignação da categoria com o governo do estado que não respeita a lei do Piso.

Autoritarismo

Governo não dialoga e utiliza de autoritarismo contra o magistério:

O secretário Marco Tebaldi, em entrevista concedida na manhã de ontem, 26, à rádio CBN, disse que “a greve dos professores pressionou para o achatamento na tabela do magistério”.

APAE de Major Vieira está 100% parada

Cem por cento dos trabalhadores da APAE de Major Vieira aderiram à greve do magistério na manhã desta 5ª feira.

Assembleia Regional de Brusque - 24/05/2011

A assembleia da regional de Brusque contou com a presença de 300 professores que, por unanimidade, decidiram pelo prosseguimento da greve por tempo indeterminado. Independentemente da formação, todos os professores julgaram uma afronta à Educação a proposta de Medida Provisória do governo.

Em clima de revolta, a categoria mostrou unidade e apresentou um quadro apontando que 90% na regional de Brusque estão paralisados. A coordenação estadual apresentou denúncia no Ministério Público da Comarca de Brusque em razão do ofício circular n° 691 encaminhado pela SED às GEREDs e escolas.








Nota oficial da CUT em apoio à greve do magistério catarinense

logocut (2)
Nota oficial da CUT em apoio à greve do magistério catarinense

Mais do que uma vitória dos professores, a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério é uma conquista do povo brasileiro, pois valoriza uma profissão que é essencial para o desenvolvimento sustentável e saudável do nosso país, para o presente e futuro das novas gerações.
 
Por representar um avanço, a aprovação do Piso enfrentou a oposição de governos estaduais reacionários, que tentaram de todas as formas impedir que sua população tivesse acesso a melhores condições de ensino, com professores mais motivados para o exercício profissional. Tais (des)governos chegaram a ir até o Supremo Tribunal Federal para inviabilizar o aumento salarial dos professores, bem como a redução da sua jornada dentro das salas para que tenham mais tempo para prepará-las, melhorando a qualidade. Mas, justiça foi feita, e a sabotagem foi enterrada pelo STF.
 
Inconformado, o governo de Santa Catarina insiste em desrespeitar a lei e se nega a pagar o piso nacional que, conforme os próprios professores, ainda é ineficiente. Além disso, o governador Raimundo Colombo enviou à Assembleia Legislativa uma Medida Provisória para achatar os salários acabando com o Plano de Carreira do Magistério. A reação foi imediata. De forma unitária, a categoria respondeu à falta de educação e de diálogo, paralisando as atividades e indo às ruas para denunciar a postura arbitrária.
 
Solidária aos companheiros e companheiras, que encontram-se em greve há mais de uma semana, a CUT Nacional defende que o governo estadual abra imediatamente negociação com a categoria e apresente uma proposta concreta para por fim ao impasse que criou.
 
Vale reiterar que a Lei do Piso já teve a sua constitucionalidade, julgada e aprovada, e que não cabe a nenhum administrador, seja governador ou prefeito, opor obstáculos à sua plena – e mais do que necessária – efetivação.

Atividades da greve na regional de Chapecó

REGIONAL DE CHAPECÓ

Cronograma das atividades

24/05 – Assembleia Regional – 1000 professores presentes, em seguida foi feito uma caminhada(ato) na principal avenida de Chapecó dialogando com a sociedade. A deliberação da assembléia foi pela continuidade da greve, e que o SINTE apresente uma contraproposta(unanimidade)
25/05 – Concentração na frente da GERED com mais de 500 professores, com caminhada até a maior escola da regional EEB. BOM PASTOR. Também foi entregue oficio pedindo para GERED e Prefeito para que intervenham junto ao governo do estado abrindo negociação e respeitando o Plano de Carreira do Magistério
26/05 – Concentração na Praça Central a partir das 8:00h e à tarde participaremos de uma reunião do fórum dos movimentos sociais e sindical às 14:00h – e as 16:00h será entregue documento e pedindo apoio daquele poder legislativo para que intervenham junto ao governo do estado e bancadas de deputados abrindo assim negociação e respeitando o Plano de Carreira do Magistério
27/05 – Concentração na GERED às 14:00h
      

Município
Escolas
Greve parcial
Greve total
Em Funcionamento
Nome das cidades
Nº total de escolas da região
Nº de Escolas com greve Parcial
Nº de Escolas com greve total
Nº de Escola em Funcionamento
Coronel Freitas
05
01
04
01
Cordilheira Alta
01
 
01
 
Guatambú
02
 
02
 
Caxambú do Sul
02
 
02
 
Águas Frias
01
 
01
 
Sul Brasil
02
01
01
 
Nova Erechim
01
 
01
 
Nova Itaberaba
01
01
 
 
Planalto Alegre
01
01
 
 
Chapecó
30
12
28
Nenhuma normal


Índice de greve da regional ontem(26/05) era de 92%