sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SINTE Chapecó receberá "Medalha Dom José Gomes" no dia 21/10

A Câmara Municipal de Chapecó, por indicação do vereador e professor Marcelino Chiarello, concederá a MEDALHA DOM JOSÉ GOMES ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Chapecó - SINTE pela sua história de organização e mobilização da categoria na luta pela valorização e qualidade de ensino no oeste catarinense.

O SINTE sempre se pautou pela defesa da Educação Pública de qualidade, sendo um instrumento de organização dos professores que defendem a luta por direitos da valorização profissional e, ao mesmo tempo, investimento público na Educação, assim como Dom José em vida sempre fez.

Dom José Gomes foi um dos grandes mestres e aprendiz do povo, onde sempre teve na formação das lideranças e na organização dos movimentos sociais, sindicais e pastorais como condição para a libertação de homens e mulheres à se tornarem sujeitos de sua própria história.

Dom José Gomes na sua trajetória histórica foi um dos criadores da FUNDESTE – pensando o ensino superior para a região oeste catarinense e a preocupação com a formação popular de base através dos grupos de reflexão. A FUNDESTE possibilitou a formação acadêmica através nos cursos de licenciatura para a formação de professores, bem como a formação de dirigentes sociais, políticos e sindicais.

O SINTE, à luz dos princípios de Dom José Gomes, através da mobilização dos profissionais da Educação, produziu no ano de 2011 uma das maiores mobilizações da história dos trabalhadores da Educação que lutaram pela implantação de uma lei: a lei do Piso Nacional para o Magistério do Estado de Santa Catarina.

Com certeza, se Dom José Gomes estivesse vivo, estaria orgulhoso por historicamente ter contribuído para a formação de tantos movimentos sociais e sindicais do oeste de Santa Catarina, e perceber que a sua luta continua produzindo frutos.

Na ocasião, a professora Elisabeth Maria Timm Seferim (Zigue), que representa milhares de trabalhadores em Educação de Chapecó e região, receberá a homenagem em nome do SINTE. A homenagem será realizada no dia 21 de outubro, às 17h15, na Câmara de Vereadores de Chapecó. (Sinte regional Chapecó).

Professores e sindicalistas são impedidos de entrar em escola e fazem reunião na rua em São Joaquim

Uma cena inédita aconteceu na tarde desta última quinta-feira dia 20 de outubro em São Joaquim. Professores e membros do SINTE/SC (Sindicato dos Professores) haviam marcado uma reunião na Escola Manoel Cruz para tratar assuntos com o Plano de Carreira dos professores. A reunião estava marcada para às 17h30, mas segundo informações, a Gerente de Educação Rita de Cássia de Jesus impediu a entrada dos professores na Escola Manoel Cruz. Como motivo de revolta, os professores resolveram fazer a reunião na rua, em frente ao colégio.

Leia mais e veja vídeo em  http://saojoaquimonline.com.br