quarta-feira, 27 de junho de 2012

1º Encontro de Formação de Mulheres

O SINTE SC esteve representado por Claudete Mittmann e Neuza Sottili no 1º Encontro de Formação de Mulheres, com o tema “Todas pela igualdade de gênero”, promovido pela CNTE em parceria com a CONTEE e PROIFES, em São Paulo. O evento aconteceu de 21 a 23 de junho, e reuniu 50 mulheres, escolhidas pelas entidades participantes para assistir aos debates e produzir artigos sobre os temas discutidos.

As discussões abordaram vários assuntos, entre eles:
As origens da opressão de gênero: Estudos sugerem que a revolução industrial, o fim do feudalismo e a implantação do sistema capitalista estabeleceram novos paradigmas sociais, onde o papel de submissão das mulheres fica evidente, a partir daí a mulher passa a ser socialmente oprimida.

As mulheres no espaço do poder e sua participação na política: Cada vez mais as mulheres estão se inserindo nos espaços políticos no Brasil e no mundo, um exemplo disso é a Presidente Dilma, porém ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que as mulheres tenham ainda mais representatividade.

A história das mulheres no Brasil: Muitas mulheres tiveram importante participação no crescimento político, econômico e social do Brasil, porém quase nunca são citadas nos livros de história nas escolas, neste processo, os pensadores são sempre homens. A guerreira Catarinense Anita Garibaldi, que fez história lutando junto aos homens na Revolução Farroupilha faz parte dessas mulheres.

As diferentes concepções do movimento feminista: O crescimento da movimentação das mulheres é hoje um fenômeno mundial. Hoje elas assumem reivindicações diversas, expressando-se sob diferentes formas, essa movimentação colocou a luta pela igualdade entre homens e mulheres num novo patamar. E passou a exigir que o debate sobre suas causas e suas perspectivas se faça de forma mais abrangente e profunda.

O conteúdo dos debates será repassado às entidades participantes, tornando a discussão de gênero uma pauta constante nos sindicatos.


ASSESSORIA IMPRENSA SINTE – SC
impresa@sinte-sc.org.br
9178-9026

Mudança de data da reunião do Conselho Deliberativo

Coordenadores Regionais, Municipais e Conselheiros  
Companheiros/as,

Tendo em vista a não realização da reunião de negociação com o governo do estado no dia 27/06/2012, comprometeu com isso, a conclusão das negociações, sendo que a mesma somente será realizada no dia 04/07. Comunicamos a transferência da data da reunião do Conselho Deliberativo do dia 30/06 para o próximo sábado, dia 07/07, após a realização da próxima reunião com o governo do estado, em que este, deverá detalhar melhor sua proposta, para que os conselheiros possam ter maiores subsídios para a discussão e definir o melhor posicionamento do sindicato em relação ao plano de lutas da entidade.

Certos de contarmos com a atenção de todos, subscrevemo-nos com;

 Saudações Sindicais;

Vejam uma série de reportagens sobre a situação das escolas em Santa Catarina