segunda-feira, 9 de julho de 2012

Encaminhamentos aprovados no Conselho Deliberativo


Entre as diversas propostas encaminhadas no último Conselho Deliberativo, que aconteceu dia 07 de julho, em Xanxerê foram aprovados os seguintes itens:

- Seminário sobre Questão de Gênero (Mulher): as origens da opressão feminina, machismo, mercado de trabalho, violência. Os estudos deverão acontecer no mês de outubro, o local e o dia ainda não foram definidos.

- Moção de apoio à greve dos servidores das Universidades Federais.

- Confecção de Jornal semestral do SINTE.

- No dia 13 de julho, data que completa 1 ano da aprovação do projeto que destruiu o plano de carreira do magistério, mobilização nas escolas. Em protesto, parada de 10 minutos com os alunos em sala, colocação de faixas nas escolas e trabalhadores com tarjas pretas no braço. Ficou definido que as manifestações deverão acontecer ao mesmo tempo, em todas as escolas e nos três turnos. Após a parada, os alunos serão dispensados e os professores deverão se reunir na própria escola para discutir a carreira e os planos de luta. Destas reuniões sairão os subsídios para a elaboração de uma cartilha sobre o plano de carreira.

- Mobilização do magistério para entrega de material de protesto aos parlamentares, se posicionando contra a atualização do Piso Nacional em cima do INPC, para que a lei não seja aprovada. Campanha Diga Não ao PL 3776/08!

- Retomada da discussão sobre a implementação da Lei 10.639 no Estado, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação básica.

- Assembleia Estadual entre os dias 07 e 15 de agosto, em Florianópolis. A data ainda será definida pela Executiva do SINTE/SC.

- Congresso Estadual do SINTE nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O local ainda não está definido, podendo as regionais se candidatar a sediar o evento, o prazo é de uma semana. Durante o conselho algumas cidades já se candidataram.

- Marcha Nacional da Educação pelo Piso Nacional, dia 05 de setembro, em Brasília.

- Mesa de Negociações com o Governo (CONER): ficou decidido que o SINTE não vai optar por nenhuma das tabelas apresentadas pelo Estado, visto que, nenhuma delas contempla as reivindicações da categoria. O sindicato vai exigir que o Governo determine quando, e como vai pagar a diferença que falta para completar os 22% do piso para todos, solicitando que o pagamento aconteça ainda em 2012.

Contatos:
Alvete Pasin Bedin – Coordenadora Estadual SINTE/SC
(49)9126-1380 (48)9177-3304
Janete Silva – Vice-Coordenadora Estadual do SINTE/SC
(48)9931-1960 (48)9178-9477
Anna Julia Rodrigues – Secretária Geral SINTE/SC
(48) 9178-7029

ASSESSORIA IMPRENSA SINTE – SC
9178-9026