sexta-feira, 1 de julho de 2011

Comando de Greve deixa a SED após mais de cinco horas de negociação

Por volta das 20hs desta sexta-feira, 1º, os representantes do comando de greve deixaram o prédio da Secretaria de Educação, após permanecerem no local por mais de cinco horas. Eles aguardaram o retorno do Secretário-adjunto, Eduardo Deschamps, que foi ao Centro Administrativo conversar com o governador Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário da Fazenda, Ubiratan Rezende, sobre a reivindicação dos professores para a recomposição da regência de classe.

O secretário-adjunto trouxe do Centro Administrativo a resposta de que, neste final de semana, o governo vai estudar a possibilidade de parcelar a recomposição das gratificações ainda este ano. O secretário afirmou também que o Governo enviará uma resposta, por escrito, ao SINTE/SC, na segunda feira,4.

Polícia acaba de trancar a SED

A Polícia Militar acaba de trancar as portas de acesso à Secretaria de Educação, impedindo a entrada e saída de pessoas, inclusive dos próprios funcionários, em razão da permanência da comissão do comando estadual de greve na sala de reunião do gabinete do secretário da SED. Três viaturas com policiais estão no local.

Comando permanece na SED

A Comissão de Negociação do Comando Estadual de Greve, formado por 13 professores, ocupam desde as 16h30min da tarde desta sexta feira (01/07) a sala de reuniões do Gabinete do Secretário da Educação para exigir que o Governo de SC mantenha os direitos da categoria.
A comissão rejeitou na reunião realizada na tarde de hoje com o Secretario Adjunto da Educação a proposta encaminhada pelo governo de recomposição das gratificações integralmente apenas em janeiro de 2012.
Os trabalhadores em educação, em greve ha 45 dias, exigem o pagamento ainda neste ano destas gratificações por isso permanecerá com a ocupação na sala de reunião da SED até o retorno do Secretário Ajunto, que se deslocou ao Centro Administrativo para levar a reivindicação. 
Comando de greve mantém a permanência no gabinete do secretário- adjunto da SED. Eduardo Deschamps se dirigiu neste momento ao Centro Administrativo para levar ao Governo reivindicação do comando de greve dos trabalhadores em educação da rede estadual.
Comando de Greve não aceita proposta do governo e se mantém dentro do gabinete do Secretário, exigindo a manutenção gratificações ainda neste ano. 
Somente irão sair quando vier nova proposta que contemple esta reivindicação.

Regionais do SINTE/SC mudam data das Assembléias

Devido a mudança do horário da audiência com o governo para as 14h30 de hoje, muitas assembleias regionais que aconteceriam nesta tarde estão sendo transferidas para segunda, dia 04/07/2011, para poder apreciar melhor a possível proposta do governo.

Pedimos que entrem em contato com suas regionais para a confirmação da transferência ou não da assembleia, bem como a data, local e horário de realização das mesmas. Telefones de contato das regionais podem ser acessados neste link. http://www.sinte-sc.org.br/?FamilyID=Regionais

2ª Marcha dos Catarinenses presta apoio ao magistério na luta pela valorização profissional





A 2ª Marcha dos Catarinenses, realizada hoje, 30 de junho, à tarde elas principais ruas de Florianópolis contou com cerca de 4 mil trabalhadores urbanos e do campo que, juntos, lutam pelo trabalho decente e a aplicação de políticas públicas voltadas para o trabalhador. Representantes de vários setores sindicais, sociais e estudantis estiveram presentes e se revezaram nas falas voltadas na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Este ano, a Marcha abriu, especialmente, espaço para os trabalhadores da Educação, em greve há 43 dias, para exigir a aplicação da Lei do Piso sem perdas de direitos. Professores representantes de quase todas as regionais participaram do ato, com faixas, bandeiras, camisetas e palavras de ordem reivindicando a valorização da educação pública, gratuita e de qualidade.


A coordenadora estadual do SINTE/SC, Alvete Bedin, fez uso da palavra e reforçou o fortalecimento da luta do magistério na busca de dignidade profissional e salarial, defendeu a educação de qualidade e agradeceu o apoio vindo dos movimentos de trabalhadores e sociais.


A Marcha teve início com uma grande concentração na frente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, seguida de uma caminhada pelas ruas principais de Florianópolis, passou na frente da SED onde prestou solidariedade aos professores acampados há três dias, contornou a Praça XV e finalizou na frente do Terminal Central de Florianópolis.


O objetivo da 2ª Marcha dos Catarinenses foi denunciar as precárias e insalubres condições de trabalho a quem são submetidos homens e mulheres catarinenses e brasileiros em geral. A longa jornada de trabalho, ritmo intenso de trabalho, exploração e maus tratos na zona rural e urbana também foram focos de protestos pelos participantes do grande ato organizado pela Coordenação dos Movimentos Sociais, que reúne SINTE/SC, CUT, CTB, UGT, MST, FECESC, FETAESC, SITITEV, SIANTAEMA/SC, SINDICOM, SINTIAR, SINSEP, MUSA, STR, SINFREN, SINTRAFESC, MMTU, UCE, UJS, UNEGRO, FAMESC, BRISA, MMC.