segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mobilizações pelo não fechamento da EEB Aristiliano Ramos, em Lages

A EEB Aristiliano Ramos, localizada na Praça João Costa, centro do município de Lages, tem 76 anos, e conta com 1.300 alunos matriculados, 90 professores e um grande grupo de funcionários. A escola passou por duas reformas nos últimos 13 anos: uma no Governo Amin e outra no  Governo LHS, mas, pela situação física do local,  foi só uma maquiagem.
Durante quatro anos, foram solicitadas reformas na estrutura física da EEB Aristiliano Ramos, como também providências contra a infestação de pombos - que fazem ninho no fôrro da escola.
Nos dias 25 e 26 de novembro passado, o secretário da Defesa Civil foi até a escola acompanhado de um soldado do Corpo de Bombeiros para verificação de denúncias de que a escola corria o risco iminente de cair. O secretário disse que, durante o ano de 2012 a escola não estará em funcionamento. Logo, a direção da escola comunicou que as novas matrículas, com início previsto para o dia 28 de novembro, estavam suspensas. Na semana passada, mais precisamente no dia 2 de dezembro, um representante da escola foi chamado pela GERED para pegar bilhetes prontos, determinando que os alunos do primário e do noturno, juntamente com a secretária, fossem remanejados para o Centro Educacional. O restante da comunidade escolar iria para o EEB Vidal Ramos, que já tem as turmas do primário amontoadas em duas salas. Na EEB Vidal Ramos, a sala de vídeo, biblioteca e salas do projeto “Mais Educação” foram transformados em salas de aula para abrigar os alunos do Aristiliano. Os ATPs e orientadores estão atendendo na sala dos professores e, estes, foram comunicados que terão aulas onde sobrarem vagas. Foram informados também de que, em  2012, “é impossível a escola ser reformada”.
A família Ramos fez a doação do prédio para o poder público sob a condição de que seria utilizado como única e exclusiva finalidade o funcionamento de um estabelecimento escolar. Na época, houve a advertência de que, se o prédio fosse utilizado para outra finalidade, deveria ser devolvido à família Ramos.
 O prédio foi tombado como patrimônio histórico municipal e é protegido pela lei orgânica do município de Lages.
Os professores da EEB Aristiliano Ramos estão na luta e participando de mobilizações junto com alunos e pais de aluno, apesar das ameaças diárias. (Relato de uma professora da EEEB Aristiliano Ramos, em 12/12/2011)