sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nota oficial da CUT em apoio à greve do magistério catarinense

logocut (2)
Nota oficial da CUT em apoio à greve do magistério catarinense

Mais do que uma vitória dos professores, a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério é uma conquista do povo brasileiro, pois valoriza uma profissão que é essencial para o desenvolvimento sustentável e saudável do nosso país, para o presente e futuro das novas gerações.
 
Por representar um avanço, a aprovação do Piso enfrentou a oposição de governos estaduais reacionários, que tentaram de todas as formas impedir que sua população tivesse acesso a melhores condições de ensino, com professores mais motivados para o exercício profissional. Tais (des)governos chegaram a ir até o Supremo Tribunal Federal para inviabilizar o aumento salarial dos professores, bem como a redução da sua jornada dentro das salas para que tenham mais tempo para prepará-las, melhorando a qualidade. Mas, justiça foi feita, e a sabotagem foi enterrada pelo STF.
 
Inconformado, o governo de Santa Catarina insiste em desrespeitar a lei e se nega a pagar o piso nacional que, conforme os próprios professores, ainda é ineficiente. Além disso, o governador Raimundo Colombo enviou à Assembleia Legislativa uma Medida Provisória para achatar os salários acabando com o Plano de Carreira do Magistério. A reação foi imediata. De forma unitária, a categoria respondeu à falta de educação e de diálogo, paralisando as atividades e indo às ruas para denunciar a postura arbitrária.
 
Solidária aos companheiros e companheiras, que encontram-se em greve há mais de uma semana, a CUT Nacional defende que o governo estadual abra imediatamente negociação com a categoria e apresente uma proposta concreta para por fim ao impasse que criou.
 
Vale reiterar que a Lei do Piso já teve a sua constitucionalidade, julgada e aprovada, e que não cabe a nenhum administrador, seja governador ou prefeito, opor obstáculos à sua plena – e mais do que necessária – efetivação.

Um comentário:

  1. A CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS ATIVIDADES,MANIFESTAÇÕES E DEFENDE A PAUTA APRESENTADA PELO SINTE/SC.

    ResponderExcluir