sexta-feira, 3 de junho de 2011

Contraproposta do SINTE/SC

Of. Expedido nº 081/2011 Florianópolis, 03 de Junho de 2011

Exmo. Senhor
Marco Antonio Tebaldi
Secretario de Estado da Educação
Nesta

Conforme audiência realizada nesta quinta com o Exmo Sr. Governador do Estado Raimundo Colombo, o Vice Governador Eduardo Pinho Moreira, o Secretario de Comunicação Derly Anunciação, o Secretario de Educação Marco Tebaldi, o Secretario Adjunto de Educação Eduardo Deschamps, onde foi acordado a apresentação de uma contraproposta a ser entregue no dia de hoje.

Em conformidade com o acima exposto, vimos por meio deste encaminhar nossa contraproposta, de acordo com a deliberação da reunião do comando de greve estadual:
a) - Cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional da seguinte forma:
· Manutenção de todas as gratificações constantes na carreira do Magistério;
· A incorporação dos Prêmios: educar, jubilar e assiduidade em percentual e de imediato.
b) - Anistia das faltas da greve de 2008 e todas as outras mobilizações a partir de 2007.
c) - Revisão do Decreto 3.593/2010, que trata da Progressão funcional.
d) - Abono das faltas, mediante a reposição das aulas, respeitando a autonomia da comunidade escolar na definição do calendário.

Formação de um grupo de trabalho entre Governo e Sinte para, a partir da segunda quinzena de junho, com prazo de 60 dias:
a) - Chegar ao valor do Piso Nacional na carreira, de forma gradativa, de abril até novembro/2011, de acordo com a tabela salarial vigente;
b) - Realização do concurso de ingresso no segundo semestre de 2011, com prazo máximo de realização das provas até outubro de 2011, para suprir as vagas excedentes e considerando o aumento da jornada da hora atividade para 1/3.
c) - A partir do início do ano letivo de 2012, cumprimento integral da jornada de 1/3 da hora atividade, para todos os professores.
d) - Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).
e) - Equiparação do valor do vale alimentação com o pago pela UDESC.
f) - Demais pontos da pauta de reivindicação do SINTE/SC, conforme já apresentados para o Secretário de Educação;

Solicitamos o agendamento de uma nova audiência no dia 06/06/2011 (segunda feira) para que possamos dar continuidade ao processo de negociação.

Certos de contarmos com Vossa costumeira atenção, subscrevemo-nos cordialmente

 Comando Estadual de greve.

23 comentários:

  1. Nós, professores de Santa Cecília, apoiamos a proposta do SINTE e nos mantemos firmes em greve. Aguardamos boas notícias.

    ResponderExcluir
  2. proposta muito justa pois a valorização do professor, seja ele efetivo seja ele ACT ja vem tarde!

    ResponderExcluir
  3. Em Nvegantes continuamos em greve. Não ta morto quem peleia!

    ResponderExcluir
  4. O pagamento do piso é referente a tabela salarial proposta pelo mec, cnte/sinte ou a do governo?

    ResponderExcluir
  5. A proposta não está boa. Deixa muitas coisas subentendidas. A proposta deve conter os valores da tal tabela, o quanto sairia em cada mes, ser mais objetiva e clara.
    Coisas assim, soltas, são facilmente manipuláveis depois.

    ResponderExcluir
  6. Qual a final é a tabela que estamos pedindo para o governo?

    ResponderExcluir
  7. Está muito vaga a proposta do sinte. Não deixa claro qual tabela. Está confusa! Precisa ser mais específica.

    ResponderExcluir
  8. NAO ESTÁ NADA BOA A PROPOSTA DO GOVERNO, A REGENCIA NÃO PODE BAIXAR, POIS JA FOI UMA CONQUISTA... VAMOS ESPERAR A PRÓXIMA PROPOSTA.

    ResponderExcluir
  9. Havendo cumprimento destas propostas a greve terá sido válida. Parabéns pelo empenho de tod@s!!!

    ResponderExcluir
  10. Piso salarial é para inicio de carreira. A tabela deve ser cumprida, afinal o professor a cada ano que passa tem progressão na tabela.
    O aposentado ja chegou ao final da carreira. Nunca poderá receber o piso apenas. Que loucura governadores. Governo, seja justo!!!

    ResponderExcluir
  11. A PROPOSTA DO SINTE/SC MANTÉM A REGÊNCIA DE CLASSE DE 40% E 25%.A tabela é atual e a incorporação é em percentual(premio educar e premio assiduidade)meus amigos aqui temos que aplicar os 200,00 em percentual na tabela e mais o valor gasto com o prêmio(pelegos).Não está duvidosa é só conhecer melhor a tabela!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado a equipe do sinte que vem nos representando muito bem,é uma pena que no meu município os acts estão na maioria "trabalhando" porque ainda são politiqueiros baixos, e sempre conseguiram suas vaguinhas por meio de promessas, isso tem que acabar, Professor que é Professor luta por sua classe e não fica escondido atrás de partidos políticos esperando sempre uma ajudinha.Parabéns para nós PROFESSORES de verdade, que lutam pela categoria e não por partidos.

    ResponderExcluir
  13. Não vejo em nenhuma fala do SINTE,em relação aos Assistentes Tecnicos Pedagógicos,que são tratados de forma discriminatória e excludente...

    ResponderExcluir
  14. muito bem... sejam firmes e perseverantes...
    continuamos paralisados até q apareça uma proposta digna do governo
    um gde abraço.... muita fé e coragem..

    ResponderExcluir
  15. esta é a primeira equipe do sinte q esta realmente defendendo a nosa classe
    parabns...

    ResponderExcluir
  16. temos que fazer um grande fora elizete melo. ela é um atraso na educação de SC.

    ResponderExcluir
  17. qualidade da educação sem elizete melo!!!

    ResponderExcluir
  18. SEM ELIZETE MELLO...
    É um atraso na educação e nos direitos do trabalhador... Ela foi educadora um dia?

    ResponderExcluir
  19. Amanhã tem audiência com o Governador, e é preciso que nossos representantes mostrem para o SR. Colombo que não somos analfabetos. Ele está lidando com professores. Sabemos ler a Lei, e sabemos fazer contas.
    A vergonhosa proposta da medida provisória, onde meu vencimento era de 1187,00 - igual ao do ensino médio - me dava uma remuneração total de 1815,00 porque não excluía o prêmio educar e mantinha a regência de 25%. E foi rejeitada! Altamente rejeitada!
    A nova proposta que eleva meu vencimento para 1380,00 me dá uma remuneração total de 1746,00.
    Não faz o menor sentido.
    Sabem quem terá aumento real com a NOSSA greve? Os puxa-sacos da Secretaria de Educação, que não mexem um dedo sequer a nosso favor. Isso porque o vencimento deles aumenta junto com o nosso, mas eles não perdem nada, nós perdemos o prêmio educar.
    Quer dizer que eu tenho 387,00 de aumento, mas perco um prêmio de 200,00. Eles recebem 387,00 reais de aumento e não perdem NADA! E a gratificação deles no próximo mês vai chegar a 1500,00 (e que é de apenas 60% das gratificações dos outros órgãos!)
    A Greve precisa mesmo continuar porque não somos palhaços.
    Estamos cansados sim, queremos voltar para as salas sim, mas não vamos deixar que nos enrolem.
    Que fique claro para a população que se a greve continua, a culpa é do Governo que não quer cumprir a lei e só faz propostas miseráveis quanto ao salário, e sobre o restante, nem proposta faz.
    A greve precisa continuar porque não somos marionetes que eles podem manipular como desejam. Temos vida própria, temos opinião e somos seres pensantes. E formamos seres pensantes. E talvez seja exatamente isso que o governo não queira. Ter eleitores que pensam, que julgam, que criticam. Então para que investir em educação?
    Façam propostas decentes. Ninguém aqui é imediatista, não exigimos a tabela ou a hora atividade para amanhã. Mas queremos propostas, datas, porcentagens. Queremos o compromisso do governo. Infelizmente, só a palavra não basta. Porque deixamos, há muito tempo, de confiar em palavras. Queremos por escrito.
    A greve tem que continuar porque não estamos de brincadeira, e é melhor o nosso governo começar a nos levar a sério!
    Professora Priscila
    EEB Simão José Hess

    ResponderExcluir
  20. FORA E. M. VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DE EDUCAÇÃO, VEM PRA SALA DE AULA DAR AULAS DE VERDADE, TRABALHAR DE VERDADE, E NO FIM DO MÊS RECEBER ESSE SALÁRIO!!!!! FORA!!!!!

    ResponderExcluir
  21. A Greve Continua, A Luta continua
    Publicado em 18 de junho de 2011 por santiago
    Mensagem recebida, mensagem repassada. Não por ser de interesse de uma categoria (professores), mas sim por ser de interesse público. Segue na íntegra:
    “Amigos professores e comunidade de Santa Catarina,
    Estamos em GREVE lutando não por aumento de salario, mas para fazer com que o Governo Estadual pague o que nos deve. O Supremo Tribunal Federal determinou que o Governo Raimundo Colombo pague a tabela salarial aprovada pelo MEC. Para que isto se torne possível, O GOVERNO FEDERAL envia 300 milhões de reais por mês que são destinados à EDUCAÇÃO ( se chama FUNDEB ) desde 2008, porém este dinheiro é desviado para outros fins como por exemplo para a Assembleia Legislativa, etc…, ou seja, para eles mesmos. O Governo Colombo insiste em dar para os professores apenas 22 milhões de reais, diz que paga o piso para enganar a população, mas na realidade, tira direitos adquiridos por nós profissionais da Educação como Regência de classe e outras gratificações. No final de tudo, não existe aumento para a maior parte da categoria, pois ele tira o que já conquistamos e o salário fica o mesmo. É uma fraude!
    QUEREMOS UMA CPI PARA SABER PARA ONDE REALMENTE VÃO AS VERBAS DESTINADAS À EDUCAÇÃO.
    AUDITORIA NO GOVERNO COLOMBO JÁ!
    OBS: Repassem este e-mail para seus amigos, familiares e toda a comunidade catarinense. Vamos iniciar uma campanha de conscientização.
    ASSINADO: Educadores da Rede Estadual de Santa Catarina”

    ResponderExcluir
  22. A GREVE É LEGAL,

    E esta pautada, sobretudo, na nossa capacidade de manter o movimento.

    Vejamos:

    1. Com a aprovação da constitucionalidade da lei do Piso (Lei 11.738/2008). O Governo do estado terá que cumpri-la sob pena de intervenção, conforme prevê o art. 34, inciso VI da CF/88, para caso de descumprimento de lei federal; (situações em que pode estar havendo divergência jurídica (negativa de vigência a lei federal e não observância de princípios), nas quais deve ser provida ADIN INTERVENTIVA.)

    2. Ainda como repercussão da constitucionalidade, como a lei prevê a complementação do piso pelo Governo Federal, o MEC baixou a Portaria de nº 213/2011, que exige plano de carreira para o magistério:

    Art. 3º Poderão apresentar pedidos os entes federados beneficiados pela complementação da União ao FUNDEB, na forma do art. 4º da Lei nº 11.494, de 2007, que atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos, na forma da regulamentação específica a ser expedida pelo FNDE;

    4. Disponham de planos de carreira para o magistério em lei específica;

    5. Diferentemente do que divulga o governo do estado a greve não acabou, até mesmo porque quem deve decidir sobre isto é a categoria, em Assembléia, e embora alguns colegas, aterrorizados com a postura ditadura do Governo RAIMUNDO COLOMBO, estejam retornado às salas de aula, basta fornecer informações precisas sobre estas ameaças que estes retornam ao movimento, e é isso que tem que acontecer;

    6. E por fim, a manutenção do movimento de greve é mais do que necessária, é vital, pois se recuarmos agora dificilmente teremos condições de negociar a construção do plano de carreira, que conforme já explicitado, é requisito para o estado receber verbas do Governo Federal, e o governo, muito provavelmente, irá querer extinguir, ou no mínimo, diminuir nossos direitos adquiridos.

    Desta forma professores, manter a greve é garantir nossa dignidade e mostrar a este governo reacionário, que professor é crítico e sabedor de seus direitos, e que luta por estes, dando assim ao Estado, uma aula de cidadania.

    Art. 34, inc. VI da Constituição Federal de 88

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
    VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;
    Educação | 16/06/2011 | 21h44min

    ResponderExcluir
  23. Espero que as pessoas que vão nos representar( SINTE) não percam tempo para negociar direitos adquiridos (Regência). Na proposta apresentada pelo governo onde tiraram direitos adquiridos, não deveriam ter aceitado e muito menos apresentá-la em Assembleias regionais. NÃO PARA DÁ ACEITAR ISSO… CHEGAAAAAAAAAAAA…

    Entramos em greve para o cumprimento de uma LEI, a do PISO NACIONAL NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO!!!!!!
    Sinto vontade de GRITAR de tanta indignação com esse (des) governo FORA DA LEI, inconsequente, que não valoriza a EDUCAÇÃO, de discurso demagogo.

    QUEREMOS O PISO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    QUEREMOS DIGNIDADE!!!!!!!!!!!!!!!
    QUEREMOS SER VALORIZADOS!!!!!!
    QUEREMOS EDUCAÇÃO COM QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!
    QUEREMOS TECNOLOGIAS NA ESCOLAS!!!!!!!!!!!!!!
    QUEREMOS CONDIÇÕES FÍSICAS ADEQUADAS PARA OS ALUNOS E PROFESSORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    QUEREMOS BIBLIOTECAS PARA INCENTIVO A LEITURA!!!!!!!!!

    CHEGA! CHEGA! CHEGA! CHEGA! CHEGA DE TANTA HUMILHAÇÃO
    CHEGA DE CUMPRIR SÓ DEVERES, QUEREMOS NOSSOS DIREITOS RESPEITADOS!!!!!!
    CHEGA! NÃO AGUENTO MAIS, SÃO QUASE 30 ANOS DE MAGISTÉRIO E ENTRA GOVERNO E SAI GOVERNO TUDO CONTINUA NA MESMA…

    É HORA DE MUDAR! SE NÃO FOR ASSIM, COMO SERÁ O PRESENTE? E O FUTURO!?

    ResponderExcluir