sexta-feira, 17 de junho de 2011

ALESC aprova requerimento ao MEC com providências sobre os recursos do FUNDEB em SC

A deputada Luciane Carminatti (PT) apresentou, e foi aprovado pelo plenário da ALESC, requerimento ao Ministério da Educação solicitando providências em relação aos recursos do FUNDEB em Santa Catarina.

No requerimento, a deputada solicita fiscalização para apurar se os recursos do FUNDEB estão sendo utilizados para o pagamento dos inativos. A Lei estabelece que estes recursos sejam empregados apenas para o pagamento dos trabalhadores do magistério em atividade.

Solicita também providências legais – através de portaria ou instrução normativa - para reforçar as determinações previstas na lei; como também que os recursos do FUNDEB sejam administrados em conta específica, sem serem contabilizados no caixa único do tesouro do estado.

35 comentários:

  1. Que bom ler isso! Pelo menos demonstra que ainda temos alguém pensando nos professores.
    Profª Clarice Bender - Concórdia

    ResponderExcluir
  2. Está faltando comunicação nesta greve. Muita coisa acontecendo para postarem apenas 2 ou 3 textos por semana. Tem que botar pra ferver o blog. Muitos professores dependem dessas informações. Itapiranga hoje reafirmou a greve, mas muitos estavam desanimados por falta de esclarecimentos, imaginando que a vaca estivesse indo pro brejo.

    ResponderExcluir
  3. Bom trabalho da deputada,tem que fiscalizar as aposentadorias por invalidez com salários enormes e ainda os caras trabalhando de novo,por isso não tem dh. para pagar piso. Vergonha para governador e ainda apoiando esses caras heim..

    ResponderExcluir
  4. Salário de professor desconta imposto de renda em S.C.,enquanto que aposentadoria por invalidez de altos salários são isentas,que lei heim ..

    ResponderExcluir
  5. Mas,afinal quem é o responsável por incluir o Fundeb em todo o Bolo, assim desviando recursos do Fundeb? Acusam o Dep. Saretta.
    Precisamos de uma explicação convincente.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da nossa visualização do blog. Ficou show, professor !! parabéns à nossa greve!!!

    ResponderExcluir
  7. SÃO 23H DO DIA 19 DE JUNHO E O BLOG ESTÁ PARADO NO DIA 17. ENQUANTO ISSO, O GOVERNO TRANSMITE NO INTERVALO DO FANTÁSTICO, LOGO EM SEGUIDA DO BLOCO QUE MOSTRA OS GOLS DA SEMANA (QUE COM CERTEZA RETORNARÃO AMANHÃ EM TODOS OS CANAIS), A SUA MENSAGEM PACIFICADORA, JOGANDO A SOCIEDADE CONTRA OS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela nova visualização do blog, apenas gostaria de sugerir que coloquem mais informações sobre a greve, no blog , no site, no twitter, onde mais for possível, pois tudo isso ajuda muito. E também coloquem frases de encorajamento aos professores que estão batalhando por está grande greve.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Que a greve continue firme e forte!!!
    Quando disseram que os professores voltariam correndo para as salas de aula dentro de uma semana com o "rabo no meio das pernas", não contavam com a mobilização histórica dos professores. Parabéns professores catarinenses!

    ResponderExcluir
  10. É inadimissível que agora o então presidente do TRT de SC, venha intervir a favor deste falatrão dizendo que a lei de greve é inconstitucional? Ou as autoridades, se posso chamá-las assim, estão com amnésia ou nãoestão fazendo o papel que é de resguardar o erárrio público que estes senhores desviaram. E ainda querem colocar a classe trabalhadora como algozes e o governo inconsequente, incompetente, etc... como vítima? Estamos em Plutão? Recuar de nossos direitos, nunca!!!!!!!!

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  11. Seria bom mesmo movimentar o blog...FORÇA colegas. Vamos perder dinheiro diante desta manobra de diminuir a Regência. Façam as contas e vejam que será uma perda comsiderável. Que o SINTE se mantenha firme e sempre ao lado dos professores. Entrar em uma greve para perder o pouco que temos? Nunca vi disso, não.

    ResponderExcluir
  12. O blog da greve ficou uma beleza.

    SUGESTÃO : DIVULGAR AS ASSEMBLEIAS REGIONAIS QUE ESTÃO EM GREVE.ISSO SERVE DE MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS.

    MAIS INFORMAÇÃO !!!!!

    MENSAGENS DE ESCLARECIMENTO E ENCORAJAMENTO(NÃO QUE EU ESTEJA PRECISANDO ), MAS SEMPRE AJUDA.

    ELEANDRO S. MAIER ( PASSOS MAIA -SC)

    FIRME NA GREVE.

    JUNTOS SOMOS FORTES!!!! ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  13. SOBRE A ENTREVISTA DO SECRETÁRIO ADJUNTO DE EDUCAÇÃO AO DC -19/06/2011:
    DIZ QUE DESDE O COMEÇO DAS NEGOCIAÇÕES O GOVERNADOR AFIRMOU QUE A REIVINDICAÇÃO É JUSTA! ENTÃO POR QUE A PROPOSTA PRA DISCUTIR A TABELAS SALARIAL É VAGA? POR QUE PROPÔS FAZER CONCURSO SÓ DAQUI A 12 MESES? NÃO ESTAMOS EM ÉPOCA DE CAMPANHAS, PRA SE FAZER PROMESSAS!
    CONTINUA, DIZENDO: QUE A ILEGALIDADE ESTA SENDO ANALISADA PELA PROCURADORIA. ENTÃO NÃO É ILEGAL! É SÓ UMA AMEAÇA. DISSE AINDA QUE JULGA A GREVE DESENCESSÁRIA, MAS EM OUTRO PONTO ADMITE QUE O GOVERNO MUDOU A POSTURA. ORA, SE ISSO ACONTECEU SE DEVE JUSTAMENTE AO ATO DA GREVE, QUE ÉSTAVAMOS EVITANDO ATÉ AGORA, POIS ELES SABIAM QUE HAVIA UMA LEI PARA O PISO DESDE 2008. PORTANTO, A GREVE FOI NECESSÁRIA SIM. QUANDO PERGUNTADO SOBRE O HISTÓRICO DA POLÍTICA DE ABONOS E BAIXOS SALÁRIOS TEVE A INSENSATEZ DE DIZER QUE NÃO PODIA FALAR PELO GOVERNO PASSADO. EIS AI, O NERVO EXPOSTO DAS MAZELAS DA NAÇÃO BRASILEIRA: UM GOVERNO JOGA PRA BAIXO DO TAPETE A SUJEIRA DO GOVERNO ANTERIOR. QUEM PROCURA ASSUMIR UM GOVERNO É POR QUE JULGA-SE NA COMPETÊNCIA DE RESOLVER MELHOR O QUE FICOU PRA TRÁS E NÃO APENAS "DAR DE OMBROS", AFINAL, É ISSO QUE PROMETEM NAS CAMPANHAS, ESQUECERAM DISSO SRS? QUEM PAGA POR ISSO? QUEM SOFRE COM ISSO? ALIÁS, NÃO SEI SE É PREOCUPAÇÃO OU REMORSO QUANDO ELE LEMBRA QUE SE A GREVE ACABASSE AGORA CAUSARIA MENOS PREJUÍZOS AOS ALUNOS. DIGO REMORSO POIS, ELE BEM SABE DOS PREJUÍZOS QUE FOI COMEÇAR O ANO LETIVO MAIS CEDO, NO DIA 72/2011 FALTANDO TANTOS PROFESSORES,COMO SE NÃO SOUBESSEM DO NÚMEROS DE CONTRATADOS PARA PREENCHER A FALTA DE CONCURSADOS,FATO ESTE QUE SE ARRASTOU ATÉ AS VÉSPERAS DA GREVE QUANDO ENTÃO, NUMA SOLUÇÃO DESESPERADA AS VAGAS CHEGARAM A SER PREENCHIDAS POR EX-ALUNOS NO LUGAR DE PROFISSIONAIS FORMADOS. ALGUÉM, AINDA TEM DÚVIDAS DE QUE O GOVERNO ESTA PREOCUPADO COM OS PREJUÍZOS A EDUCAÇÃO? RESPONDA-ME QUEM SOUBER, COMO SERÁ A REPOSIÇÃO DESSE ATRASO? HÁ CASOS DE ESCOLAS QUE FICARAM SEM PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA OS ALUNOS DO III -ANO DO ENSINO MÉDIO, EM PLENO MOMENTO DE ENCARAREM AS PROVAS DO ENEM E OS VESTIBULARES? SOFREM COM ISSO OS FILHOS DESTES GOVERNANTES E SECRETÁRIOS? É, AGORA ENTENDO POR QUE OS BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO AGIRAM DAQUELA MANEIRA! NESTE SENTIDO AINDA ESTAMOS TENDO MUITA PACIÊNCIA!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você, amigo anônimo. As autoridades não esqueçam que paciência também tem prazo de validade frente aos desmandos e surrupiação de erário que vemos todos os dias, e nenhuma "autoridade" tem o discernimento para assegurar o Estado de Direito? Alguém tem saudade do regime de exceção? Eu não. Então agilizem-se (os governantes), porque o caso é sério.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  15. Gostei do blog, realmente ficou muito melhor ... Também gostei do comentário do colega ou da colega para se colocar a agenda das assembleias regionais.
    Santos/S. M. Oeste

    ResponderExcluir
  16. Recado de uma cidadã aos professores: Muita força, muita luz e que sejam vitoriosos. Os professores são formadores de opinião e exemplo para os alunos, futuros cidadãos. Não se abatam e sigam na luta. Se quebram facilmente 5 gravetos, mas não se quebram 50. Sejam fortes, não entreguem os pontos. Se fraquejarem a vitória lhes será negada e a mobilização um fracasso para toda a sociedade de Santa Catarina. Minha família está ao lado dos professores e se houver perda do ano letivo será por culpa do governo do estado.

    ResponderExcluir
  17. Para ficarem felizes o Governo estará descontando 15 dias do salario dos professores......Isso é o que da em querer tudo de uma vez só ...bando de incompetentes..que não sabem negociar.
    burros....Parabéns conseguiram não ter nada...

    ResponderExcluir
  18. O anônimo das 15:08 poderia pelo menos ter um pouco de dignidade com sua própria raça e colocar o nome, pois este blog é para pessoas que expressam as ideias num patamar mais elevado que o senso comum. Abraços.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  19. Ao pessoal que está atrás de informação, tenho tentado contribuir também com o site que mantenho para a escola onde trabalho! Não tem informações tão de dentro como essas aqui do Sinte, mas também está recebendo bastante apoio da comunidade!
    Quem tiver tempo de acessar, é http://www.fazendoturismo.com.br
    Um abraço,
    André
    p.s: ia comentar o que disse a pessoa acima de mim... Aí vi que é outro "Anônimo". Quem se esconde para dizer o que pensa, não merece atenção, muito menos crédito! Desisti...

    ResponderExcluir
  20. CAROS COLEGAS...
    Nós aqui na cidade de Passos Maia, colocamos na rádio LOCAL uma nota de repudio ao comunicado do governo.

    VAI RODAR 10 ANÚNCIOS, PAGOS PELOS PROFESSORES EM GREVE.

    VAMOS DESMENTIR ESSE GOVERNO E ESCLARECER A COMUNIDADE, FAÇAM O MESMO.

    VAMOS A LUTA!!!!

    A GREVE SÓ ESTÁ COMEÇANDO....

    JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!

    ELEANDRO SEBASTIÃO MAIER

    ResponderExcluir
  21. O anônimo das 15:08 deve ser daqueles que usufruem das benécias governamentais. Não há sequer como responder um comentário deste desnível. Fatima

    ResponderExcluir
  22. Este blog está muito devagar. Precisamos animar os colegas. E aí povo querido do SINTE?! Ânimo pessoal. Quando se luta pra valer não se perde batalha alguma.

    ResponderExcluir
  23. Necessitamos de conversarmos, socializarmos mais acerca das falcatruas e desmandos, opressões que este governo está nos impingindo, e que não retrocedermos 1 mm sequer, pois para descarregarem dinheiro nas mídias televisas e escritas tem em cifras altas. Entretanto para pagarem o Piso, digamos miserável ainda,nos oprimem achando que dividirão o movimento. Estes que esperem até 2020 porque "não tá morto quem peleia." E aí sim veremos se existem leis neste país para serem cumpridas e que somos iguais perante a lei ou é tudo balela. Sr. governador, não deixe que o catarinense creia que vsª excelência é ignoranteem números, caso contrário o povo irá acreditar. Pare de gastar com mentiras deslavadas na imprensa e nos pague, já cedemos demais, ou quer que volte o pelourinho? As coisas estão ficando pretas pro lado do seu governo, e que nem iniciou. Já pensou demais, ou as cabeças que pensam por vsª excelência são acéfalas.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul-
    P.S. Se precisar de ajuda com honestidade estamos à disposição.

    ResponderExcluir
  24. Tbm acho que deveria ter postado aqui a situação das regionais, assim dá força para nossos companhieros. Força amigos professores.
    Marylin, Lages

    ResponderExcluir
  25. SOBRE A PREOCUPAÇÃO COM REPOSIÇÃO DE AULAS EM FUNÇÃO DA GREVE: VALE LEMBRAR AQUI, QUE A LOGÍSTICA DA ESCOLA É FEITA DE BIMESTRES, DE ONDE O PROFESSOR DEVE OBTER NO MÍNIMO TRÊS AVALIAÇÕES PARA FECHAR A MÉDIA BIMESTRAL. O IMPORTANTE ENTÃO, É NÃO PERDER O CONTROLE DESSA LOGÍSTICA. OU ENTÃO, ME RESPONDA QUEM SOUBER QUE ESCOLA ESTÁ EXIGINDO DOS PROFESSORES QUE ASSUMIRAM O CARGO QUASE TRÊS MESES DEPOIS DE INICIADO O ANO LETIVO, QUE ESTES RECUPEREM OS DIAS PERDIDOS? QUAIS OS DEDICADOS ALUNOS QUE VÃO SE SUBMETER, POR EXEMPLO, A TER AULAS NOS FINAIS DE SEMANA, PARA SUPRIR ESTE ATRASO, UMA INGERÊNCIA DO ESTADO? ALGUM PAI COBROU POR ISSO? NÃO VEJO NINGUÉM CRITICAR ESSE PÉSSIMO INÍCIO DE ANO LETIVO,O PIOR DA ÚLTIMA DÉCADA. GUARDEM OS NOMES DESTES POLÍTICOS, POIS ELES VÃO E VOLTAM!
    21 de junho de 2011 14:52

    ResponderExcluir
  26. Parabens burros ....olhem teus holerites....e vejam o desconto....de no minino 1300 reais.....bando de incompetentes....que alem de negociarem um pouco de cada vez querem tudo "OLHO GRANDE" ........QUERO VER AGORA...IRÃO FAZER OUTRA GREVE PARA RECUPERAR ISSO.....BURROS....OTARIOS...

    ResponderExcluir
  27. vc aí dv ter algum problema! vc das 15:45 ou é aquele que esta descontando. Não pense q isso, o desconto, vai ser decisivo para a greve, e por favor, estude, cresça e perceba o mundo que existe além do seu umbigo.
    Lucia Ferreira

    ResponderExcluir
  28. Dona Lucia....provavelmente vc deve ter uma pessoa q te sustenta. por esse motivo não esta nem ai...para o desconto...pois deve usar o salario só para futilidades....mais pense em pessoas que precisam desse salário para o sustento...
    Eu concordo com a Greve só acho que tiveram varias propostas e vcs alem de tentar entrar em um acordo para o governo pagar em varias partes não querem tudo..."OLHO GRANDE"

    ResponderExcluir
  29. VOCÊS PERCEBERAM COMO A MÍDIA(LEIA-SE RBS), MUDOU O FOCO_QUE NÃO ERA LÁ ESSAS COISAS, DA GREVE DO MAGISTÉRIO PARA A INTERMINÁVEL E JÁ CONHECEDORA SITUAÇÃO DE TODOS, DUPLICAÇÃO DA BR-101-SUL? DIZENDO QUE O GOVERNADOR FOI A BRASÍLIA SOLICITAR MAIS VERBAS PRA ESSA IMPORTANTE OBRA E ENCOSTANDO COM A MENSAGEM QUE O ESTADO TEM VEICULADO DE QUE SERÁ IRRESPONSABILIDADE IR ALÉM DA PROPOSTA APRESENTADA AO MAGISTÉRIO, O QUE ACHAM QUE ELES QUEREM DIZER COM ISSO?

    ResponderExcluir
  30. pq vc não se identifica? Claro que não é prof. está comemorando o desconto, e claro q o dinheiro me faz falta, mas já sabia dos desandos de nosso governo. O que disse é que o desconto não vai ipedir a greve. Não somos "OLHO GRANDE" ESPERAMOS DOIS ANOS, DOIS ANOS NÃO SERVEM??????

    LUCIA

    ResponderExcluir
  31. Ao nosso anônimo das 17:09:
    Você sabe o que significa STF?
    Você concorda QUE LEI É PRA SER CUMPRIDA?
    estou pensando que vc acha que lei deve ser cumprida desde que não interfira nos interesses particulares de alguns segmentos da sociedade, em especial os da elite!Sim, pois quando alguém diz que cumprimento da lei, só por que se refere a salário de uma classe pra lá de desprestigiada, que virou babá de crianças mal educadas, síndicos de escolas ultrapassadas, e depredadas é "olho gordo" significa que vc concorda com que o dinheiro público, seu dinheiro, escoe pelo ladrão_literalmente, pra bancar aposentadorias faraônicas de orgãos, como por exemplo, a Assembléia legislativa!Que milhões sejam gastos na recuperação de uma ponte que em nada irá resolver os problemas urabanos da cidade, que sejam jogados em licitações sem comprometimento de qualidade como os da duplicação da BR-101 sul, que já se arrastam por quase uma década!Tá entendendo por que as coisas básicas se arrastam no nosso país? Nós queremos negociar coma lei! enquanto isso não mudar, nada muda nesse país!Eu mesmo, enquanto professor, para ser coerente com a logica de meu país teria que dizer aos meus alunos: nem toda lei e pra ser cumprida...negociem, barganhem!"O negócio e levar vantagem ,certo?!" Errado! Se for assim, prefiro trocar de carreia!

    ResponderExcluir
  32. Os comentários do anônimo das 15:57 são irrelevantes frente a magnitude e dignidade pelo que lutamos, simplesmente para que a lei seja cumprida!!! Gostaria que esta pessoa soubesse que este blog é para pessoas que tem uma macro-visão de mundo, direitos, deveres, enfim, cidadania. Se quiser, junte-se a nós para a grande virada em cima destes políticos corruptos, inconsequentes, e que infelizmente você não consegue enxergar. Venha, vamos lutar juntos com dignidade e classe! Abraço.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  33. Peço que o sindicato me responda se é legal os descontos, não nos cabe recorrer? Peço que os advogados do SINTE nos mostre que providencias tomar.

    Prfª Lucia

    ResponderExcluir
  34. Meus parabéns Daniel. O vídeo está ótimo, além de ser lúdico, ensina aos que não sabem das falcatruas dos governos, e desde agora, que quer enfiar goela abaixo a "CONSTITUIÇÃO DO VIRACOPOS" à classe do magistério. Eles que parem de choramingar pela incompetência e nos paguem o que é devido. Abraço Daniel, muito bom.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  35. Não alimentem os trolls...

    Aquele/a é pau mandado. Ignorem.


    Lia/fpolis

    ResponderExcluir