quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nota de Repúdio ao Jornal Diário do Iguaçu

O SINTE/SC vem a público repudiar uma Charge publicada no dia 09 de agosto de 2012, no Diário do Iguaçú, da cidade de Chapecó.
Vejam a Charge:


Está mais do que claro a postura discriminatória e preconceituosa deste veículo de comunicação, com relação as cotas para estudantes de escolas públicas para ingresso nas Universidades Federais.

O SINTE afirma que o Jornal faltou com respeito e ironizou a Educação Pública em especial os estudantes, muitos que vem de familias pobres, que lutam diariamente por sua sobrevivência e tem sim, como qualquer outro, o direito a uma educação de qualidade. Tem direito a entrar numa Universidade, de participar de todos os espaços de conhecimento e democracia, como qualquer jovem de classe média ou alta que tem acesso a caros cursinhos pré-vestibulares, o que facilita sua entrada nas Universidades.

Apesar do pensamento editorial desse meio de comunicação, foi divulgado o alto índice alcançado pela Educação de Santa Catarina no IDEB, caso não seja de conhecimento do Jornal. Por isso, a importância de veículos de comunicação sérios e comprometidos com a sociedade em apurar os fatos, e principalmente primar pelo princípio básico do Jornalismo que é a imparcialidade e a obrigação social de informar.

Um veículo tendencioso e preconceituoso não deveria fazer parte da leitura diária dos catarinenses. Esperamos que a direção desse Jornal se retrate, pois pais, alunos e professores de Chapecó e região estão revoltados pela desqualificação da escola pública apresentada na referida Charge. Esperamos ainda que o Jornal não volte a tratar de qualquer questão de forma discriminatória e desrespeitosa.

2 comentários:

  1. Se existissem mais médicos com sua base educacional na escola pública, haveria mais competência unida à humanidade nos atendimentos clínicos, pessoas que realmente fariam medicina por vocação e amor... não só por dinheiro e status...uma vergonha essa charge!!!

    ResponderExcluir