quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Escolas da Regional de Caçador sofrem com violência e vandalismo



Não é de hoje, que a regional do SINTE de Caçador denuncia e pede ajuda ao Governo para garantir a segurança de professores e alunos nas escolas da região. Contudo, nada foi feito, e a cada dia, a situação fica mais preocupante e a comunidade escolar é obrigada a conviver com o medo.

São professores agredidos verbalmente e fisicamente, como aconteceu na EEB Dante Mosconi, no mês passado, quando o professor Paulo Roberto Gonçalves foi atingido e ferido por uma barra de ferro, ao tentar separar a briga entre alunos e um grupo de ex-alunos que invadiram a escola. Ainda há casos de professores ameaçados com armas de fogo.  Segundo relato da Coordenadora do SINTE Caçador e especialista na escola Dante Mosconi, Ilone Moriggi, a situação não é uma novidade.

De acordo com ela, são constantes os atos de violência e vandalismo em várias escolas da região, o que vem causando pânico entre os trabalhadores em educação, alunos e pais, estes que inclusive, fizeram um abaixo assinado, pedindo para que o Governo instale câmeras de segurança e contrate um vigia. “Pedimos segurança nas escolas devido à invasão de ex-alunos que não respeitam a direção nem os professores. Não é a primeira vez que vândalos entram na escola para roubar, colocam fogo nos corredores e assustam as crianças com atos agressivos”.

Segundo Ilone a escola enviou pedido oficial ao Governo, junto com o abaixo assinado dos pais, porém a resposta foi negativa. No Ofício Circular nº114/12, o Governo afirma que conhece a situação crítica da segurança nas escolas, mas que encontram sérias dificuldades em atender as inúmeras solicitações dessa natureza, pois possuem limitações financeiras. “Esclarecemos que diante dessas limitações e da necessidade de conter as despesas, a SED reduziu os valores dos contratos de prestação de serviços de vigilância, o que ocasionou a diminuição do número de postos e pontos de vigilância”. (Conteúdo do Ofício)

Para o SINTE/SC é inadmissível que o Governo não atenda esses casos com a seriedade a qual merecem, pois todos os dias profissionais, crianças e adolescentes correm perigo ao frequentarem a escola, é uma questão urgente. É responsabilidade do Governo, proteger os trabalhadores e alunos que estão dentro da instituição pública. A vida do ser humano não pode entrar no “corte de despesas”.

Ilone afirma se sentir abandonada pelo Estado, diz ter medo por seus alunos. “Nunca ninguém sabe o que pode acontecer. Na saída um pede para o outro que vá olhar lá fora para ver se não há ninguém a espreita. O medo se espalhou pela escola”.

Contatos:
Alvete Pasin Bedin – Coordenadora Estadual SINTE/SC
(49)9126-1380 (48)9177-3304
Janete Silva – Vice-Coordenadora Estadual do SINTE/SC
(48)9931-1960 (48)9178-9477
Anna Julia Rodrigues – Secretária Geral SINTE/SC
(48) 9178-7029

Graciela Caino Fell
Jornalista Profissional
MTB: 000455SC
ASSESSORA DE IMPRENSA SINTE – SC
(48) 9178-9026/ 3224-6257

Um comentário:

  1. Não é a toa que o lema do sr. Raimundo era "As pessoas em primeiro lugar", e do seu padrinho político sr. Luiz Henrique "Por toda Santa Catarina". Então está aí, sras. e srs., eles estão colocando em prática as políticas públicas voltadas à Educação, Segurança e Saúde de que tanto falaram que fariam caso eleitos. Podem ver que tudo está ao léu... Não sabem em que frente atuar, o que o catartinense está precisando, porque ou são e foram maus administradores respectivamente, ou não sabem escolher as pessoas capacitadas e competentes nas devidas funções para auxiliá-los na administração do estado, em outras palavras, administrar nosso dinheiro advindo dos impostos. Pelo contrário, fizeram de SC um cabidaço de emprego, a começar pelas SDRs, que era para agilizar os trabalhos. No entanto, muitas vezes o erário público perde-se nestas secretarias.
    Sintetizando rapidamente, o circo está armado, e o palhaço que puder mantenha-se em pé no picadeiro, pois os que estão na esfera estadual e seus apaniguados já estão lá. Ou temos outras alternativas, já a começar pela esfera municipal.
    Porque LEI, esses srs. não respeitam.
    P.S. Sem esquecer que tiveram e têm o apoio de um sr. de nome Pavan.
    Abraços.

    ResponderExcluir