terça-feira, 3 de abril de 2012

Secretário de Educação não negocia e pede nova audiência

Governo não apresenta nenhuma proposta para o SINTE


Em uma reunião tensa, com os nervos a flor da pele, Governo do Estado e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina não entraram em acordo. Logo no início da audiência o Secretário de Educação Eduardo Deschamps declarou que esperava uma nova proposta do SINTE, o que chocou os diretores da entidade presentes no encontro. 

Alvete Bedin, Coordenadora Geral do SINTE declarou ao Secretário: "Esta é uma reunião de faz de conta, depois de duas semanas de espera pela negociação, a proposta já rejeitada por unanimidade na assembleia estadual ainda é a mesma? A categoria não está em sala de aula esperando o nada, eles querem uma proposta, se isso não acontecer é greve no dia 17 de abril". O Governo continua com a proposta de parcelamento do reajuste de 22,22%, 8% já concedidos este ano, e o restante para pagamento sem data marcada em 2013 e 2014.

No decorrer dos debates Joaninha de Oliveira, Secretária de Políticas Sociais e de Gênero do sindicato, disse que quando Eduardo foi Secretário Adjunto da Educação ouviu dele que o Governo ia cumprir o reajuste do piso na tabela salarial, não achatando o plano de carreira dos professores. Não há justiça nessa fórmula de reajuste, não existe nenhuma lógica pedagógica para o magistério Estado. 

Para todos os membros do sindicato a proposta do Governo fere a categoria. "Somos professores, nos graduamos, nos especializamos, porém os profissionais dos níveis 1 ao 7 recebem o mesmo salário, seria mais educado o Estado negociar respeitando a tabela, levando em conta o tempo de serviço e a capacitação contínua de vários educadores".
Diante dos fatos o secretário propôs uma nova audiência, marcada para o próximo dia 09 de abril, quando quer "abrir"os números do Governo para o Sindicato e mostrar porque não podem aceitar a proposta da classe dos professores. "O Governo propôs uma mesa de negociações, o sindicato quer dialogar, mas queremos propostas por parte do Estado, que seja cumprido o acordo de greve feito no ano passado", declara Alvete.

Outra questão apontada pelo SINTE foi a repressão aos professores que fazem parte ou que querem aderir ao movimento de greve. Eles são coagidos e ameaçados, recebem faltas se participam de atos do sindicato, além da proibição da entrada da entidade sindical nas escolas.

Assessoria de Imprensa SINTE
9178-9026
gracielafell@gmail.com

19 comentários:

  1. O que o Sinte está esperando para entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra o governo? Se o Governador e seu secretário não cumprem uma lei federal devem ser punidos. Movam uma ação e tenho certeza que o magistério assinará em peso. É hora do SINTE rugir e não ficar miando como gatinho maltratado. Vamos á greve, mas vamos ao judiciario também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, meu amigo. Assim poderemos saber se o judiciário é justo ou injusto!
      Abraços.

      Excluir
  2. SINTE...

    NÓS ESPERÁVAMOS QUE VOCÊS TIVESSEM LEVADO A CONTRA-PROPOSTA AO DESCHAMPS, MAS NÃO O FIZERAM, PQ?????

    ResponderExcluir
  3. A contraproposta do SINTE/SC é a aprovada na Assembleia Estadual, 22,22% para todos.

    Já temos ação na justiça desde o ano passado, mas a previsão é de pelo menos 5 anos até o julgamento final, apenas aqui em SC. Se for para o STJ e STF, mais outro tanto. Não tem como ficarmos esperando tanto tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://acts-mobilizacao-sc.blogspot.com.br/

      Prof. Moura diz:
      Diante de um cenário em que o próprio Governador não é um cumpridor de leis; diante da constatação de que esse governador declarou guerra contra a Educação do seu próprio Estado; diante dos dados mediocres de sua administração, tão recente mas já tão retrógrada e perniciosa; proponho irmos além das justas reivicações. Devemos ultrapassar nesse momento a esfera dos embates classistas e nos mobilizar para exigir a abertura do processo de Impeachment contra o atual governo de SC. Não podemos aceitar um governo que deliberadamente descumpra as leis. Isso por si só já é motivo suficiente para que seja desempossado. Se em apenas um ano no cargo, essa administração já infringiu tantas leis, isso nos dá uma amostra de como serão os p´roximos anos. A sociedade catarinense não pode esperar tanto para se livrar dessa aberração política. Coragem, povo catarinense. Impeachment já!!!

      Excluir
    2. Venho batendo nessa tecla desde o ano passado !

      Excluir
  4. Nós não devemos mandar contra proposta, o governo é que nos deve. CUIDADO COM A IDEIA DE INCORPORAR A REGÊNCIA DE CLASSE!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. VAMOS CONSTRUIR A GREVE DIREÇÃO. SE OS 17 DIRETORES FOREM PARA AS ESCOLAS AINDA DÁ TEMPO DE CONSTRUIR A GREVE, ALIÁS, DEVERIAM ANTECIPAR A ASSEMBLÉIA PARA A PRÓXIMA SEMANA, NÃO TEMOS MAIS O QUE ESPERAR.

    ResponderExcluir
  6. Quero afirmar que a posição do SINTE-SC em relação a Audiencia é correta, visto que pretendemos e aprovamos em assembleia estadual. e mesa de negociação, claro...esperamos que o Governo venha agora apresentar uma proposta real e coerente ao magistério e sempre lembrar O PISO É LEI e deve ser aplicado como salario inicial de vencimento e na carreira.
    Outra coisa fundamental..aos leitores de plantão...quando responder coloquem o seus nomes...Anonimos é totalmente incorreto...ja que estamos num processo de negociação é importante que o nosso sindicato saiba quem esta escrevendo. exigimos postura, tenhamos tb.

    Luiz Alberto - Professor Floripa

    ResponderExcluir
  7. A GREVE está em andamento, vamos construí-la coletivamente (Membros a Executiva, Regionais, Municipais do SINTE-SS, representantes de escolas...TODOS). Professor..se vc estiver de folga, entre em contato com sua Regional e participe da agenda de visita as Escolas.

    Sandro

    ResponderExcluir
  8. Devemos fortalecer nossa categoria, ficamos bastante desmotivados com os acontecimentos passado, passou, agora são tempos novos vamos iniciar essa mobilização por mais difícil que esteja sendo, ficar parado ou desistir é entregar-se para sermos massacrados pelo governo.

    Professora Márcia Carrinho Muniz

    ResponderExcluir
  9. A autocracia já é de tempos impingida, também por este governo. As propostas expostas por este governo é desonesta e hilária, creio que pensam estar brincando com crianças...
    O não cumprmento do acordo firmado ano passado, não nos dá outra alternativa, senão pararmos indefinidamente, independentemente do número de adesões. No entanto, nossos pares não podem deixar coagir-se, caso contrário, cabe uma pergunta: O que estão ensinando, orientando aos seus alunos? Serão este cidadãos de bem futuramente?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Pois eu assisti a um fato no minimo constrangedor. Uma professora de Mafra, totalmente a favor de lutar pelos nossos direitos em uma greve, depois de ir a uma reuniãozinha com o Debochamps, voltou cantando loas e glórias ao secretário e ao governo. Dizendo que realmente em 8 anos de governo do PMDB, ninguém ousou sequer aventar a hipotese de greve, e agora ninguém dá espaço para esse pobre político que está tentando arrumar Sta Catarina. E falou mais, disse que em dez anos, notem bem, dez anos, esse é o melhor secretário de educação que tivemos em Sta Catarina. Que vamos fazer? Sentar a marreta numa professora dessas? Professora Eliana-Mafra

    ResponderExcluir
  11. A GREVE É UM DIREITO CONSTITUCIONAL.AS CONSEQUÊNCIAS QUE ELA VAI CAUSAR É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO.QUEM NÃO CUMPRE A LEI DEVE ARCAR COM TUDO O QUE POSSA ACONTECER.OS PROFESSORES NÃO TÊM QUE APRESENTAR PROPOSTA ALGUMA. O GOVERNO TEM QUE APLICAR OS 22,22% SOBRE O VALOR DO PISO E FIM DE PAPO.

    ResponderExcluir
  12. Me responde uma coisa, um professor ACT Habilitação 100 vai ter aumento se ele pagar os 22%? Vai ser 22% para todos? ou só para os efetivos?

    ResponderExcluir
  13. VEJA A TABELA DESCOMPACTADA.
    Esta é a PROPOSTA, ou seja, o simples cumprimento da Lei.
    .
    www.acpsc.blogspot.com.br
    .

    ResponderExcluir
  14. O SINTE devia disponibilizar a tabela descompactada BEM VISÍVEL para que todos tenham plena noção de quanto o Governo deixa de nos pagar todo mês.
    Publiquem a tabela na primeira página.

    ResponderExcluir
  15. Como já era de se esperar. Este dr. Semchamps(fazedor de concreto armado), quer novamente armar uma cambuca de concreto para os professores e os menos desavisados, ou ingênuos, caem como patinhos. Muitas vezes indago-me: Que tipo de aula um colega desses ministra para seus alunos!!! Críticos, medíocres, enleivados, insandecidos...? Porque acreditar que esse governo irá cumprir o acordo do ano passado, é no mínimo hilariante. Um governador que desrespeita o JUDICIÁRIO? Existe judiciário em SC? Infelizmente este governo foi antecedido pelas mesmas pessoas que não têm amor por Santa Catarina, caso contrário, teria resolvido esta pendenga. E olha que a LDB está por completar 20 anos... É brincadeira, não é mesmo?
    Não temos outra saída, caso o governo insista nesta imbecilidade de proposta indecente. A greve será inevitável.
    Não nos vendemos por trezentos quilogramas de sal!
    "Os poderosos poderão esmagar as rosas, mas não podem deter o resplendor da primavera."
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Por que o SINTE não atualiza diariamente o blog????? A gente precisa ficar informado sobre o que está acontecendo nas negociações com o governo!

    ResponderExcluir