terça-feira, 4 de outubro de 2011

Diretrizes para a reconstrução do Plano de Carreira dos Trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina


                                               
O Conselho Deliberativo do SINTE/SC, reunido nos dias 30/09 e 01/10, no município de Campos Novos, encaminhou diretrizes para reconstrução do Plano de Carreira dos trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina, conforme segue abaixo:

DO INGRESSO:

 1 – O Estado deverá realizar concurso público de ingresso ao magistério, a cada dois anos, através de provas e títulos, conforme previsto no Plano de Carreira;

2 – Ao ingressar na carreira, o concursado assumirá de acordo com a sua titularidade (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado);

3 – Deve ser realizado concurso público de ingresso no magistério sempre que:

a) O número de ACTs alcançar 10% dos cargos efetivos;

b) Sempre que o número de cargos em vacância alcançar 20% dos cargos previstos;

DA CARREIRA:

1 – A carreira terá 5 Níveis: formação de Magistério,  Curso Superior, Especialização, Mestrado e Doutorado ( o atual nível de licenciatura curta será um nível em extinção);

2 – Cada nível terá 9 referências: A, B, C, D, E, F, G, H, I com a diferença de 5,5% entre elas;

3 – A diferença entre o nível de Magistério e o nível Superior não será inferior a 63%;

4 - A diferença entre nível Superior com Especialização não será inferior a 20%;

5 – A diferença entre nível Superior e Mestrado não será inferior a 50% (em relação ao nível superior);

6 – A diferença entre Mestrado e Doutorado não será inferior a 30% em relação ao Mestrado;

7 – O vencimento inicial nunca será inferior ao valor do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional).

DA PROGRESSÃO

1 – A progressão nos níveis se dará a qualquer tempo quando o profissional adquirir nova habilitação;

2 – O percentual de progressão horizontal até o final da Carreira no nível de formação não será inferior a 50% (passar para mesma referência no novo nível);

3 - A progressão nas referências se dará a cada 3 anos, com 80 horas de aperfeiçoamento;
 ou
a progressão nas referências se dará anualmente com 40 horas de curso de aperfeiçoamento, financiada preferencialmente  pelo estado com autonomia da escola.
 
DAS GRATIFICAÇÕES

1 – Fica garantida a gratificação de triênio de 6% a cada 3 anos de dedicação no sistema;

2 – Ficam garantidas todas as gratificações da carreira do magistério;

3 – Discutir critérios nas assembleias regionais para as demais gratificações: Dedicação Exclusiva na rede estadual (40hs), Insalubridade (a partir do que estabelece a legislação);  Difícil acesso e Periculosidade.


DAS LICENÇAS

1 – Licença- prêmio de 90 dias a cada 5 anos;

2 – Licença Sabática, de um ano a cada 7 anos de dedicação, para aperfeiçoamento profissional, com garantia de remuneração integral;

3 – Garantia de licença remunerada para cursar Mestrado ou Doutorado.

DA JORNADA

1 – A jornada integral será de 40 horas aula, permitindo-se a proporcionalidade da carga horária em 10hs, 20hs e 30hs, com gratificação de Dedicação Exclusiva, sendo 1/3 destinada para hora-atividade, conforme a Lei do PSPN.

Dos Cargos

1 – Todos  os profissionais do Magistério serão considerados como cargos de Professor, e serão diferenciados pela função que exercerem na escola (supervisor, administrador, orientador, AE e ATP);

2 - Cargo de funcionário administrativo (grupo de apoio da escola -bibliotecário, vigia, servente e merendeira).


4 comentários:

  1. NÃO COMPREENDI MUITO BEM COMO FICA A SITUAÇÃO DOS AES JÁ QUE TODOS SÃO CONCURSADOS PELO QUADRO DO MAGISTÉRIO E TBÉM SÃO PROFESSORES. OU SEJA, NUNCA PERTENCERAM AO QUADRO ADMINISTRATIVO.

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  2. noticia do interesse do Depto Juridico
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/movimentos-sociais-que-discutiriam-criminalizacao-sao-barrados-no-senado.html

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  3. As licenças/afastamentos para estudos de pós,em quaisquer níveis[especialização, mestrado e doutorado], incluindo a 'sabática' que 99% dos professores não sabem o que é, nem os fãs de Paulo Coelho, terão a garantia de contratação de um substituto para o lugar dos que se licenciarão? ou vai continuar a safadeza histórica de jogar o serviço (as aulas!) de quem sai nas costas de quem fica, alegando ter de preencher cota ( que era de 32aulas/40h)? Sempre alguém servindo de escada, né? Dessa exploração não sofro mais, graças a Odin! Os novos que fiquem "espertos" e não carreguem pianos para alguns melhorarem seus bolsinhos sem dividir nada...Já chega os que não estudaram, só tem Magistério, que levaram uma bolada de aumento nas costas dos que estudaram e, parece, o nível Magistério continuará no Plano Novo,ou não? Por que não acabam logo com isso se está previsto em lei?

    Os triênios voltariam a ser de 6%, cortado no governo Kleinubing, para todos os professores ou somente daqui para frente? Caso seja somente daqui para frente, como ficam os inativos que já nem tem mais como voltar à ativa e usufruir de tal 'reconquista' (6%), já que as demais 'conquistas' como insalubridade, periculosidade e difícil acesso nunca tiveram, ou melhor, estavam subentendidas da falecida GRC que foi encolhida e nada mais era do que os antigos pó de giz e pó de estrada?

    Se os benefícios não forem retroativos atingindo os inativos, que compensações estes terão? auxílio-funeral?rsrsr ;)

    Imaginando que aprovem o Novo Plano do jeito que 'sonham', ele seria implementado em quantos anos? ou o parcelamento está fora de cogitação depois de já termos perdido muito desde 2008 com a lei do Piso, sem a menor chance de recuperar os atrasados, nem na Justiça?

    Resumindo, os ganhos no suposto Novo Plano de Carreira alcançarão inativos ou só ativos? Já estamos perdendo o auxílio alimentação[ que aposentado não come, mas toma remédios, sem auxílio farmácia], então, no que estaremos dentro ou ficaremos de fora, já que Fundeb é só para ativos?

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  4. Lia, Todas estas questões estão postas para discussão nos seminários regionais;

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