terça-feira, 14 de junho de 2011

CARTA ABERTA II - Esclarecimentos à categoria sobre a greve do magistério (corte do ponto, reposições e demissões de professores efetivos e ACT’s)

Prezados Companheiros do Magistério Estadual,

A pedido do Comando de Greve, a Assessoria Jurídica do SINTE/SC vem novamente a público, por meio da presente carta aberta, prestar novos e  necessários esclarecimentos à categoria, no sentido de reforçar a greve como  um legítimo e justo movimento dos trabalhadores da educação, na luta pela  implantação da Lei do Piso Nacional.

Seguem, portanto, os esclarecimentos, a serem divulgados à toda categoria,  tanto por e-mail como por informe na imprensa e etc, inclusive como forma de  defender a categoria contra as pressões da Administração Estadual, pelo retorno à atividade, sobretudo no caso dos Professores ACT's.

No mais, reiteramos que uma categoria forte é construída por meio da luta na  defesa de seus direitos! E o Jurídico do SINTE procura estar sempre firme e  atuante no amparo jurídico da categoria nessa luta!

Cordial abraço a todos,



CARTA ABERTA II

ESCLARECIMENTOS À CATEGORIA SOBRE A GREVE DO MAGISTÉRIO (CORTE DO PONTO, REPOSIÇÕES E DEMISSÕES DE PROFESSORES EFETIVOS E ACT’S)

Florianópolis, 14 de junho de 2011.

Prezados Companheiros do Magistério,

Diante de uma série de dúvidas, em decorrência da divulgação, pela mídia, de  que o Governo Estadual estaria disposto a “radicalizar” sua postura,  cortando o ponto dos trabalhadores grevistas e buscando na Justiça a  ilegalidade da greve, bem como diante de denúncias concretas de ameaças  nesse sentido, a Assessoria Jurídica do SINTE/SC volta a encaminhar a todos  os membros da Categoria do Magistério Estadual, novamente a pedido do  Comando de Greve, relevantes esclarecimentos sobre tais questões, nos  termos seguintes:

1. Vale ressaltar, novamente, que a Greve dos Trabalhadores do Magistério  tem proteção constitucional (art. 9º e do art. 37, VII da Constituição Federal) e já foi, inclusive, garantida pelo Supremo Tribunal Federal  (Mandado de Injunção n. 708).

2. Não se pode, da mesma forma, esquecer que temos uma greve diferenciada.  Mais do que buscar melhores condições de trabalho e remuneração, essa greve  representa a reivindicação justa e legítima pela aplicação da Lei do Piso  Nacional, já declarada constitucional pelo STF (ADI n. 4167).

3. Portanto, como acusar de ilegal uma greve que nada mais pretende do que a  observância de uma Lei Federal? Não há nessa greve qualquer excesso ou  ilegalidade. Há sim a busca dos legítimos direitos da categoria do magistério.

4. E mais: a Assessoria Jurídica do SINTE/SC afirma que todos os trâmites e procedimentos necessários para a regular deflagração da greve foram  integralmente observados! Houve, inclusive, prévia notificação do
Excelentíssimo Senhor Governador do Estado e do Excelentíssimo Senhor  Secretário de Estado da Educação, como manda a lei. A greve é, portanto, legal e legítima!

5. Nesse sentido, qualquer ameaça de corte de ponto dos trabalhadores  grevistas, bem como a sua efetiva implantação, representa clara e inegável  ofensa ao direito de greve, o que ofende sim a Constituição Federal.

6. Ademais, havendo o corte do ponto, sem negociação ao final pelo abono das faltas e reposição das aulas, o próprio calendário letivo poderá ser prejudicado e até inviabilizado. Certamente, se isso ocorrer, os
trabalhadores estarão desobrigados da reposição das aulas. Se receberem falta injustificada não haverá dever de reposição. O prejuízo nesse caso será inestimável, alcançando toda a Sociedade catarinense!

7. Cabe, ainda, esclarecer que ninguém poderá ser demitido (Trabalhador efetivo/estável) ou dispensado (Professor ACT), por conta de “faltas de greve”.

8. A “falta de greve” não é uma falta comum (injustificada). Não caracteriza, portanto, “abandono de cargo” para fins de demissão. Segundo vários precedentes judiciais, o abandono de cargo, para fins de demissão,
exige a comprovação de que o servidor teve a intenção de abandonar o serviço público (anumus abandonandi). Segue, apenas para exemplificar, a decisão do Superior Tribunal de Justiça:

ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO. DEMISSÃO POR ABANDONO DE CARGO. ANIMUS ESPECÍFICO NÃO DEMONSTRADO. ARTS. 132, INC. II, E 138 DA LEI 8.112/90. PEDIDOS DE LICENÇA POR MOTIVO DE AFASTAMENTO DO CÔNJUGE E DE RECONSIDERAÇÃO DO ATO QUE NEGARA CESSÃO PENDENTES DE APRECIAÇÃO NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO. SEGURANÇA CONCEDIDA. 
1. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça mostra-se pacífica quanto à necessidade de que a Administração demonstre a intenção, a vontade, a disposição, o animus específico do servidor público, tendente a abandonar o cargo que ocupa, para que lhe seja aplicada a pena de demissão. (MS n. 10150/DF, Relator Min. ARNALDO ESTEVES DE LIMA, TERCEIRA TURMA, julgado em 23/11/2005, DJE 06/03/2006) (grifou-se)

9. Portanto, não se pode aceitar que as “faltas de greve”, não havendo negociação ao final para reposição das aulas, sejam consideradas para fins de demissão (Trabalhador efetivo/estável) ou dispensa (Professor ACT), por abandono de cargo ou função. O disposto no art. 167, II  e § 1° da Lei Estadual n. 6.844/86 (30 dias consecutivos ou 60 dias  intercalados de faltas injustificadas) e no art. 13, V da Lei Complementar  n. 456/09 (03 dias consecutivos ou 05 intercalados de faltas injustificadas)  não podem ser aplicados para os casos de “faltas de greve”.

10. Inclusive no caso de Contrato Temporário de Professor ACT, dispensado  por conta de fim de contrato durante a greve, não sendo caso de retorno do  Professor Titular para a disciplina, poderá ser buscada a sua regular renovação, via “procedimentos internos” nas Escolas e nas GERED, já que essa era a prática antes da paralisação, comprovando-se que o contrato somente não foi renovado por conta da greve, o que seria ilegal.

Com esses novos esclarecimentos, a Assessoria Jurídica do SINTE/SC reitera a legalidade e legitimidade da greve, sendo que os prejuízos porventura  sofridos pela categoria, coletiva ou individualmente, deverão ser objeto de  futuras análises. Lembramos a aplicação da Lei do Piso Nacional reflete a  justa e legítima pretensão da categoria, que não pode sucumbir a pressões  casuísticas e totalmente ilegais e inconstitucionais.

Reiterando os votos de elevada consideração a toda a Categoria do Magistério Público Estadual, colocamo-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos e encaminhamentos.

Cordialmente,


Alvete Pasin Bedin
CCoordenadora Estadual

Aldoir José Kraemer
Secretário de Assuntos Jurídicos e Trabalhistar

Sérgio da Silva Cristóvam
Advogado do SINTE/SC
Professor Universitário. Mestre e Doutorando em Direito/UFSC.

Marcos Rogério Palmeira
Advogado do SINTE/SC
Professor Universitário. Mestre e Doutor em Direito/UFSC.

144 comentários:

  1. Se o Governador descontar os dias paralizados, ao meu entender, não somos obrigados a repor as aulas...

    ResponderExcluir
  2. Alguém pensa nos alunos? Que na verdade são os maiores prejudicados??????

    ResponderExcluir
  3. Os professores pensam sim nos alunos ,quem ñ está pensando na educação como um todo é o governo.

    ResponderExcluir
  4. Os professores a vida inteira pensaram nos alunos, que me desculpem muitas vezes não nos respeitam como "gente" esta na hora dos professores pensar em si mesmos, para depois ir pra sala de aula e sim trabalhar com orgulho de ser PROFESSOR. Vamos lá categoria juntos somos fortes.

    ResponderExcluir
  5. Não vamos desistir !!! Greve nunca é fácil, agora é hora de reagir!!! VAMOS A GREVE ! VAMOS EM LAGES ! VAMOS NOS FAZER OUVIR!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A GREVE CONTINUA.
    JUNTOS SOMOS FORTES...

    ResponderExcluir
  7. Twitter do @moapereira moacir pereira
    Governador Colombo deu sinal verde para um acordo com os professores. Sinte propôs documento com compromisso de descompatação salarial.
    Descompatação? 0_o

    ResponderExcluir
  8. Eu to em casa ja faz quase um mes e eu tenho dificuldade e agora se voltar as aulas vai ser uma correria para repor as aulas, cara eu nao vou aprender nada.
    Os alunos que vao sair perdendo, os professores nao porque eles vao ganhar o dinheiro e a gente.?

    ResponderExcluir
  9. Pelo menos agora a máscara caiu, e todos sabemos o que eles pensam da educação dos jovens que não podem pagar e de nós professores, espero que quando chegar as eleições todos se lembrem de tudo o que tem acontecido nestes tempos difíceis.

    ResponderExcluir
  10. Jéssica - Joinville15 de junho de 2011 às 11:12

    É como disseram acima, nós alunos somos os mais prejudicados. Antes da greve foi marcada uma prova, eu que já estav com dificuldades agora não lembro mais nada, por não praticar. Mas quando a greve retornar a prova vai acontecer de qualquer jeito. Mas isso é de menos. Como já disse em outro post: muitas pessoas que estavam estudando entrariam para a faculdade no 2º semestre de 2011, agora isso não será mais possível, pois a greve prolongada ao extremo está nos atrasando.
    Todo dia torço para que essa greve acabe logo!

    ResponderExcluir
  11. Se o Governo realmente se importasse com a siuação tanto de alunos como de professores, já teria solucionado este problema antes mesmo da greve ser deflagrada!
    Agora é fácil para ele e imprensa "sensacionalista" tentar manipular a opinião das pesoas.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, meu nome é Juliana estou no 3° ano do Ensino Médio, escola de Rede Estadual de SC; o ENEM vai ser feito dias 22 e 23 de outubro. EU NÃO TENHO CONTEÚDO! Baixei algumas apostilas e 98% do assunto,, eu NUNCA estudei!!! NÃO ADIANTA INSISTIR que os professores estão sim preocupados com os alunos porque NÃO ESTÃO! Porque não fazem JUS ao que estão reivindicando? Mostrem porque merecem um salário melhor. Eduquem-nos decentemente! Ou então, seremos NÓS, ALUNOS, OBRIGADOS A ENTRAR em GREVE por uma educação melhor e professores REALMENTE QUALIFICADOS! Porque, na situação em que estamos, me desculpem os bons professores, não merecem aumento! Estou aqui, representando meus colegas, nos reunimos, e decidimos que PRECISAMOS EXPOR NOSSA SITUAÇÃO! Obrigada, e espero que pensem um pouco melhor, na escolha de profissão que fizeram. Ou só no salário?

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente que os professores precisam ser mais valorizados, que existem alunos que não os respeitam como deveriam, que o governo também poderia ser mais flexível, mas ainda acho que a maioria dos alunos terá este ano como perdido! E não acho justo os alunos pagarem o preço por uma greve que não está tendo acordo, estou realmente indignada!!!!

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com vc juliana, se eles se preocupassem com quem realmente quer estudar e voltassem logo dar aula o governo daria o aumento, e se eu fosse o governador eu entraria com um mandato de abandono de emprego, pq se fazer greve é permitido pela constituição, dias sem trabalhar é considerado ABANDONO DE EMPREGO, entenderam professores? A-B-A-N-D-O-N-O D-E E-M-P-R-E-G-O! SEM direito à qualquer auxilio como o seguro desemprego!

    ResponderExcluir
  15. Oh Anônimo,

    Se vc consegue escrever esse monte de asneiras é pq vc teve um professor!
    Nós cansamos de fazer rifa,bingo,festa pra manter uma escola que é do ESTADO!
    Coloca seu cérebro pra funcionar e vai ler mais a respeito antes de falar bobagem.
    O governo ta dizendo que deu aumento,só que ele tirou outras coisas e na verdade nao tá dando, tá tirando...

    ResponderExcluir
  16. Mel dels do seu , única frase que resumo essa poca vergonha é " nós alunos vamos se ferra" é como a Juliana disse , eles não estão nenhum pouco preocupados com nós ,e não adianta greve se eles não mostram que merecem um acordo justo , que fique bem claro , não estou defendendo o governo , mas sim nós que somos alunos da rede estadual , ainda mais quem vai faze o enem esse ano , não temos conteúdo , daí eu me indigno mais ainda, pq nas escolas eles querem falar tanto de cidadania , dos alunos se qualificarem em uma profissão , fazerem faculdade , ser alguém na vida , mas sinceramente eles estragam com todos os nossos sonhos , dai quando retornarmos as aulas , vão fazer aulões ,dexa agt sem recreio pra compensa , sem férias e etc , Por favor , voltem as salas de aula , e vcs vão ser muito bem recompensados , ao contrário , os alunos vão se reunir , daí sim vcs vão ver o que é greve ;@

    ResponderExcluir
  17. Felizes professores? Estão felizes que vocês estão ARRUINANDO o que sempre quiseram? Se são professores é porque quiseram ter o gosto de formar futuros. Mas NÓS, ALUNOS, estamos aqui, provando que NÃO É ISSO QUE ESTAMOS RECEBENDO!

    ResponderExcluir
  18. É como mãe de alunos que venho aqui dar meu apoio aos professores! É uma vergonha o descaso do Estado e ainda fazem os professores passarem por vilões na mídia. Agora é a hora de voces professores adquirirem o que realmente lhes pertence por direito, não se deixem amedrontar. Quero professores dignos e motivados para meus filhos!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu apoio a greve, pelo lado dos professores, já por outro lado totalmente horrivel para os alunos (3 ano principalmente), os professores estão certo.. sou estudante do 3 ano.. e acredito que se precise dar um jeito, ou só quem ira se dar mal é o aluno do 3 ano que está prestes a prestar vestibular, é claro que o professor não vai ganhar o salário de aula que ele não deu, eu gostaria que os professores dessem um jeito de ajudar os alunos do 3 ano, se a greve acabasse, gostaria que fosse estudado só assunto enem/faculdade, teria que trabalhar de modo de cursinho mesmo... agora se a greve não acaba, enem já está ai... acredito que pelomenos alguns professores poderiam dar um "grupo de apoio" em alguns turnos vagos e ajudar os terceiros anos, por favor né? Matheus S.

    ResponderExcluir
  20. Meu amigo incomodado pelo seu futuro. O futuro se faz hoje, entretanto, existe lei para ser respeitada e seguida, mas o seu governador e assessores não estão dando a mínima para vocês alunos tanto quanto para nós professores. É só o sr. Raimundo cumprir a lei sancionada em 2008 que nós, com todo o prazer, retornaremos às aulas.Um abraço. Não se deixe amedrontar pela mídia e pela truculência do executivo, pois nós vivemos num país livre, maravilhos, etc..., só não sabemos escolher corretamente quem nos represente no parlamento. Não se angustie, caro amigo, seu futuro faz-se hoje: pela liberdade, dignidade, altruísmo, decência. Vamos que a luta continua.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul

    ResponderExcluir
  21. no começo eu apoiava a greve, fiquei do lado dos professores, mas estou começando a mudar de ideia, pois sou aluna do 3º do anita garibaldi, e estou prejudicada, essa já é a 4º semana sem aula, pqp. e como vai ser no final do ano? vamos ter que estudar ate dia 25 de decembro? estudar nos sabados? e de que vai adiantar sendo que enem é em outubro, e depois tem vestibular, nós que saimos perdendo não vocês professores, desculpa pela incoerencia, mas é a verdade, não quero ter que repetir o ano, ou esperar ate ano que vem para tentar entrar em uma faculdade decente. obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Queria fazer alguns comentários sobre o que a aluna Juliana está colocando.
    1. Tem professor ruim , como tem aluno também
    2.Só agora resolveu pesquisar os conteúdos
    3.Os alunos devem entrar em greve,estão acordado tarde,deveriam estar nas ruas junto com os professores
    4. Deveriam sim pedir uma educação de qualidade
    5. Até agora nenhum aluno apareceu na minha casa para me ajudar com um realzinho
    6. Sou professor a 14 anos , adoro o que faço, sigo a proposta curricular de sc e faço meu planejamento com muito rigor.
    7.Explico e cobro os conteúdos nos mínimos detalhes.
    8.Acho que os alunos deveriam entrar em GREVE, mas esperem que agora é a nossa vez.Quando a nossa greve acabar vocês podem começar, os professores apoiam no primeiro dia. Sairemos as ruas com vocês podem ter certeza, não vamos esperar 30 dias.

    PROFESSOR ELEANDRO S. MAIER
    PASSOS MAIA -SC

    FORMADO EM MATEMÁTICA, PÓS-GRADUADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ATUALMENTE NO ÚLTIMO SEMESTRE DE FÍSICA NA UFSC.( SEI QUE PARA O GOVERNO MINHA FORMAÇÃO NÃO VALE NADA )

    ResponderExcluir
  23. Para os alunos acima que acham que os professores não se importam com eles, digo que se vocês sabem hoje ler e escrever, embora com alguns erros de ortografia, é porque seus professores se importaram sim em lhes ensinar, apesar do pouco caso dos governos. Vocês já deveriam saber que os problemas da educação pública são crônicos. Quando nós abraçamos esta profissão não o fizemos por altruísmo, vocação, o fizemos como qualquer outro profissional. Quando vocês forem escolher também sja qual profissão for o farão de acordo com suas aptidões. Queremos respeito, valorização, dignidade. Qual trabalhador não anseia isto?? Somos trabalhadores, mas antes de tudo, seres humanos que tem as mesmas necessidades como qualquer outra pessoa. Quando fazemos um bingo, uma rifa, alguma coisa para arrecadar fundos, não é para nós. Sacrificamos sábados, domingos, feriados para pesquisar, preparar aula, corrigir provas, elaborar trabalhos, exercícios e avaliações. Mas tudo isso não conta, nem para o governo , nem para muitos dos pais e alunos. Vocês devem mesmo fazer um movimento para ter aula e professores qualificados. Por enquanto quem está preocupado com a educação somos apenas nós. Quando a sociedade vai acordar e ver que qualidade não é apenas ter um professor, uma sala, um quadro e giz. Se agora está ruim assim, espere que logo piora. Logo os professores desanimam de vez e aí sobrará aquilo que o governo quer. Uma sociedade alienada e submissa. Alunos, comecem a estudar de verdade e aprender sozinhos. Depois desse golpe, logo estarão sem professores, não por causa de uma greve, mas porque ninguém vai querer brigar por algo que ninguém reconhece.Ou algum desses alunos que reclamam porque não tem aula agora vai querer ser professor, se qualificar sabendo que isso não representará nada?

    ResponderExcluir
  24. juliana e ana carolina, eu sou uma aluna do estado também, e concordo com toda essa paralisação, concordo também que os alunos estam sendo prejudicados, mas...garanto que se fosse vocês que ganhassem o salário que eles ganham para trabalhar não sei quantas horas por semana, vocês estariam lutando pelos seu direitos... ou se fosse os pais de vocês que ganhassem o que eles ganham, não sei se vocês sabem mas para manter uma casa uma família não é qualquer salário. Vocês querem prestar um vestibular trabalhem e paguem seus estudos se estam achando ruim, e outra coisa o que cai em um enen e vestibular são conteúdos do 1º 2º e 3º
    estudem o que vocês aprenderam nos dois ultimos anos, e outra os professores deviam ganhar um salario digno de sua profissão pois são eles que nos formam para a sociedade! Desculpa mas os alunos não deve estar em primeiro plano na vida de um professor, ele tem que pensar que ele tem filhos, marido e toda uma vida para manter!

    APOIO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS ESSA JORNADA POR UM SALÁRIO MAIS JUSTO !

    ResponderExcluir
  25. Para os alunos acima quero falar que papagaio tbém fala ....por favor se não conhecem a fundo o problema não comentem o q não sabem. É bem engraçado sao os professores que não se importam com vcs? E onde fica os governantes. O Brasil é isso porque todo mundo tem q pensar em todo o mundo ...menoS os corruptos. Sou eternamente grato aos meus professores, sou a favor deles, estou no primeiro ano de administração e ganho bem + que eles ...que por sinal devem aguentar alunos sem respeito e educação .

    ResponderExcluir
  26. Conheço bem a realidade da educação porque minha mãe é professora, sei muito bem das dificiuldades e desrespeito que tem essa profissão, que não é pra qualquer um não. A Juliana não deve participar muito de sua escola, pois não sabe o caos que é a escola publica do nosso estado se está em pé é graças ao esforço dos professores e APPS dessas instituições, vendem rifa pra poder comprar algum material, ou então são os professores que compram para os mais carentes. E agora bem logo vão ser proibidos de cheirar o lanche da escola. E diante de tudo isso tem que se preocupar com aluninhos do 3o ano???? Alguma vez vc se preocupou com algum de seus professores???? Parou pra pensar que são seres dignos de respeito e que precisam de dinheiro porque não é só por vocação que estão no magisterio....

    ResponderExcluir
  27. ate então tava quieta lendo os comentários mas alguns me deixaram realmente pasma.TODOS alunos aceitaram ajudar os professores,e ficamos no lado deles.NINGUÉM DISSE QUE ELES ESTÃO ERRADOS,todos querem um salario digno,mas e os alunos? Eu aceitei ficar no lado deles sim,mas não pensava que iria tão longe tudo isso,hoje estou me sentindo extremamente prejudicada. Vamos criar vergonha na cara,e pensem que não são só vocês no mundo. Direitos de alunos também existem.

    ResponderExcluir
  28. Concordo com a pessoa de cima. Eu estou no 3º ano do ensino médio, e vejo desde que me conheço por gente, pessoas como a Juliana se achando donos da escola, e passando por cima dos professores.
    Queridos professores, NÃO SÃO TODOS OS ALUNOS QUE SÃO EGOISTAS, MUITOS DE NÓS, OS ESCLARECIDOS, ESTAMOS APOIANDO VOCÊS! Nós queremos que nossos professores sejam valorizados, que seus esforços sejam percebidos, que a sua vontade de ensinar seja apoiada, afinal muitos professores tem sede de ensinar, mas não tem recursos, falta apoio, falta a tal da verba. O salário dos professores mal dá pra pagar a conta do supermercado, quem dirá a conta do supermercado E as outras contas. E você Juliana, nunca parou pra pensar que seus professores tem filhos pra sustentar? Bocas pra alimentar? Se fosse os SEUS FILHOS? se fosse VOCÊ E A SUA FAMÍLIA sem o salário de direito, determinado POR LEI? Ein? Você deveria estar apoiando seus professores nessa jornada dura, afinal quantos desaforos você já fez eles engolirem? Você terminaria o 3º ano agora certo? E eles que tem que continuar nas escolas, na precariedade que está até se aposentarem? Até alguém promover eventos pra juntar dinheiro e melhorar um pouquinho a escola... Tire sua cabeça um pouco de VOCÊ e sua FOMATURA, e o SEU futuro, e pense que o que está acontecendo aqui, é muito maior do que o problema de você perder o ano. É o futuro de TODOS NÓS que está em jogo. O futuro da sociedade. O futuro de cada criancinha que já nasceu e que ainda vai nascer em SC! Pq ninguém mais quer ser professor pq sabe que é uma classe desvalorizada! Quando você tiver os seus filhos, eles vão enfrentar uma escassez muito grande de professores, e aí, o que será das pessoas? É A CLASSE DE PROFESSORES QUE FORMA TODAS AS OUTRAS CLASSES, ELES TEM O DEVER DE PROCURAR POR SEUS DIREITOS. De fazer com que o governo cumpra sua própria lei. Parem de pensar só em vocês colegas estudantes, cadê o senso de justiça de vocês? Onde está a sede de fazer o governo cumprir com o que promete ao povo que até a decada de 80 existia impregnada em cada brasileiro? Morreu? Vamos mostrar que os jovens não são os "sem cerebro" que todos os adultos dizem que somos. Vamos apoiar os professores. Vamos insistir por um futuro melhor para nós, nossos filhos e todas as outras gerações. Pela valorização dos professores, para uma melhor educação õ/

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. EU TO COSTAMDO MUINTO DA GREVE POR QUE ACIM POÇO FICA EM KAZA INVES DE INSTUDA!!1

    ResponderExcluir
  31. Eu estava lendo os comentarios e tive uma breve conclusão que, os professores depois que volta da greve eles não vão deixa nós alunos se prejudicar porque uns dos dever deles é ensinar nós alunos, mas também devemos se colocar no lugar deles, porque se eu tivesse uma família uma casa pra sustentar e não recebesse meu salario como deveria receber eu também iria atras dos meus direitos porque todos nós temos o direito de falar e de agir e de correr atras do nossos direitos, e eu acho que a aluna Juliana deveria pensar mais antes de escrever pois os professores se preocupa com nós alunos sim, porque tanta coisas eles fazem por nós, so porque eles estão de greve agora que vão começar a julgar eles como eu disse ali em cima eles so estão atras dos direitos dele, devemos ter vergonha do governador que colocamos atras da aquela cadeira pra coordena nosso estado porque quando ele queria nossos votos e ele dizia de educação e olha so vem me dizer se agora que ele ganhou ele esta pensando em nós alunos e professores eu acho que não neh porque se ele estivesse se importando com a educação do estado de santa catarina ele teria pagado o piso salarial como de acordo é e não deixava falta as coisas na escola, porque ate agora o estado não mando o que eles deveriam manda para as escola do estado isso sim é uma vergonha e não podemos ter raiva e nem vergonha dos professores por eles tá lutando por aquilo que é deles, eu também sou uma aluna do 3º ano da escola anita garibaldi e nem por isso estou aqui reclamando e esses alunos que estão ai falando mal dos professores dizendo que tem professores que deve receber como tem uns que num deve,na minha opinião todos os professores deveriam receber pq eles tem o direito porque todos que trabalham tem que receber... Eu to com os professores posso ate perde parte dos estudos mais sei que os professores iram nós ajudar...

    By: Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. zequi ~ esses dias me disseram assim " os professores são uns bandos de vadio" dai eu respondi " são mesmo " !

    ResponderExcluir
  34. vcs vão é tudo roda RAIRAIRAI

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Josineide. Parece-me que vc entendeu o que é ser cidadão e fazer prevalecer seus direitos, ora conquistados por outrem em décadas passadas. Vcs jovens farão a diferença no futuro em seu presente, cobrando das autoridades estudo de qualidade, ambientes adequados, profissionais qualificados e bem remunerados. Certamente quando vc formar-se, também exigirá um salário a altura do seu conhecimento, pois ninguém produz nada de graça. Quando eu era mais jovem, o jargão era: OS JOVENS SERÃO O FUTURO DA PÁTRIA, mentiram prá mim. Caso contrário não entraria na greve, mas como você leu o quanto foi desviado de verbas da educação, eu parei de lecionar até que o governo pague-me o que é de direito. Vc jovem, não deixem que te enganem, como fizeram a minha geração, mesmo assim, estamos na luta. "Não tá morto quem peleia." Felicidades minha cara cidadã Josineide. E tenha certeza, os seus pensamentos são de uma pessoa livre! Abraços.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  38. eu tenho o que fazer sim, ir na escola estudar, meus prof não tao em greve RARIAIRA

    ResponderExcluir
  39. CONCORDO COM A MENINA DO 2º ANO ALI!!tudo um bando de aluno criado a leite com pera, a ovomaltine, pão cum mortadela!!!!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. Ainda bem que eu estudo em hogwarts

    ResponderExcluir
  42. Não é de hoje que se fala que o salário dos professores são os mais baixos , e na verdade quando os professores estam cursando uma faculdade deveriam saber disso , e não venham dizer que amam o que fazem e tals , vememos num país capitalista precisamos de grana pra sobreviver , então se ninguém faz nada e muito menos o governo , se trancam dentro de suas casas e joguem a chave fora , que nós alunos vamos dar aulas a nos mesmo , já que o ensino ultimamente é uma porcaria mesmo (;

    ResponderExcluir
  43. Eu agradeço pelo comentario Profº Renato Luiz Menze, pois o que os professores estão passando mais tarde pode acontecer com qualquer um de nós alunos pois estamos entrando no mundo dos adultos saindo da escola para começa a trabalha então em qualquer momento pode acontecer isso com nós, não podemos julgar ninguém por correr atras de seus direitos e sim ficar junto e te orgulho de pessoas como vocês professores que tem garra e dignidade pois não é como muitos que fica com medo e acaba aceitando um salario que não tem nada a vê com aquilo que eles fazem...
    E EU DIGO EU TENHO ORGULHO DE VOCÊS PROFESSORES *--*

    By: Aluna Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  44. Sinto muito, mas tem muita gente postando asneira, demonstrando pouca educação. Os professores estão reivindicando um direito que já foi declarado em lei, duplamente. Os alunos que estão reclamando que não tem aula deveriam ter um pouco de esforço e estudar de forma autodidata. Quem quer consegue! Muito ajuda quem não atrapalha. Sugiro que façam greve sim, alunos, mas para solicitar que o senhor governador tenha atitudes e postura coerentes, pois quando era senador aprovou a lei do piso nacional e agora não quer dar o cumprimento a esta lei. Os professores têm mais é que continuar esta greve!
    Professora grevista

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. na verdade eu concordo com o aumento de salário , mas isso seria mais justo com aqueles professores que não são nem auto reconhecidos como os das cidades nordestinas ,e do interior que são muito mais gueerreiros ,do qu esses de sc que reclamam de mais , pq lá eles não tm nem mesas para por seus cadernos muito menos apoio do governo

    ResponderExcluir
  47. Olha querido(a) ANONIMO uma coisa eu falo eu concordo com você que o salario dos professores é baixo mais você esqueceu deu um detalhe cada tipo de trabalho tem um tanto a ganhar e os professores não tão exigindo pra eles ganha do que é o direito deles e sim eles tão exigindo pra ganhar aquilo que eles deveriam ganhar, e se eles fazem faculdade pra ser professores é porque eles gostam e sim precisamos de dinheiro pra sobreviver por isso mesmo que eles estão correndo atras daquilo que é deles por que com o que eles estão ganhando agora não dá pra sustentar uma casa com filhos e ainda sobrar algo pra lazer, então meu caro anonimo pense bem no que você vai escrever porque pessoas assim como você que não vê o lado das outras pessoas que o nosso mundo esta assim, e outra usa aquilo que você ja aprendeu pegue livro para pesquisa as coisas e ir estudando em casa por em quanto, e invés de ficar escrevendo lorotas na internet utilize ela para algo bom pesquise aquilo que você tem duvidas chame amigos para estudar em casa, eu estou fazendo isso, então não julgue os professores por que um dia você pode estar no lugar deles e pessoas como você pode estar te julgando e falando mal... Pense 10 vezes antes de falar algo

    By: Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  48. "Andando com Maiakóvski"

    “Na primeira noite eles se aproximam / roubam uma flor / do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem : / pisam as flores, / matam nosso cão, / e não dizemos nada./ Até que um dia / o mais frágil deles / entra sozinho em nossa casa, / rouba-nos a luz, e, / conhecendo o nosso medo / arranca-nos a voz da garganta./ E já não dizemos nada.”
    Uma singela homenagem a todos esses seres pensantes que futuramente brilharão em suas atividades, que fazem desta rede social uma troca de -idéias- e ideais, têm noção de cidadania graças aos seus mestres. Um grande abraço, e não se deixem levar pela mídia que é pura lavagem cerebral. Como diz o matuto: "A cobra tem que ser morta no ninho". Nos ajudem que não se arrependerão.
    "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."

    Profº Renato Luiz Menze- Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  50. Cara Jozineide Rocha , concordo plenamente em suas teorias , mas vejamos bem , de que adianta vc se preocupar com os seus professores se eles não estão nem aí ctg por mais que são direitos , o governo está a cima infelismente é assim , e que tal vc dar apoio mais incentivando-os a voltar as salas de aulas , Diante a diretoria foi esclarecido tornar o acordo salarial mais favorável aos professores se voltarem a suas rotinas , minha Irmã é aluna do terceiro ano , e está desisperada em relação aos estudos ,como ela disse o enem está ai , e os professores enem aí

    ResponderExcluir
  51. Cara Josineide. Fico feliz em saber que tem pessoas como você que procuram o "mundo das ideias", e sabem discernir que o ser humano não tem "valor algum que pague"! Se a maioria de meus alunos fossem como alguns de vocês, que não temem expor o que pensam, eu estaria no céu. Porque é no mundo das ideias que se produzem os mais belos e complexos pensamentos, que reordenarão a vida no mundo. Grande abraço galera nota 10.... mil.

    Profº renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul-

    ResponderExcluir
  52. Olha meu querido (a) cada um tem sua forma de pensamentos e os professores se importa com a gente sim, pode ter certeza que eles queriam estar dando aula para nós, e eu num to falando para eles não volta para as salas de aula porque se nós alunos se unir com os professores as coisas vai acontecer mais rapido e nossas aulas vai volta, eu sei que o enem ta ai mais em quando isso podemos ir estudando em casa e na internet tem tudo o que vai cair no enem, olhe e pegue os livros pesquise na internet pra vocês ter noção do conteudo e criticar os professores não vai fazer vocês adquirir mais conhecimentos e nem passa no enem, então corra atras é isso que eu to fazendo


    By: Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  53. O governo não está lá para estar "acima" de nós, governo está lá para e pelo povo. E o povo precisa de professores valorizados, assim mais estimulados para melhor educar os alunos. E se você quer um exemplo de autoridade, é aquele que te dá aula, e por acaso você o respeita como tal autoridade em sala de aula ou só está sentindo falta agora que percebeu que precisa deles para passar no vestibular e enem?

    by: Ana Maria Machado - aluna do 3º ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
  54. Profº renato Luiz Menze agradeço novamente o comentario pois vivemos num mundo a onde temos direito de expressar nossas opiniões e pensamentos então devemos usar isso muito bem e pra uma coisa que possa mudar ou fazer as pessoas pensar antes de falar algo...
    e devemos expor aquilo que tem de bom dentro de nós porque não devemos deixa as pessoas falar as coisas que não tem nada a vê...



    Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  57. Menina, um dia terei o inexorável prazer em conhecê-la e trocarmos algumas ideias sobre o mundo das ideias, de onde saem os mais brilhantes e efusivos pensamentos, com conteúdo, forma, e atitude. Estendo minhas congratulações a todos vocês, que de uma forma ou outra, estão ventilando novos paradigmas nos cérebros impregnados de negativismo. Viva a liberdade. Viva a revolução das ideias. Nos ajudem, vcs são o baluarte do presente que se fortalecem para o futuro. Estou muito feliz. Abraços e boa noite galera nota 100.... mil.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  58. Profº Renato Luiz Menze seria um privilegio grande em conhecer o senhor e trocar varias ideias
    Um grande abraço e boa noite


    Aluna Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  59. Anônimo diz : ¬¬' "Pessoas como a JULIANA, que vivem andando de nariz empinado dentro da escola e achando que são melhores que os professores não sabem o que falam"

    Bom..sou amiga da Juliana e depois que li esse comentário fui obrigada a vim aqui deixar minha opinião. Primeiro,isso aqui não é nenhum blog de comentários pessoais ¬¬ Não venha comentar abobrinhas e muito menos suas opiniões extremamente inúteis sobre ela.Segundo,ela deixou bem claro que só esta tentando ajudar e representar todos nós,estudantes,e vcês são tão ignorantes que não entendem isso.Terceiro,PELO AMOR DE DEUS quando eu li esse comentário " Eu to com os professores posso ate perde parte dos estudos mais sei que os professores iram nós ajudar..." eu tive vontade de chorar de tanta ignorância. Desde quando vc deixaria de ter um futuro e ser alguém na vida para simplesmente apoiar uma greve de professores ? ¬¬ desde QUANDO vc deixaria de parte dos estudos na hora que mais precisa ( agora) para apoiar uma greve ? :/ chega a ser ridículo....Não vim aqui pra defender ela,pois sei que na vida dela,comentários assim são tao insignificante quanto a pessoa que comentou.
    Torço pelos direitos dos professores,mas entre eles ou eu,LUTO PELOS MEUS ¬¬' é o me futuro que está em jogo ! - Lana

    ResponderExcluir
  60. Bom dia cara amiga Lana. Alguém falou certa vez que "quebra-se taquara, mas um feixe de taquaras é impossível quebrá-las". Quando eu estive na faculdade, nós do diretório acadêmico, apoiamos as reivindicações dos professores porque mereciam e era extremamente necessária. Não pudemos nos omitir frente às imposições da época, e nem por isso deixei de terminar a faculdade no tempo previsto! Respeito sua opinião, mas estamos aqui expondo nossa indignação como cidadão, que queremos ter um futuro melhor nesse modelo capitalista nefasto para o ser humano que está se esvaziando de SER HUMANO. Pense. Na vida há escolhas: os que lutam, os que ficam com o resto do embate e os que se esconderam e reapareceram. Tudo depende de uma coisa chamada governo para acabar com a greve (se vc não sabe, eles aumentaram ano passado em 60% seus próprios salários). Um abraço, e reflita: todos juntos somos um, sozinhos não somos ninguém.


    Profº Renato Luiz Menze - Bal. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  61. PREZADOS COLEGAS,
    PROCUREM ASSISTIR O VÍDEO NO ENDEREÇO A SEGUIR: http://www.youtube.com/watch?v=ieT8cb6Fndc
    DEPOIS PROCUREM REPASSAR, POR FAVOR!
    IVO

    ResponderExcluir
  62. Profº Renato Luiz Menze,sem dúvida antes de sair comentando me informei muito bem,sei que é complicado.Se eu tivesse no lugar de vocês faria exatamente a mesma coisa,compreendo muito bem isso.Estamos no lado de vocês,queremos sim que ganhem um salário digno,MAS como aluna,estou muito preocupada com as provas que estão por vir ( Enem,vestibular ) estou fazendo minha parte em casa,estudando e tirando minhas dúvidas com a internet,mas isso seria papel do professor.
    Desejo força ae pra vocês,quanto antes isso acabar melhor para todos.

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  64. Realmente, lendo as mensagens de alguns "alunos", dá vontade de abandonar a profissão! Mas ao mesmo tempo, sinto-me muito feliz de ter escolhido ser professor, vendo que ainda restam ALUNOS (de verdade), que realmente pensam! Pessoas que só estão pensando que ESSE ano vão sair prejudicados, devem apenas pensar que NÓS PROFESSORES ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS A ANOS, TENTANDO FAZER MILAGRE, PARA PASSAR UMA BOA EDUCAÇÃO A VOCÊS! mas chega uma hora que não dá! Aturar um governo que não nos valoriza é inviável! E que consequentemente, não te valoriza também cara Juliana e cia! Todos tem direito de opinar, mas somente quando tem conhecimento profundo da causa discutida!

    ResponderExcluir
  65. PROFESSOR ELEANDRO S. MAIER
    PASSOS MAIA -SC

    Axo que o senhor professor está sendo ignorante

    "5. Até agora nenhum aluno apareceu na minha casa para me ajudar com um realzinho"

    Ninguem tem que ir na sua casa pagar "um realzinho", se o senhor não sabe, nós pagamos impostos, e esses impostos é que são o seu salario, pagado por nós pais..

    ResponderExcluir
  66. Lana que bom que você pensa assim é tão bom defender amiga, mas cada um tem sua forma de pensamento não podemos julgar ninguém, você ta preocupada com enem e todas as outras coisas mas você acha que os outros alunos também não, então esse é o momento de unir professor com alunos e fazer essa greve acaba mais rapido fazer o governo acorda e vê que ta na hora de agir, cada um tem que fazer sua parte, e nós professores vamos sim ajuda vocês alunos porque como a menina disse lá em cima é um de nossos dever ajuda os alunos espero que você pense mais no que escreve. Um beijo professora de itapema aqui

    ResponderExcluir
  67. Olá, boa tarde...

    Acompanhei o início dessa discussão e agora recebi o link de uma aluna, para ver como as pessoas estão reagindo... Não ia, mas decidi fazer alguns comentários!

    1º Acho que um debate de idéias, seja qual for, não pode ser feito por "anônimos". Alguém que não assina o que escreve não merece respeito, não merece crédito. Se nem isso alguns aprenderam, então, não deviam ter chegado ao ensino médio. Porque não aprenderam nada. Mas chegaram, porque o Estado tem uma política de passar todo mundo... E essa crítica vocês ainda não tinham feito aqui!

    2º Entendo perfeitamente a aflição da Juliana e de todos os outros alunos que estiveram se colocando aqui. Sei que é muito desagradável enfrentar uma greve, principalmente quando estamos preocupados com algum objetivo no futuro.

    3º Acredito que ninguém com um mínimo de leitura sobre os acontecimentos se coloque contra os professores nesse momento. O salário pago pelo estado é horrível, mas não é o pior dos problemas. Conviver com uma escola sucateada, sem material para pesquisa, sem condições físicas é ainda pior. Mais ainda quando se vê tanto dinheiro jogado fora, como vemos com o caso das copiadoras que o Estado paga uma empresa terceirizada e gasta muito mais do que devia, ou com o caso da merenda, que também foi entregue para uma empresa fazer, a preços absurdos, ou o caso dos aparelhos de ar condicionado comprados, mas que não podem ser instalados por falta de espaço e de rede elétrica compatíveis, enfim...

    4º Uma greve não é boa para ninguém! Só para alunos e professores que não querem estudar e trabalhar. Para todos os outros, é desgastante... Temos que ficar convencendo os outros de coisas que são lógicas, temos que ir a diversos eventos, temos que ficar dias e mais dias aflitos sobre quando parar, quando continuar. Por isso mesmo, os professores levaram mais de 2 anos para decidir pela greve. Ela não foi decidida como 1ª alternativa... Só não sabe disso quem não acompanha essa questão há muito tempo! A lei é de 2008... Mas os professores esperaram tudo que podiam, antes de parar! Agora não deu mais...

    5º Os alunos que realmente estão interessados no vestibular, continuam estudando. Mesmo que seja em casa... Hoje, com a internet, não há mais desculpas... Existem textos, filmes, livros, uma infinidade de materiais para estudar. Espero que a Juliana e seus colegas, ao retornarem à sala de aula tenham várias dúvidas para tirar, várias questões a fazer... Pq se passaram esses 30 dias sem estudar, a culpa não é da greve. É de quem não estudou, não se preparou...

    6º É ilusão acreditar que o professor é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de alguém. Ele no máximo ajuda, ou atrapalha... Mas qualquer um sabe que em uma mesma sala de aula existem alunos que passam em 1º lugar nos exames e outros que mal sabem ler e escrever. Por que, se estavam na mesma escola, com os mesmos professores?

    7º Não tiro a responsabilidade dos educadores na greve. Mas também não posso tirar a responsabilidade do governo... Quando assumiu, o governador JUROU cumprir as leis. Isso não é apenas um protocolo bonitinho que ele faz... Isso tem que ser feito com seriedade. E se não foi assim, temos que cobrá-lo, SIM!

    Também não posso deixar de dizer que ser professor não é apenas "passar conhecimento". Mas é dar o exemplo. E não seria um bom exemplo mostrar aos alunos que, quando a lei for desrespeitada devemos ignorar, simplesmente. Temos que lutar, que brigar... Dentro, é claro, da lei... Com os direitos que nos são garantidos por lei! E existe o direito à greve, GARANTIDO POR LEI!!! Não é abandono de emprego, como disse alguém aí em cima... É Greve! Se entrarem no site abaixo, encontrarão a lei de greve nele...

    (continuo a seguir...)

    ResponderExcluir
  68. (concluindo...)

    Por último, quero dizer que também tenho críticas aos professores. Alguns realmente não merecem estar em sala de aula. Mas estão... E sabe por que? Porque alguém deu um "jeitinho" e fez um "favorzinho" a alguém e o colocou lá. Ou seja, desrespeitou a lei... Por isso temos que ser tão rígidos na defesa da legislação, entendem?

    A greve vai acabar, mais cedo ou mais tarde. Mas a vida segue... Outras greves virão! Outros momentos virão... Houve uma vez, Juliana e anônimos, que estudantes conseguiram tirar um presidente do poder... Ele desrespeitou as leis, os estudantes foram para as ruas e o movimento cresceu tanto que ele renunciou. Foi em 1992...

    Se fosse hoje, com estudantes como vocês, talvez o presidente tivesse continuado no cargo, roubando, fazendo tudo o que fazia. Se fosse assim, não teria havido o Plano Real, não existiria o ENEM, não haveria o ProUni.

    Se vocês podem pensar em fazer faculdade hoje, Juliana e anônimos, foi porque lá atrás, em 1992, os estudantes não ficaram reclamando da vida pelo facebook. Eles foram lutar por seus direitos.

    E eles só puderam fazer isso porque antes, em 1964 os estudantes enfrentaram a Polícia e o Exército para defender o país da Ditadura Militar. Muitos morreram, Juliana e anônimos...

    Outros, como o Fernando Henrique Cardoso e a Dilma Rousseff viraram presidentes. O mundo não está pronto... Mas se não fosse estudantes como eles, estaria com certeza muito pior!

    Que tipo de gente vocês vão ser?
    Disso vai depender o país de 2020, 2030, 2040! Um abraço,
    André de Mattos - Professor em Bombinhas/SC

    ResponderExcluir
  69. eu ate estava apoiando essa greve,mas agora.....

    ResponderExcluir
  70. No começo eu estava apoiando,mas depois de um mês sem aula, eu percebi que quem vai sofrer vão ser os alunos,por que perdemos muito tempo sem aula,e para aqueles que vão fazer o ENEM vai ficar mais complicado ainda,eu espero que acabe o quanto antes!

    ResponderExcluir
  71. não vale a pena ficar aqui discutindo esse assunto via comentários... sou aluna da lícia, já estudei com a Juliana,com a Lana, com a Ana Carolina e com a Josineide também. nossa escola é um descaso desde que entramos lá, só pra quem lê ter uma ideia, à mais de mês que não há vestígios de papel higiênico nos banheiros do Anita! como disse a ana, também apoiei a greve no começo, porém notei que alguns professores que aderiram a greve não estão nem aí pros alunos, mas mesmo assim continuo concordando com a greve deles, afinal, um médico ganha horrores pra cuidar de pessoas, mas pra ele ser um bom médico ele passou por muuuitos professores.
    Mas ao mesmo tempo não admito que os alunos interessados percam conteúdo que com certeza será reposto "meio por cima" como se diz... não pela vontade dos professores, mas pelo tempo que os mesmos irão ter.
    Lícia, sempre gostei das tuas aulas, porém com vc em greve o estudo dificulta muito, uma vez que nem sempre pela internet (como disse a Lana) todas as dúvidas se esclarecem.
    Acho que se é que tem como acelerar esse processo, vocês Professores voltem logo a dar aula, porque sei o quanto difícil será de recuperar. Obrigado Isabela

    ResponderExcluir
  72. Eu sou uma aluna como quase todos esses que estavam comentando já fiz alguns comentarios aqui, mais tenho que dizer André de Mattos o que você escreveu é a pura verdade, porque antes de eu vim aqui escrever no blog e mostra que podemos estar com vocês professores eu pesquisei e fui seguindo as coisas que a Profª Licia colocava no facebook dela e deu pra vê que os professores não estão de bobeira como muitos quis dizer, eles estão lá pra conseguir aquilo que é deles como eu ja avia falado lá em cima, e vocês acham que a internet está ai pra uso de nada so pra entra no msn orkut e escrever lorotas, acho que não né; a internet é uma das maiores fontes de ensino que tem então se vocês estão preocupados com enem e vestibular pegue e estude em casa como o prof André sito ali em cima, eu estou fazendo isso desde de quando começou a greve, então não fique ai parado e estudem, e vamos ajudar os professores também porque o governo não pode fazer nada contra nós alunos como se diz povo unido ja mais será vencido, então vamos lá alunos de SC vamos fazer a diferença...


    Aluna : Josineide Rocha

    ResponderExcluir
  73. Bem, eu entendo a greve, sei que é um direito de qualquer pessoa que trabalha, e apoio todos os professores que estão lutando pelos seus direitos, mas não podemos nos esquecer que esse governador, essa presidente estão no poder foram ali colocados por nós mesmos, eu tenho certeza de que professores que ali estão votaram neles, e sim, sabiam que esse governador iria "ferrar" com todos.
    Eu também entendo que nós alunos vamos nos prejudicar, porque como alguém disse antes a internet não esclarece todas as dúvidas,e sempre é bom alguém nos explicar. E eu também estou em ano de Enem, vestibular, mas não consigo aprender tudo com o que eu tenho...
    E eu sou da seguinte opinão, enquanto ninguém tiver a atitude de botar o governador "contra a parede", ir aonde ele está, ele não vai querer resolver nada, e não vai resolver problema algum.

    ResponderExcluir
  74. Bom,antes eu estava apoiando a greve,mas acompanhando mais de perto a situação.Concerteza os alunos JÁ estão prejudicados,não tem mais como voltar atrás do que foi feito,minha amiga está estudando em casa a prova do ENEM mas cada pagina virada ela tem duvidas e mais duvidas que devem ser tiradas com o professor!
    A greve está quase acabando,e os professores quando voltarem da vão ajudar os alunos.

    ResponderExcluir
  75. normal os alunos se ferrarem....

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  77. kkkkkkkkkkkk
    mas é verdade

    ResponderExcluir
  78. quando que o aluno não se ferra ?!

    ResponderExcluir
  79. Professores a anos sendo massacrados pelo governo.
    Vou começar, agradecendo às várias pessoas que me xingaram.. Isso apenas prova, que a educação de vocês está LÁÁÁÁ EM BAIXO!
    Professor Eleandro s. Maier, é uma falta de educação o senhor vir aqui no blog e postar uma asneira como (nenhum alunos ir a sua casa lhe dar um “realzinho” ). Pago impostos pra isso, quer mais dinheiro, trabalhe mais, ou vá para outra profissão que o senhor considere bem paga!
    Uma aluna acima, disse que se não estamos satisfeitos com o estudo de rede pública, é para trabalharmos e pagarmos nosso próprio estudo, digo-lhe: querida, se eu tivesse REALMENTE condições, eu pagaria para estudar em um colégio particular. Mas, primeiro, não tenho condições e segundo, pago meus impostos pra isso. Ah, outra, existem leis que deixam adolescentes trabalharem a partir de 14 anos como menor aprendiz.. Essa lei não é cuprida, não digam que não lutamos por isso, pois já fui até na Assembléia de SC, lutar.
    Aliás, conheço muito bem o assunto que estamos falando pois, no começo, tive informações com uma professora, que me passou os fatos, desde 2008!
    ......

    ResponderExcluir
  80. concluindo...
    Professores digam-me. Escolheram suas profissões por salário, ou porque gostam do que fazem? Meu pai era professor, viu que o salário era ruim, e partiu pra outra. Conheço muitos que já fizeram isso. Vocês têm de ser valorizados e têm direito de fazer greve MAS NÓS, ALUNOS, TEMOS POR LEI, DIREITO À EDUCAÇÃO. E NÃO É ISSO QUE ESTAMOS RECEBENDO(30 dias de greve). Vocês estão fazendo greve pelo salário que merecem. O governo, está agindo assim, pois não está tendo um retorno de dentro das salas de aula. As provas que são avaliadas pelo Estado de SC, mostram a qualidade do estudo. (http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-no-brasil/numeros-do-brasil/dados-por-estado/santa-catarina ) procurem no IDEB, média de EM é de 4,1 em SC!
    E respondendo a um professor ali em cima... SIM! Tenho certeza que eu concluiria o 3° este ano.
    Alguns alunos ali em cima estão falando que não tem poeira no caderno, alunos ironizando sua educação escrevendo errado, e outros escrevendo errado, pela “falta” de certa educação... E ai? Tem o que comentar?

    Estamos em um mundo capitalista, como o “Anônimo” acima disse: quem não puder se proteger, desista!
    Estudo em casa, mas como afirmei, tem coisas que estou estudando que nunca ouvi na vida.. Como posso tirar tantas dúvidas antes de entender completamente o conteúdo?
    Peço que às pessoas não levem ao pessoal qualquer tipo do comentário, mas que não saiam do assunto. Uma luta de direitos com PREJUDICADOS!

    ResponderExcluir
  81. Quero mais que os professores recebam um salario justo. E quem ta preocupado com o vestibular vai estudar nas aulas virtuais. E entre em contato com os professores para tirar as duvidas. Eu duvido que um bom professor vai ignorar sua duvida mesmo estando em greve.[B]"P O R U M A E S C O L A Q U E N O S E N S I N E A P E N S A R E N Ã O A O B E D E C E R "[/B]

    ResponderExcluir
  82. "POR UMA ESCOLA QUE NOS ENSINE A PENSAR E NÃO A OBEDECER"

    ResponderExcluir
  83. Aaaaaaaaaaaaaaaaaah pois é. Se os BONS PROFESSORES, não se recusassem a tirar dúvidas estariam todos dentro de sala de aula.

    ResponderExcluir
  84. Juliana, eu lhe mandei o seguinte comentário:

    "...Nós queremos que nossos professores sejam valorizados, que seus esforços sejam percebidos, que a sua vontade de ensinar seja apoiada, afinal muitos professores tem sede de ensinar, mas não tem recursos, falta apoio, falta a tal da verba. O salário dos professores mal dá pra pagar a conta do supermercado, quem dirá a conta do supermercado E as outras contas. E você Juliana, nunca parou pra pensar que seus professores tem filhos pra sustentar? Bocas pra alimentar? Se fosse os SEUS FILHOS? se fosse VOCÊ E A SUA FAMÍLIA sem o salário de direito, determinado POR LEI? Ein? Você deveria estar apoiando seus professores nessa jornada dura, afinal quantos desaforos você já fez eles engolirem? Você terminaria o 3º ano agora certo? E eles que tem que continuar nas escolas, na precariedade que está até se aposentarem? Até alguém promover eventos pra juntar dinheiro e melhorar um pouquinho a escola... Tire sua cabeça um pouco de VOCÊ e sua FOMATURA, e o SEU futuro, e pense que o que está acontecendo aqui, é muito maior do que o problema de você perder o ano. É o futuro de TODOS NÓS que está em jogo. O futuro da sociedade. O futuro de cada criancinha que já nasceu e que ainda vai nascer em SC! Pq ninguém mais quer ser professor pq sabe que é uma classe desvalorizada! Quando você tiver os seus filhos, eles vão enfrentar uma escassez muito grande de professores, e aí, o que será das pessoas? É A CLASSE DE PROFESSORES QUE FORMA TODAS AS OUTRAS CLASSES, ELES TEM O DEVER DE PROCURAR POR SEUS DIREITOS. De fazer com que o governo cumpra sua própria lei. Parem de pensar só em vocês colegas estudantes, cadê o senso de justiça de vocês? Onde está a sede de fazer o governo cumprir com o que promete ao povo que até a decada de 80 existia impregnada em cada brasileiro? Morreu? Vamos mostrar que os jovens não são os "sem cerebro" que todos os adultos dizem que somos. Vamos apoiar os professores. Vamos insistir por um futuro melhor para nós, nossos filhos e todas as outras gerações. Pela valorização dos professores, para uma melhor educação õ/"

    Mas esse comentário, você não respondeu. Apenas os que te ofendem.


    Ana Maria Machado - aluna do 3º ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  86. Caros alunos. Caros porque são a raridade atual que expõe seuas ideias, e aí reside o X da questão. Ter ideias. Quando se critica algo, deve-se ter o mínimo de conhecimento para trazer uma solução a ser debatida. Que chega-se em um consenso ou busca-se jurisprudência para tal. Nunca deixem que os outros os calem, com conhecimento, que são dessas ideias que nascerão os grandes motores para a renovação social. Todos, ímpares, merecem meus aplausos e esperanças por dias melhores, inclusive até os que não expressaram nada com conteúdo, mas está nas diferenças o crescimento do SER HUMANO. Galera, a greve continuará tanto tempo que seja necessário Não queremos migalhas nem para vocês, muito menos para nós professores. Vocês não serão prejudicados, acreditem, tudo está nas mãos do governo. Começem a enviar mensagens a els, os eleitos (deputados, governador, senadores, briguem através das ideias, coisas que muitos atualmente não as cultiva).

    OS PODEROSOS PODERÃO ESMAGAR AS ROSAS HOJE, MAS NÃO PODERÃO DETER A ESTAÇÃO DA PRIMAVERA. Abraços amigos.

    Profº Renato Luiz Menze - Baln. Barra do Sul -

    ResponderExcluir
  87. Vamos de concordancia com todos os fatos e lados,os professores so tem um jeito de serem ouvidos,fazendo greve.caso contrario o problema nao seria resolvido.Se as aulas nao voltaram,éculpa do governo que nao pagou os salarios como os professores deveriam receber:salarios de direito e dignos!mas acho que os professores nao deveriam ficar repetindo que tem filhos pra alimentar,contas pra pagar! problemas todos nos temos.Mas voces nao devem usar esse argumento,fica repetitivo demais,é um direito de voces e pronto.lutem somente por isso!e PROFESSOR ELEANDRO S. MAIER acho que seu comentario foi desnecessario entendo sua opiniao,mas nao temos que ir na sua casa dar '1realzinho' pagamos impostos para que seu salario seja pago!alias,pagamos e muito,o Brasil esta em primeiro lugar no ranking dos paises que mais cobram impostos no mundo passando Japao e E.U.A.Apoiamos os professores no comeco faltando algumas aulas,mas 1 mes?que isso!passou dos limites estamos muito prejudicados!Bem,vamos parar com as criticas,e comentarios xulos sobre outras pessoas como vimos acima e fazer alguma coisa!cade os alunos que estao se sentindo tao prejudicados,o gremio estudantil? vamos fazer uma passeada,bem organizada!eles lutam pelos direitos deles e nos pelos nossos!ta na hora de dar um basta nisso!perdemos as ferias de julho e agora,vamos perder as do final do ano tambem?so para concluir todos se dizem prejudicados,mas agora parem e reflitam'nao sei se todos sabem,mas nao forao todos os professores que entraram em greve,eles estao la sendo pagos para dar aulas,que naao estao sendo dadas!se voces se lembram bem foi dido e muito bem explicado que as aulas dos professores que nao estao em greve nao seriam repostas e seriam aulas normais com trabalhos e tudo mais!vamos todos ligar no colegio,se informar direitinho quais aulas temos,indepente dos horarios,e irmos la para assisti-las!assim quando voltar os outros professores nao estaremos tao atrasados nas outras materias!entao,galera vamos todos para escola na segunda assistir as aulas que estao 'disponiveis',mas senao tivermos um numero suficiente de alunos nos mandarao embora,entao mostrem que se valorizam e corram atraz do que querem,so reclamar nao vai adiantar nunca adiantou!o convite esta feito espero que quem leu repasse essa ideia para os outros e segunda ja possamos estar no colegio para assistir as aulas que ainda nos restam!vale lembrar que nao tenho certeza,mas parece que quem nao parou foi a professora Helena(quimica),Alvaro(fisica),Valdiceia(matematica),Ledani(portugues e ingles)Junior(geografia) esses sao os que eu sei,da noite.voces de outros turnos tentem procurar saber de seus respectivos professores!Conto com todos obg e espero realmnete que esta situacao seja resolvida o quanto antes

    Jeferson,2ano

    ResponderExcluir
  88. Olha eu acho sim que os professores tem que lutar por seus direitos , pois eles não passam anos estudante (até hoje) pra receber o que recebem , é até uma vergonha pro governo ter uma face dessa ,pois além de serem professores eles tem suas famílias ,contas pra pagar e tudo mais ,eu so aluna do terceiro ano , tenho enem e o vestibular pra fazer , mas eu tento me colocar no lugar dos professores pra tentar aminizar as coisas , mas como sou aluna estou preocupada com meu estudo , por mais que eu já esteja estudando em casa , livros , internet não é a mesma coisa , Não estou julgando de nenhuma forma eles , mas quanto mais acaba essa greve melhor à todos , então GOVERNO VAMO SE AGILIZA ! pq na hora de aumenta os seus salários , são bem rápidinhos !





    Luana Bárbara Farias Holz aluna do Terceiro ano da escola Anita Garibaldi

    ResponderExcluir
  89. Não tenho dúvida, Luana, que o melhor para todos nós é o fim da greve... Também aguardo o retorno com ansiedade... Agradeço o seu apoio e o de tantos outros aqui colocados! Graças a Deus, vocês são a maioria, o que mostra que alguma coisa conseguimos mostrar a vocês, explicar...

    Já para a Juliana, só posso dizer que lamento sua postura, mas agora entendo mais facilmente. Como disse antes, acredito que o que podemos fazer de mais importante com essa greve é mostrar a vocês que não devemos desistir, mas sim lutar até o final pelo que acreditamos! Parece (pelo próprio depoimento dela) que não é esse o exemplo que ela teve em casa... O pai dela, ao invés de lutar, fugiu... É assim que ele vai contribuir pela melhoria da educação? Que belo exemplo... Ao encontrar uma dificuldade, não enfrente, desista!

    Como eu também já escrevi no outro comentário que fiz, graças a Deus a maioria prefere cumprir o que diz, quando canta o Hino Nacional: "Verás que um filho teu não foge à luta". Se todos os brasileiros fossem como a Juliana diz que seu pai é, não sei onde estaríamos... Felizmente não são... E enfrentam as batalhas, lutam pelo que acreditam!

    Você pode até discordar de mim, Juliana... Sou democrático! Posso não concordar com o que você diz... Mas vou lutar até o fim para que você tenha o direito de dizê-lo. Para concluir, repito: Feliz o país que tem professores que lutam por melhores salários, por melhores condições de trabalho, para fazerem uma educação com mais qualidade!

    Forte abraço,
    André

    ResponderExcluir
  90. Oi pessoal , queria saber se tem alguma previsão para o fim da greve ? Obrigado desde já (:

    ResponderExcluir
  91. Queridos professores,sem desvalorizar sua profissâo ,digo que ,na verdade o Brasil está péssimo em tudo,mas para querermos que isso mude devemos nos preocuparmos com os pequenos aprendizes que nos espelham ,tomando as mesmas atitudes,tornado-se pessoas diferentes e exercendo os cargo aos quais olhassem para o povo Brasileiro e fizesse a mudança por uma BOA NOVA.SEI QUE TODOS TEM O DIREITO DE LIVRE ARBÍTRIO,mas se todos querer parar e querer o salário que realmente merece o BRASIL PARARIA,imagine se o povo BRASILEIRO, resolver ir as ruas exigir que nossos filhos tenham BOA EDUCAÇÂO ,nâo existe efeito sem causa.muitos deixam por merecer ,nem sempre se contenta todos,mas vivemos no BRASILLLLLLLLLLLLLLLL.E QUANDO FICAR DIFERENTE NÃO É MAIS BRASIL OU FOI REALMENTE MUDADO.

    ResponderExcluir
  92. Luci,

    Se os brasileiros todos parassem, seria perfeito! Ficaria demonstrado que realmente querem mudar! Enquanto as pessoas pensarem como você, aí sim, nada muda... Reclamar sentado em casa não resolve nada... Não muda, não avança! Falar mal dos políticos, mas depois votar neles outra vez, só mostra quão ruim é o eleitor...
    Lamento profundamente suas palavras! Esse aqui é o BRASIL, sim! O meu país, o país que eu amo e que todos os dias eu me esforço para que melhore, para que avance! Não poderia olhar para as minhas filhas e dizer a elas "Ah, o país está ruim, mas é assim mesmo!" NUNCA! Se o país está ruim é porque os brasileiros deixaram assim! Eu não estou satisfeito e vou tentar mudá-lo. Quem vem comigo?

    ResponderExcluir
  93. Bom dia, primeiramente, venho relembrar que esse blog vem expor as opiniões de cada um, e não especificar quem deve dar explicações sobre seus atos. E ainda, não devemos desmerecer quem vem aqui, pois, poucos são aqueles que tomam alguma posição sobre certos assuntos.
    Colega Ana, digo-lhe, se tivesse que sustentar minha família e o salário não fosse suficiente, trabalharia em algo mais, ou seguiria outra profissão, minha família vem em primeiro lugar, faria tudo por ela mas jamais a deixaria passar necessidades(professores a 31 dias em greve terão descontados os dias parados) e ainda, não prejudicaria minha profissão ( professores sem se importar com os alunos).
    Sr André, meu pai fez uma opção, ele escolheu a família. Como percebeu que o salário era muito baixo e não conseguiria sustentar-nos, ele resolveu escolher uma em que não nos prejudicasse e nem a ele, afinal, os senhores professores sempre alegam que se estressam muito e ganham pouco, SEMPRE!
    Temos que concordar que os senhores ganham sim pouco, mas vale a pena tanto estresse? Se valesse os senhores estariam dando aula e se importando se os seus alunos estão aprendendo.
    Pra quem ainda não leu os jornais de hoje, o governo resolveu manter a última proposta(na minha opinião a pior, já que os professores não quiseram voltar a sala de aula), e que a Justiça do Trabalho irá interferir nas negociações e buscará uma solução em poucos dias, já que alegam que a greve está passando dos limites e se tornando ILEGAL! Afinal, a greve só é legal quando não há prejudicados, e todos juntos chegaram a conclusão de que a comunidade está sendo prejudicada,não há como negar!
    Professores de Curitibanos decidiram acabar com a greve pois alegaram que estavam contra a ética de sua profissão, onde juraram sempre proteger e ensinar seus alunos e não era isso que estavam fazendo.
    E caro amigo Jeferson, é isso que precisamos! Voltaremos SIM à salas de aula e teremos aulas com os professores que lá estão, não podemos mais nos prejudicar.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  94. Quem vai ser ferrar? OS ALUNOS NÉ! os professores vão ganhar salário melhor né, não vão nem querer saber dos alunos. Eles querem saber é dos direitos deles. E ai como fica nosso futuro?

    ResponderExcluir
  95. os alunos vão se ferrar!

    ResponderExcluir
  96. Os alunos já estão se ferrando pessoal. E os professores vão se ferrar também. Acabei de ler na internet que o governo vai mesmo descontar os dias parados!
    Bem feito, estão ferrando com a gente, tem que se ferrar também!!!

    ResponderExcluir
  97. E será que eles vão repor os dias parados mesmo sem receber?

    ResponderExcluir
  98. Querida, pra que fazer isso tudo, se você quer tanto estudar, lá na escola tem alguns professores dando aula, já foi lá? se não foi vai então! -.-

    ResponderExcluir
  99. Juliana, viu só como é absurda a situação do professor? Precisa escolher se continua na profissão, ou se dá uma qualidade de vida decente a sua família! Já pensou se todos fizessem como o seu pai? Com quem você teria aulas? Você usa um absurdo para tentar justificar outro... Não tem lógica! Então agora ser professor significa não poder ter família ou gostar de sofrer? Pelo amor de Deus!!!

    Sobre a greve ser considerada ilegal, acho que você não entendeu! Mas vou sugerir que leia o Blog do Moacir Pereira e veja com seus próprios olhos: o governo ainda não vai entrar na justiça para declarar a greve ilegal. E a justiça do trabalho disse que poderia intermediar uma negociação, para tentar agilizar o final da greve. Mostre onde está escrito que a greve é ilegal! Não está, porque ela não é!

    Terceiro: no Brasil, infelizmente muitos que lutaram por um país melhor tiveram grandes prejuízos. Dia 21 de abril é feriado! Alguém sabe me dizer por quê? Quem foi Tiradentes? Como ele terminou? Pois descontar os salários faz parte do jeito anti-democrático de ser do governador. Não tem problema... É um preço pequeno a pagar, para não desistir de um ideal de justiça, de cumprimento da lei.
    Não esqueçam... A greve não pede favor, exige que se cumpra a LEI! Só...

    Por último, eu não sou relógio, que trabalha de graça. Sem reposição dos dias parados, não tem reposição de aulas. Um médico não opera ninguém sem receber pela cirurgia... Um lixeiro não recolhe o lixo de ninguém sem salário... Por que eu tenho que trabalhar sem receber? Esqueça!

    Alguém lembrou que vivemos em um país capitalista. Portanto, meus caros, ou vocês se mexem e começam a cobrar do governo uma decisão mais rápida sobre o cumprimento da lei, ou todos sairemos prejudicados sim!

    Vamos ver quantos se mexem...

    ResponderExcluir
  100. quando que essa greve vai acabar?os alunos já estao ferrados mesmo kkkk

    ResponderExcluir
  101. Presidente da FIESC:

    Durante discurso na reunião mensal do Sistema Fiesc, dentro do Encontro da Industria Catarinense, o presidente Alcantaro Corrêa destacou os esforços dos empresários catarinenses de manterem permanente diálogo com os trabalhadores e lideres sindicais.
    Manifestou-se depois sobre a greve dos professores: “Esta greve é um problema muito sério. Tem que sentar na mesa e resolver logo este impasse. Não há tempo a perder. O prejuízo para a educação já é incalculável. Esta greve mostra a incompetência do governo na negociação.”

    A legalidade da greve

    O procurador geral do Estado, Nelson Serpa, informou há pouco que o governo nada decidiu sobre ação a Justiça pedindo a decretacao da ilegalidade da greve. O assunto será avaliado neste fim de semana pelas autoridades e pela Procurdoria Geral do Estado.

    Via Blog do Moacir Pereira

    ResponderExcluir
  102. aonde que tão dando aula????

    ResponderExcluir
  103. Bom dia Moacir!Não sou professora, sou mãe de duas meninas, uma está no Ensino Médio e a outra está na faculdade. Soube através de uma amiga de seu blog e passei a acompanhar as notícias através daqui, que estão sempre atualizadas.
    Bom gostaria de dizer, que minhas filhas, sendo alunas de escola pública, já passaram por outras greves e posso afirmar que nunca foram prejudicadas, devido a responsabilidade dos professores do nosso estado, aos quais tenho um profundo respeito e admiração e acho que deveriam ser os profissionais mais valorizados do Brasil, pois todas as outras profissões se devem a um professor.
    Eu lembro que teve um ano em que o então governador Paulo Afonso, perdeu as eleições e deixou os professores sem salários durante 3 meses e sem o décimo terceiro, mesmo assim de forma responsável, os professores terminaram o ano letivo. Sabe o que é isso? Ficar três meses sem receber?
    Por isso que cada vez mais os admiro e nós pais estamos e estaremos ao lado deles até o final.
    Ontem conversando com uma professora de uma das minhas filhas ela me disse que agora o governo estava fazendo pressão cortando o salário dos dias parados. Isso faz com que os professores não precisem mais repor as aulas. Peço que os professores não cedam as pressões.
    Agora eu como mãe e juntos com os outros pais vamos exigir do governo a reposição dos 15 dias do início do ano letivo em que minhas filhas ficaram sem professor em várias disciplinas, por culpa do governo estadual que não fez a contratação dos ACTs. Afinal nossos filhos tem direito a essas aulas que ficaram faltando, não tem? Por que então iniciou o ano letivo se não estava preparado para começar???
    Agora se mostra mais despreparado ainda para lidar com a situação da GREVE.
    Enquanto pais e professores estão angustiados para que tudo isso termine, ele e seus assessores viajam e participam de festas. E dizem que não tem dinheiro??? A quem querem enganar?
    Demonstram a mesma preocupação do início do ano.
    Espero que os Deputados Estaduais não aceitem a proposta do governo, pois confiamos nossos votos a eles para ter uma educação melhor, e que se faça cumprir a lei. Eles que não se esqueçam que pais e professores também votam e tem família que vota. E que tudo isso pode se refletir contra eles pelo resto da vida deles. Pois os professores SÃO professores hoje e sempre, escolheram esta profissão por amor e eles ESTÃO deputados, senadores, governadores, secretários…
    Espero que o Sr Colombo tenha responsabilidade verdadeira com a educação como ele falou em seus discursos na televisão (será que já esqueceu, ou foi alguém que escreveu para ele?) e atenda as reivindicações dos professores.
    Obrigada,
    Mayara

    Comentário no Blog do Moacir Pereira
    17 de junho de 2011 às 9:29 am

    ResponderExcluir
  104. Fui aluno do anita,me formei ano passado.Concordo com os direitos dos professores,em ter um salário digno porque realmente o atual é uma "merda",PORÉM,já passei por provas como vestibular e Enem,são muito complexas.No qual o nível é muito elevado.Atualmente estou fazendo curso preparatório para vestibular.A maioria dos assuntos,eu nunca tive conhecimento no ensino médio,ou seja,o ensino era " por cima...". Quando soube da greve,logo apoiei os professores pelos seus direitos,MAS 4 semanas sem aula,é muito conteúdo perdido e pra quem esta prestes a realizar Enem e vestibulares,aconselho estudar muito,muito mesmo UAHUSH Desejo boa sorte para os professores,que tudo acabe o mais rápido possível,pois os dois lados estão sendo prejudicados. -
    Bruno Veadrigo De Lima

    ResponderExcluir
  105. Caro amigo André,não estou aqui pra dizer que não luto pelos meus ideais, vivo muito. bem,e sou feliz,procuro me colocar no lugar de outro antes de apontar e entendo que sim tem muito a reclamar,mas JESUS disse ;SE TE FERIR UM LADO DA FACE OFEREÇA A OUTRA.NÃO DESEJA AO OUTRO O QUE QUER A SI PRÓPRIO.
    sim me preocupo com o futuro dos meus filhos ,mas não sei se você sabe que a ESCOLA complementa e educação e o ensino,pois isso vem de berço.
    não desmereço o professor só acho que auxiliando e educando com qualidade o aluno nos teremos sim um BRASIL MELHOR QUE REALMENTE VÊ O PROFISSIONAL E OS RESULTADOS QUE PRODUZ.
    AOS CAROS ALUNOS só fico indignada,pois vocês sabiam que na escola ficariam alguns dos professores em que não aderia a greve e vocês nem comparecerão,é fácil julgar após ver que se sairia em desvantagem.
    AOS PROFESSORES só digo que lamento por ganhar este salário tiveram oportunidade de escolher,pra não receber este baixo salário poderia dar aula em um colégio particular ou faculdade, que não teria este problema ,ou será que não conseguiria passar no concurso por não estar tão atualizado.só lamento.

    ResponderExcluir
  106. Aonde que ta tendo aula????

    ResponderExcluir
  107. Anita Garibaldi - Itapema, TEM AULA!

    ResponderExcluir
  108. RAIMUNDO COLOMBO FAKE DIZ:

    Então todos concordam que:

    O governo é corrupto.

    Os professores merecem ganham o Piso Nacional.

    Os alunos não merecem ser prejudicados.

    \õ/

    ResponderExcluir
  109. so o ensino fundamental ne ;)

    ResponderExcluir
  110. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  111. quando que essa greve vai acabar essa greve ja ta muito chata kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  112. Juliana, se você não tem que dar satisfações, então não peça. E realmente, acho que você está precisando de umas aulas de interpretação de texto, ou é só a sua vontade de estar sempre certa, que lhe fez ler erroneamente a noticia no jornal.
    Fico admirada de perceber, que há pessoas que olham apenas para o próprio umbigo como vocês!
    Se os alunos e pais de alunos já tivessem ido as ruas com os professores, essa greve já teria acabado. Mas vocês querem colocar a culpa na primeira pessoa que encontram. Se o governo pagasse o que a sua própria lei manda, não haveria greve, e os professores estariam em sala de aula. E é muito fácil reclamar cara Juliana, mas você só começou a se importar depois de um mês inteiro? Pq não compareceu as aulas que ainda está tendo em seu colégio? Não estaria tão atrasada. E pq não começou a pesquisar sobre as matérias do enem desde o primeiro ano e cobrar de seus professores? Foi o que eu fiz! Você não terá todo o conteúdo necessário em apenas 1 semestre. Mas se não tivesse a greve provavelmente você nem saberia disso, pois não teria pesquisado.
    Se você quer exigir que os seus professores se importem com você, se importe com eles!
    E sim, nós pagamos nossos impostos para termos saúde, educação, segurança, etc. Porém, pagamos ao GOVERNO e o GOVERNO tem a obrigação de repassar aos professores. E se é tão informada, deveria saber que há uma porcentagem minima que o governo deve repassar a educação, e faça as contas pra ver se isto está sendo repassado corretamente. Pois não está! O governador foi até ao Ministério da Educação, e o Ministro disse a ele que o estado de SC é o segundo estado que mais tem condições de passar o piso certo aos professores. Mas pq ele não faz isso? Onde está o nosso dinheiro?
    Ao invés de ficar aí reclamando da vida, pq não começa a pensar em quem realmente está te prejudicando, e prejudicando os nossos nobres educadores?

    Espero que você se ilumine minha querida. Abraço.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  113. Essa Juliana deveria ser professora né, ai ela ir ver o que eles estão passando! QUERIDA ELES ESTÃO PROCURANDO OS DIREITOS DELES, VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO PARA GANHAR BEM, SER VALORIZADA NO SEU SERVIÇO. E ELES ESTUDARAM PARA TER ESSA PROFISSÃO E NÃO ESTÃO GANHANDO O QUE ERA PRA GANHAR, ENTÃO ELES TEM OS DIREITOS DELES, DE SER VALORIZADO! CADA PESSOA TEM O SEU DIREITO! CIDADANIA!

    ResponderExcluir
  114. Cada um tem o direito de expor suas ideias e opiniões, eu sou aluna do 2º ano do colégio Anita Garibaldi e desde o ínicio das reivindicaçoes dei meu total apoio aos professores.Sei que quando precisarmos eles nao nos deixarão na mão, estão atraz de seus direitos e se todos que estão falando asneiras sem saber das coisas os apoiassem esta greve já teria terminado.Os professores já sabiam quando faziam suas faculdades que o salário seria esse, mas também sabiam que tinham seus direitos que aumentariam este salario, se eles exercem esta profissao é porque gostam ou pelas condições em que estavam quando fizeram faculdade, eu vejo os professores como herois e acho que eles tambem se sentem assim, pois estao fazendo a parte deles para mudar um pouco a situaçao do nosso país, tentando educar alunos, trazer conhecimento e nos orientar na escolha de nossas profissoes, a luta dos professores pelos seus direitos vem de anos atraz, e se eles estao a tanto tempo lutando a culpa é de quem vota em políticos corruptos.Eu apoio sim esses profissionais da educaçao que tanto fazem para nos trazer conhecimento.Se essas pessoas que se dizem preocupadas com seus estudos estivessem realmente preocupadas já teriam corrido atraz para fazer algo, e nao estariam sentadas em frente ao computador somente reclamando, e se voce que se preocupa com o ENEM se preocupasse mesmo, ja teria pesquisado conteudos na internet e ja estaria estudando até porque voce ja passou pelas outras séries e já aprendeu a maioria dos conteúdos, é apenas relembrar, porque se nao sabe a internet é hoje um dos melhores meios para se estudar também.Pense um pouco se voce estivesse mesmo preocupada com seus estudos nao estaria dizendo que nao vai haver férias só estaria preocupada com os estudos e nao com as pausas. E também foi discutido em uma reuniao que os alunos nao perderao suas férias, tudo depende de quando a greve acabar.Reflita e pense bem antes de escrever as coisas sem saber.E os professores também estao sendo prejudicados com a greve, pois tambem precisarão repor e perderao seu salario em todo esse tempo em que nao estavam nas salas de aula, e tem mais os professores tambem correm o risco de perder seus empregos, pois ja foram ameaçados.Voce nao acha que eles tambem queriam que a greve acabasse? Temos varios relatos de que professores foram humilhados pelos governantes, e em curitiba há alguns anos atraz os professores chegaram ate a apanhar.Estou na luta com eles e o gremio estudantil no Anita também !
    By: Jeniffer Fernanda, vice-presidente do gremio estudantil do Anita Garibaldi.

    ResponderExcluir
  115. Então me parece que a Juliana se equivocou novamente quando falou em nome de todos os colégas do colégio Anita Garibaldi, já que até mesmo uma aluna do gremio estudantil de lá, que por sinal escreve com muita coesão, discorda de seus pareceres.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  116. O que vocês tao ganhando criticando apenas uma menina ?talvez ela tenha se expressado de forma errada ou não tenha usado as palavras corretas,ela só esta indignada como a maioria dos alunos.
    Professores,vão correr atras dos direitos que querem tanto,e quanto antes isso acabar melhor para todos.

    ResponderExcluir
  117. O que eu fico mais de cara com as coisas que eu leio aqui é que as pessoas vem representando os colegas sem ter falado com ninguém e ainda mais vem e diz esses absurdos sobre os professores, dai como fica a imagem dos alunos do Anita Garibaldi que não valoriza o trabalho dos professores ? que num ta nem ai se eles vão receber ou não ? que eles não dão o ensino que merecemos? e que essa greve é uma bobagem, essa imagem vai fica so pra alguns mesmo porque nem todo mundo pensa igual, eu mesmo estou com os professores nessa greve e outra invés de ficar reunindo alunos pra ir pra escola sem professores reuni a galera pra estar junto com os professores pra liga pra gerencia ou ate mesmo ir ate o governador pois ele num pode fazer nada contra nós alunos...
    Só mais uma coisa que eu gostaria de falar, aluna Juliana post lá em cima que a maioria das coisas que ela leu no livro ela nunca tinha estudado antes, nossa e o pior de tudo que ela disse que o pai dela era professor, hello querida se ele era professor ele pode te ajuda muito bem e eu tenho certeza que ele não esqueceu o que ele estudou, e outra o que cai no ENEM não é so coisas de 3º ano então pegue seus caderno do ano passado e do ano retrasado e comece a ler, e so pra avisar no site da secretaria da educação tem aulas virtuais, aquilo lá num ta so pra bonito entre e comece a estudar pois quando começa as aulas você tem duvidas pra perguntar para os professores que você tanto desvaloriza... Por hoje so isso que eu tenho a escrever espero que as pessoas se toque do que esta escrevendo e dizendo por ai ok


    Aluna: Josineide Rocha 3º ano do Anita Garibaldi

    ResponderExcluir
  118. previsao de acabar as aulas????????????

    ResponderExcluir
  119. Josineide querida, meu pai era professor de Educação física, e eu disse antes, só tem matérias que nunca vi na vida, então, não tem no caderno. E aliás, essa discussão me cansou, afinal, cada um tem sua opinião, ninguém quer fazer outra pessoa mudar não é correto?
    Jenni, claro que todos concordamos que os professores merecem um salário melhor, mas uma galeeeera veio falar que não aceita mais essa greve... Nossos pareceres com os colegas são contra, mas afinal, todos queremos uma educação melhor.. não é isso que todos estão buscando?

    ResponderExcluir
  120. Isso Juliana, faça esse favor a nós, pare de falar asneiras e vá estudar.

    Andréia Santos

    ResponderExcluir
  121. Caro "anonimo", não estamos criticando uma pessoa, estamos criticando o modo dela agir. E se quer entender do que estou falando, leia meus outros posts. Ah, e tenha um ótimo dia!
    Oi Andréia, estava estranhando você não vir dar a sua opinião! =D

    by: Ana Maria Machado

    ResponderExcluir
  122. sim Ana Maria,entendo mas o que esta ganhando criticando o jeito dela agir,se é a opinião dela.Cada um,tanto como ela também,devem respeitar o direito e opinião dos outros.Pode ter certeza que li todos os comentários seus e dela,e acredito que você esteja mais preocupada com o "agir dela" do que com o seu salario.Estou anonima pois não ia postar nada nessa pagina,fico nos dois lados,sei como é difícil um salário baixo,mas nem por isso sairia "retrucando" asneiras ( segundo vocês ).Se são asneiras por isso não deveriam nem ligar.Fica aqui um conselho,sai do computador,e vá lutar por seus direitos,em manifestações e protestos contra o governo e não com uma menina.

    ResponderExcluir
  123. Artigo 37.º - (Liberdade de expressão e informação)

    1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

    2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

    Essa Lei representa alguma coisa para vocês?!
    Os professores,deveriam ser os primeiros a incentivas a juventude,como a Juliana e outros alunos,a livre expressão.Como profissionais da educação,deveriam respeitar,mesmo não concordando,ela tem o DIREITO de se opor.Ou vocês estão indo as escolas para formarem robôs manipulados,pessoas sem iniciativas e covardes? Vocês não precisam concordar,mas,não tem o direito de impedir e criticar de uma forma tão ostensiva.Vamos refletir melhor,e vamos nos concentrar nessa luta conjunta,tanto dos alunos,como de vocês professores.

    ResponderExcluir
  124. Anonimo, se você tivesse lido, teria visto que eu NÃO sou professora. Tenho 17 anos e estou no 3º ano do ensino médio, e sim, apoio os meus professores, e gostaria muito de estar ao lado deles quando vão as ruas pedir por seus direitos.
    Cara Lana, a única censura aqui, é de certos estudantes que querem que os professores desistam da luta por seus direitos, e voltem para as salas de aula.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  125. Cara Lana,

    Fico muito feliz que tenhas trazido um pedaço de uma lei (uma das mais importantes que existe, inclusive) para defender sua posição.

    Acho um enorme exemplo de cidadania, de como as coisas devem ser feitas. É exatamente isso que nós estamos fazendo!!!

    Só que estamos nos baseando no Artigo 9o da Constituição Federal do Brasil, na 11.738 de 2008 e a 7.783 de 1989.

    Se você procurar na internet verá que tanto o que nós queremos quanto o que estamos fazendo para conseguir o que queremos é LEGAL.

    Quanto a impedir alguém de dizer o que quer que seja, sou contra! Posso criticar o que a pessoa disse, discordar dela... Mas impedir, NUNCA.
    Agora, tem gente aqui querendo IMPEDIR os outros de fazer aquilo que a LEI permite, como entrar em greve, por exemplo. E aí, como ficamos?

    Um abraço,
    André

    ResponderExcluir
  126. É um absurdo q alunos da rede pública estadual q sabem o qto é dificil para um professor trabalhar ganhando tão pouco e em escolas sem os recursos necessários, onde grande parte dos alunos só vão realmente se preocupar com os estudos no 3º ano do ensino médio, venham aqui criticar um movimento histórico como esta última greve do magistério. Se os professores estão tão unidos agora é pq além de ser justo o movimento, o mesmo está amparado por leis que tornam esta greve legal e também possibilitam uma melhora salarial merececida pela categoria. Visto que os reajuste que recebemos nos últimos anos, foram infímos e a longo prazo. O q fez com q nosso salário seja cada vez mais baixo para sobreviver decentemente hj em dia. Por isso, caros alunos, ao invés de criticarem os professores busquem saber mais sobre nossa luta q já é de muitos anos, e aproveitem este tempo para estudar td q aprenderem desde início do ensino médio, ou então juntem-se aos professores para pressionar o governo pq este sim já demonstrou q não tem a menor consideração por vocês.
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  127. Quem ter força de vontade aprende sozinho Juliana! Existem bibliotecas para pesquisas, internet, você não se acha tão presente nas coisas da escola, então se lembra da reunião do começo do ano? onde foi mostrado um site de aulas virtuais do governo? então acho melhor você parar de ficar criando blog falando mal e blá blá blá e vai estudar se informar mais, já que estão tão preocupada com o ENEM! acho que já demorou pra ter feito isso! e uma coisa tu acha que no ENEM vai cair as matérias aprendidas no 3º ano? está muito enganada lá e tudo muito diferente! Abraços!

    By: Aluno do 2º ano do Anita Garibaldi.

    ResponderExcluir
  128. É um absurdo q alunos da rede pública estadual q sabem o qto é dificil para um professor trabalhar ganhando tão pouco e em escolas sem os recursos necessários, onde grande parte dos alunos só vão realmente se preocupar com os estudos no 3º ano do ensino médio, venham aqui criticar um movimento histórico como esta última greve do magistério. Se os professores estão tão unidos agora é pq além de ser justo o movimento, o mesmo está amparado por leis que tornam esta greve legal e também possibilitam uma melhoria salarial merececida pela categoria. Visto que os reajuste que recebemos nos últimos anos, foram infímos e a longo prazo. O q fez com q nosso salário seja cada vez mais baixo para sobreviver decentemente hj em dia. Por isso, caros alunos, ao invés de criticarem os professores busquem saber mais sobre nossa luta q já é de muitos anos, e aproveitem este tempo para estudar td q aprenderam desde início do ensino médio, ou então juntem-se aos professores para pressionar o governo pq este sim já demonstrou q não tem a menor consideração por vocês.
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  129. Bom dia,
    Tem estudante que espera que seja possível contratar professor bom por R$ 1187,00 por 40 horas de trabalho?
    Os estudantes não são os únicos prejudicados pela greve. Quem se prejudica é a sociedade como um todo. Aí eu me pergunto: se a sociedade elegeu esse governo descomprimissado com a educação, o que seria mais justo do que essa mesma sociedade sofrer as consequências? Caro estudante, seus pais votaram? Você votou? Votou por quê?

    ResponderExcluir
  130. mas presisa ficar de greve?
    aqui ó minha prima da 4 anos que estuda no sesi sabe mais de ingles que eu e eu tenho 13 anos.
    Aff os professores tem que ganhar por merecer.

    ResponderExcluir
  131. ESSA MOÇA JULIANA, QUE ESTA NO III-do E.M ERA PRA TER UMA CABEÇA MELHOR, NÉ?! QUEM TEM QUE SE PREOCUPAR COM A SUA EDUCAÇÃO É VOCÊ MESMA, QUERIDA! " A NINGUÉM PODEMOS ENSINAR, SOMENTE MOSTRAR O CAMINHO" E ESSE CAMINHO VOCÊ É QUEM FAZ. NÓS, PROFESSORES ESTAMOS LUTANDO PELA NOSSA CARREIRA, PELA QUAL NOS FORMAMOS!E, VC DEVERIA SABER POR SER TÃO LIGADA, QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, ESTADUAIS COMEÇARAM O ANO DE 2011 COM FALTA DE PROFESSORES, EM VÁRIAS DISCIPLINAS INCLUSIVE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA TAMBÉM PARA ALUNOS DO III DO E. MÉDIO. ME RESPONDA A CULPA É DE QUEM? É DO PROFESSOR QUE TEM QUE BATER NA PORTA DA ESCOLA PRA TE DAR AULAS? QUE BOM QUE VC PODE BAIXAR CONTEÚDOS NA INTERNET, VC É UMA PRIVILEGIADA. ESTÁ LUTANDO PELO SEU FUTURO! SÓ É UM POUCO DESCONECTADA DAS REAIS INTENSÕES DO SEU PAÍS NO QUE DIZ RESPEITO A EDUCAÇÃO! EU, ESTOU LUTANDO PELO MEU E PELO FUTURO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE QUE É ISSO QUE ESTÁ NA BASE DESSA GREVE E QUE VC NÃO CONSEGUIU ENTENDER.

    ResponderExcluir
  132. POVO BRASILEIRO,venho até aqui dizer que todos tem o direito,pois ,fica na consciência de cada e o potencial que exerce,tão fácil fazer críticas a quem expor sua opinião,mas vejo que a educação deve sim mudar pois tanto aos professores que buscam por um salário justo deveriam também se preocupar com seus alunos ,como escrevem ,será que na realidade honram seus diplomas,só assim teremos pessoas conscientes as quais lutam pelos mesmos.
    Indignada vejo que seus respectivos salário só reflete em que os alunos aprendem em sala de aula,em média geral de educação de sc as notas é de 4.1,e então digo,estão sendo bons educadores ou só salariados.
    NOSSO PAÍS SÓ MUDARÁ SE EDUCARMOS BEM ESTES ALUNOS,E MOSTRAR QUE A QUALIDADE VEM DE DENTRO ,NÃO SÓ DA PARTE MATERIAL,NA QUAL OS EDUCADORES BUSCAM SÓ ESTÃO PENSANDO NO MOMENTO.DINHEIRO E DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  133. Como é fácil criticar A JULIANA se na realidade muitos que aqui expõe seus comentários,não conhecem e nem sabem porque luta,se existisse muitos iguais a ela lutando por melhor educação nosso PAÍS seria outro,com muito valor aos seus profissionais.
    É UMA PESSOA que ao lutar se preocupa em não prejudicar o seu próximo,PARABÉNS JULIANA, ah como seria muito bom se muitos fossem como você.


    Cristina P.AMARAL

    ResponderExcluir
  134. SOBRE A PREOCUPAÇÃO COM REPOSIÇÃO DE AULAS EM FUNÇÃO DA GREVE: CONVÉM LEMBRAR AQUI, QUE É MUITO COMUM UM PROFESSOR CHEGAR AO FINAL DO ANO SEM CONSEGUIR ADMINISTRAR TODO O CONTEÚDO PLANEJADO.INGÊNUO SERIA IMAGINAR QUE TODO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA PODE SER APREENDIDO EM 200 DIAS LETIVOS. POR VÁRIAS RAZÕES: DIFICULDADES DOS PRÓPRIOS ALUNOS, FALTA DE COMPROMETIMENTOS DESTES OU DE EXIGIREM COLABORARAM PARA DAR MAIS VELOCIDADE AO ANDAMENTO DOS TRABALHOS, EMENDAS DE FERIADOS_QUE TODOS OS ALUNOS GOSTAM,FESTIVIDADES E CAMPEONATOS QUE TIRAM ALUNOS DE SALA IMPEDINDO O AVANÇO DO CONTEÚDO, ETC. MAS, O QUE VALE LEMBRAR AQUI É QUE A LOGÍSTICA DA ESCOLA É FEITA DE BIMESTRES, DE ONDE O PROFESSOR DEVE OBTER NO MÍNIMO TRÊS AVALIAÇÕES PARA FECHAR A MÉDIA BIMESTRAL. O IMPORTANTE ENTÃO, É NÃO PERDER O CONTROLE DESSA LOGÍSTICA. OU ENTÃO, ME RESPONDA QUEM SOUBER QUE ESCOLA ESTÁ EXIGINDO DOS PROFESSORES QUE ASSUMIRAM O CARGO QUASE TRÊS MESES DEPOIS DE INICIADO O ANO LETIVO, QUE ESTES RECUPEREM OS DIAS PERDIDOS? QUAIS OS DEDICADOS ALUNOS QUE VÃO SE SUBMETER, POR EXEMPLO, A TER AULAS NOS FINAIS DE SEMANA, PARA SUPRIR ESTE ATRASO, UMA INGERÊNCIA DO ESTADO?

    ResponderExcluir
  135. A CULTURA BRASILEIRA NOS ENSINA A CADA DIA QUE É ASSIM: CADA SEGMENTO LUTA PELOS SEUS INTERESSES COM SUAS FORÇAS. CLARO, A EDUCAÇÃO É UM SEGMENTO QUE VEM PERDENDO FORÇAS. QUEM PENSA QUE ISSO É UM INCIDENTE, ILUDE-SE, OU MELHOR, TÁ COMENDO BONITINHO NA MÃO DAQUELES QUE TEM FEITO O JOGO MACABRO DO NEO-LIBERALISMO.

    ResponderExcluir
  136. É verdade, amigo anônimo! Aqui neste país político eleva seu salário as alturas e, no máximo o que acontece é o fato tornar-se uma nota com caráter de denuncia, indignação no Jornal nacional, mas é só. logo em seguida, a notícia dos gols da semana faz tudo parecer que não tem jeito mesmo, então relaxa e G..., como disse Marta Suplicy.

    ResponderExcluir
  137. Aliás, hoje fiquei reparando na quantidade de logomarca de grandes empresas nos uniformes dos jogadores de futebol: FILA, BMG,LUPPO, UNIMED,NIKE,ELETROSUL, TRACTEBEL E TANTAS OUTRAS. JÁ PENSOU SE TODAS ESSAS EMPRESAS COLABORASSEM COM A EDUCAÇÃO, NO SEU ESTADO? O GOVERNO NÃO PRECISARIA MAIS SE PREOCUPAR COM UNIFORMES, SAPATOS, CONTAS DE LUZ, ÁGUA, SEGURANÇA NAS ESCOLAS E QUEM SABE ATÉ PAGAMENTO DOS PROFESSORES. O CURRÍCULO CONTEMPLARIA ASPECTOS TÉCNICOS QUE PERMITISSEM AOS ALUNOS ESTAGIAREM EM TAIS EMPRESAS PATROCINADORAS, OU O SE TORNAREM CRAQUES DE FUTEBOL. SERIA UMA MANEIRA DA EDUCAÇÃO ESTAR TODO DIA NA MÍDIA. QUE TAL?

    ResponderExcluir
  138. Que bom que tem alunos que não precisam dos professores, pois no futuro esta profissão estará em extinção. Futuros papais e mamães que só sabem menosprezar os professores preparem-se e alfabetizem os seus filhos.
    Aluno que está preocupado com a prova do ENEN e coloca a culpa na greve é porque nunca foi muito estudioso.
    Sou professora a 27 anos e também estou cansada da grande maioria de alunos que não querem saber de estudar. Aos alunos estudiosos e esforçados parabéns e nao é um ou dois meses de greve que irá comprometer o futuro de vocês.O que garante o sucesso é toda a tragetótia. E existem sim alguns professores pouco comprometidos mas a maioria ama o que faz caso contrário já teriam deixado os alunos na mão a muito tempo. Alunos e pais lutem também por seus direitos, sempre incansavelmente.

    ResponderExcluir
  139. ProfªMonica -São josé. Queridas alunas Juliana e Lanna. Pude perceber que vocês estão muito preocupadas com seus estudos, muito natural,mas tenho a impressão que estão usando o blog como um campo de batalha e esse não é o objetivo deste meio de comunicação. Tentem com seus professores encontrar um meio de solucionar seus problemas, pois garanto que eles não recusarão em ajudá-las. Pensem com carinho em nossa situação. Pois como vocês já passei por muitas greves enquanto aluna e nunca perdi o ano ou fui prejudicada por isso. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  140. Para ascender a qualidade na educação formal são primordiais os seguintes requisitos:
    1º. Profissionais qualificados para o exercício da docência.
    2º. Reconhecimento econômico para estes profissionais.
    3º. Tempo suficiente aos profissionais destinado às atividades extra-classe.
    4º. Ambientes escolares adequados.
    5º. Participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
    6º. Tempo necessário destinado aos estudos extra-classe dos alunos.
    7º. Interesse dos alunos nos estudos.
    6º. Remuneração suficiente para que os pais possam atender as demandas da família tendo os filhos exclusividade aos estudos.
    Se estes requisitos forem atendidos a contento, teremos uma educação formal de excelente qualidade e todos ganharemos com este resultado.
    Professor: Ranato Luís Schmitt.
    Graduação em Filosofia e Pós-graduado em Psicopedagogia.
    Habilitação: Filosofia, Psicologia, Sociologia e História.
    Me amo e me gosto e sou feliz na minha profissão.
    Meus alunos: a razão da minha felicidade.

    ResponderExcluir
  141. Penso que todos os professores que postam e postaram aqui nesse blog pensam neles e nos seus salários. por isso queria saber como as aulas serão repostas após a greve terminar, será nas férias de julho? ou nas de verão? nos sábados e domingos? gente! pelo amor de Deus! a Juliana pode estar falando muitas asneiras, mas ta falando muitas verdades, e pelo jeito tocou na ferida de muitas pessoas. quanto ao começo de "bate boca" entre a juliana, a jenny e a jozy (conheço as três, e parte de suas histórias) vamos deixar as briguinhas infantis e falar como alunas com pensamentos de adultas? nessas horas devemos acabar com as mágoas e nos unir.... eu concordo com quem vai para a escola, pois, estão se preocupando com seus estudos da mesma maneira com q os professores se preocupam com seus salários.... e sou obrigado a falar daquele professor do REALZINHO, por acaso você foi na casa de seus alunos dar uma EXPLICAÇÃOZINHA? aposto que não, você é um professor que mostra que ta pouco se ferrando pros seus alunos. a juliana pode pensar apenas no seu próprio umbigo, mas professores como esse do realzinho provam que eles também pensam apenas em sí mesmos. Ju, te apoio e apoio os professores também! então um recado para os professores VAMOS ACELERAR COM ESSA GREVE PORQUE NENHUM ALUNO TEM CULPA DE SEUS SALÁRIOS. e aos alunos VAMOS SE MEXER E AJUDAR A TERMINAR COM ESSA GREVE DE UMA VEZ!
    att aluno do anita

    ResponderExcluir
  142. A greve tem que acabar o quanto antes já são 41 dias sem aulas.GOVERNO COLABORE PARA QUE OS PROFESSORES VOLTEM AS SALAS DE AULA,pague o que é direito dos professores!!!!

    ResponderExcluir
  143. A greve tem que acabar o quanto antes já são 41 dias sem aulas.GOVERNO COLABORE PARA QUE OS PROFESSORES VOLTEM AS SALAS DE AULA,pague o que é direito dos professores!!!!

    ResponderExcluir