terça-feira, 5 de junho de 2012

Esclarecimentos sobre a devolução do Imposto Sindical 2009, 2010 e 2011


O SINTE SC informa aos associados que tem direito a receber a devolução do desconto do imposto sindical, que os mesmo receberão o requerimento solicitando a devolução dos valores pelos Correios. Aqueles que não receberem o documento devem entrar em contato com sua Regional, fazer download e imprimir diretamente do link: http://www.facebook.com/unidospelaeducacao/app_182667455607 

Saiba mais sopre o Imposto Sindical

O Imposto Sindical, desconto efetuado no contracheque dos trabalhadores, todo mês de março, é uma arbitrariedade e não tem o aval do SINTE/SC. O Sindicato trabalha com a filiação de caráter voluntário e democrático por entender que sindicalização é opção dos/as trabalhadores/as.

O Imposto Sindical é uma herança do sistema criado pelo Governo do presidente Getúlio Vargas, sob a orientação do Ministério do Trabalho, com motivos políticos claros de atrelar os sindicatos ao Estado, desvinculando as lutas de classe. Esta prática antiga foi estabelecida para a iniciativa privada e em 2009, estendida ao serviço público após revisão da lei trabalhista.

O SINTE/SC, através de seu Departamento Jurídico, entrou com um pedido judicial em 2009 para que a cobrança do Imposto Sindical não fosse efetuada, mas não obteve êxito pela legislação ser de âmbito federal, isto é, cobrança de Imposto. Aproveitando-se desta situação, o Governo de Santa Catarina, depositou o dinheiro de forma errônea para o Ministério do Trabalho, não reconhecendo o SINTE como representante legal da categoria dos trabalhadores em educação. Em virtude disto o Sindicato fez outro pedido judicial, solicitando que os valores do Imposto Sindical de 2009, 2010 e 2011 fossem repassados à entidade.

Agravando o problema, à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), também pleiteou na justiça os valores do Imposto Sindical e foi repassado, sendo que esta não representa a categoria do magistério público estadual de Santa Catarina.

É de responsabilidade do  Governo Estadual promover o desconto do Imposto Sindical da folha dos servidores; é dele também a responsabilidade de distribuir esses valores conforme determina a lei.

Após longa batalha e constantes negociações com os Governos Federal e Estadual, no final de 2011 o SINTE recebeu a devolução de parte dos valores, referente aos anos de 2009, 2010 e 2011.

Cumprindo a decisão do IX Congresso Estadual do SINTE/SC, realizado em junho de 2009, no município Chapecó, os valores serão devolvidos aos trabalhadores em educação que comprovarem na época a filiação e o desconto da contribuição sindical ao SINTE/SC, o sócio poderá solicitar a restituição mediante requerimento especifico, (em anexo).

O repasse recebido pelo SINTE/SC corresponde a 60% do valor descontado dos/as trabalhadores/as e este será, portanto, o percentual a ser repassado aos filiados da época que solicitarem a devolução.

Os recursos dos servidores não filiados, e dos filiados que não solicitarem a devolução, serão aplicados na aquisição e construção da sede própria da entidade, também conforme deliberado no congresso de 2009.


Florianópolis, 22 de maio de 2012.


Diretoria Executiva do SINTE/SC

Um comentário:

  1. Beleza! Quando o desconto foi feito não perguntaram quem era e quem não era filiado ao Sinte ou qualquer outro sindicato, mas pra devolver só se for/era filiado...Então é correto supor que o que foi devolvido ao Sinte, para ser retornado, é apenas o correspondente ao contingente filiado à época, sendo que o descontado dos não filiados ficou pro governo que criou o furto sem chance de defesa da vítima. Quem era filiado e morreu não pode mais encaminhar pedido, mesmo sendo filiado até o óbito. Tais valores ficarão para quem?

    Os que foram achacados na fonte pelo governo sindicalista que só quer dinheiro sem dar nada em troca, pois a grana milionária vai um buraco sem fundo do qual não sabemos total arrecadado e no que foi aplicado, ficam por isso mesmo, no melhor estilo 'perdeu, perdeu, malandro'.

    Hora de criar um sindicato para ex-sindicalizados pelo jeito.

    ResponderExcluir