quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Retorno às aulas com problemas

Os trabalhadores em Educação prometeram e cumpriram: estão empenhados na reposição das aulas que não foram ministradas em razão da greve de 62 dias.
Parte da reposição foi feita durante os 15 dias de recesso de julho, conforme compromisso manifestado por 25.302 profissionais que assumiram prioritariamente a primeira etapa da reposição em julho/2011.
Mesmo em estado de greve, a categoria voltou às salas de aula com o foco na reposição com responsabilidade e qualidade, a fim de que nenhum aluno seja prejudicado em seu calendário escolar.
No entanto, a contrapartida por parte do Governo tem deixado a desejar. O SINTE/SC tem audiência com a SED, na próxima semana, para tratar deste assunto.

REGIONAIS: É geral a reclamação de trabalhadores que aderiram a greve e que atuam nas SDRs sobre a não devolução dos descontos e dificuldades com a reposição das aulas. Este assunto consta da pauta da audiência da coordenação do SINTE/SC com a Sec. da Administração às 14h do dia 8 de agosto.
Problemas nas folhas suplementares dos CEDUPs e dos CEJAs também são denúncias que têm chegado ao SINTE/SC.
Há problemas também com a falta de material de expediente, falta de merenda, e serventes com atraso nos salários.

Processo seletivo ACT/2012
O departamento jurídico do SINTE/SC está analisando os editais publicados pela SED que tratam da realização do processo seletivo para admissão de professores em caráter temporário. O objetivo é detectar problemas e evitar transtornos aos profissionais ACTs .
No ano passado, verificou-se problemas com relação ao quadro de vagas e homologação de inscrição. Para o ano de 2012, um dos entraves , segundo já adiantou o jurídico do Sindicato, é quanto a impossibilidade do candidato se inscrever em mais de uma área.
Este e outros pontos levantados pelo jurídico serão encaminhados às regionais para que as mesmas orientem de forma adequada os candidatos. As inscrições abriram em 28/07 e vão até 30/08. O assunto será tratado na audiência com a SED na próxima semana.

Municipalização
O Governo Colombo, através da SED, retomou a discussão da municipalização e já está articulando com vários municípios o repasse do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.
O SINTE/SC alerta para que as regionais mobilizem as escolas e, junto com a comunidade e Câmara de Vereadores, impeçam que este processo se concretize.
A prioridade dos municípios é com a Educação Infantil; e sabemos que não é suficiente o número de vagas para atender a demanda das crianças de SC.

Grupo de estudos com o Governo:
O SINTE/SC recebeu ofício da SED e já comunicou os representantes para compor o grupo de estudos que vai discutir a pauta:
-LC 539/2011, priorizando a descompactação da tabela salarial;
-Reajuste do valor do Piso conforme a Lei nº 11.738/2008;
-Rever a Lei 456/2009 (Lei dos ACTs);
-Concurso público para ingresso no magistério;
-Estudos para aumento do vale-alimentação, considerando as demais categorias vinculadas ao Governo do Estado.

Calendário:
-16/8: Paralisação nacional “A educação quer mais”, da CNTE;
-17 a 26/8: Jornada Nacional de luta, em Brasília;
-07/09: Grito dos Excluídos, em SC.

Blog do SINTE/SC retoma sua atividade

Como forma de manter o canal de comunicação com a categoria,o SINTE/SC retomou desde hoje (3) o blog do SINTE/SC, onde serão publicadas notícias relacionadas aos trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Santa Catarina e as atividades do Sindicato para garantir a valorização dos profissionais e da escola pública, gratuita e de qualidade. Contamos com a colaboração de todos.