quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Escolas da Regional de Caçador sofrem com violência e vandalismo



Não é de hoje, que a regional do SINTE de Caçador denuncia e pede ajuda ao Governo para garantir a segurança de professores e alunos nas escolas da região. Contudo, nada foi feito, e a cada dia, a situação fica mais preocupante e a comunidade escolar é obrigada a conviver com o medo.

São professores agredidos verbalmente e fisicamente, como aconteceu na EEB Dante Mosconi, no mês passado, quando o professor Paulo Roberto Gonçalves foi atingido e ferido por uma barra de ferro, ao tentar separar a briga entre alunos e um grupo de ex-alunos que invadiram a escola. Ainda há casos de professores ameaçados com armas de fogo.  Segundo relato da Coordenadora do SINTE Caçador e especialista na escola Dante Mosconi, Ilone Moriggi, a situação não é uma novidade.

De acordo com ela, são constantes os atos de violência e vandalismo em várias escolas da região, o que vem causando pânico entre os trabalhadores em educação, alunos e pais, estes que inclusive, fizeram um abaixo assinado, pedindo para que o Governo instale câmeras de segurança e contrate um vigia. “Pedimos segurança nas escolas devido à invasão de ex-alunos que não respeitam a direção nem os professores. Não é a primeira vez que vândalos entram na escola para roubar, colocam fogo nos corredores e assustam as crianças com atos agressivos”.

Segundo Ilone a escola enviou pedido oficial ao Governo, junto com o abaixo assinado dos pais, porém a resposta foi negativa. No Ofício Circular nº114/12, o Governo afirma que conhece a situação crítica da segurança nas escolas, mas que encontram sérias dificuldades em atender as inúmeras solicitações dessa natureza, pois possuem limitações financeiras. “Esclarecemos que diante dessas limitações e da necessidade de conter as despesas, a SED reduziu os valores dos contratos de prestação de serviços de vigilância, o que ocasionou a diminuição do número de postos e pontos de vigilância”. (Conteúdo do Ofício)

Para o SINTE/SC é inadmissível que o Governo não atenda esses casos com a seriedade a qual merecem, pois todos os dias profissionais, crianças e adolescentes correm perigo ao frequentarem a escola, é uma questão urgente. É responsabilidade do Governo, proteger os trabalhadores e alunos que estão dentro da instituição pública. A vida do ser humano não pode entrar no “corte de despesas”.

Ilone afirma se sentir abandonada pelo Estado, diz ter medo por seus alunos. “Nunca ninguém sabe o que pode acontecer. Na saída um pede para o outro que vá olhar lá fora para ver se não há ninguém a espreita. O medo se espalhou pela escola”.

Contatos:
Alvete Pasin Bedin – Coordenadora Estadual SINTE/SC
(49)9126-1380 (48)9177-3304
Janete Silva – Vice-Coordenadora Estadual do SINTE/SC
(48)9931-1960 (48)9178-9477
Anna Julia Rodrigues – Secretária Geral SINTE/SC
(48) 9178-7029

Graciela Caino Fell
Jornalista Profissional
MTB: 000455SC
ASSESSORA DE IMPRENSA SINTE – SC
(48) 9178-9026/ 3224-6257

Conselho Deliberativo e Assembleia Estadual SINTE/SC

Companheiros/as,

Pelo presente estão convocados todos/as os/as conselheiros/as para participar da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, a se realizar no dia 15 de Agosto de 2012, com inicio as 08:00 horas, na cidade de Florianópolis/SC, tendo por local o Auditório da Fecomércio, Rua Felipe Schimitt, 785, Centro, com a seguinte pauta:

1 – Informes;
2 – Conjuntura;
3 – Congresso do SINTE/SC;
4 – Plano de Lutas
5 – Encaminhamentos;

Aproveitamos também para convocar todos os trabalhadores em educação para a Assembléia Estadual do SINTE/SC, que será realizada no dia 15 de Agosto de 2012, com início às 14 horas, na cidade de Florianópolis/SC, tendo por local o Centro de Eventos CentroSul, com a seguinte pauta:

1 – Informes;
2 – Conjuntura;
3 – Plano de Lutas
4 – Encaminhamentos;

Pedimos o esforço do/a coordenador/a regional para garantir a presença de todos/as os/as conselheiros/as, na reunião do conselho e na Assembléia.